Então você está com dinheiro sobrando para as promoções de Natal e de Ano Novo e está interessado em jogos desafiadores, principalmente no PS4. O console tem todos os jogos da “franquia Souls”, por incluir o Bloodborne, que é exclusivo. O gênero foi criado pela From Software, desenvolvedora japonesa que lançou, sem pretensões, o Demon’s Souls, que acabou virando cult no antigo PS3 e ganhou muitos fãs desde então.

No PS4 tem 3 jogos da série Dark Souls, o Bloodborne e o Sekiro: Shadows Die Twice. Desses, o mais recomendado pra começar é o primeiro Dark Souls, o Remastered. O jogo ensina bem as mecânicas básicas e tem uma boa progressão, além dele ter vindo com visuais melhores e o DLC Artorias of The Abyss. Você pode escolher uma classe, e caso não se habitue com ela, recomeçar o jogo e tentar outra, e aos poucos você consegue avançar nas fases.

Já o Bloodborne tem o visual mais apurado e gótico, com o protagonista indo pra cidade de Yharnam, onde tem muitos perigos e o jogo tem uma jogabilidade mais ágil, mas que acaba exigindo mais habilidade do jogador. Não chega a ser tão difícil quanto o Sekiro (que considero o mais desafiador de todos), mas aos poucos você vai pegando as manhas da jogabilidade, além de ir abrindo atalhos nas fases. Aliás, os jogos das franquias também tem esses recursos, onde você avança bastante e vai abrindo novas rotas, reduzindo a frustração de morrer num ponto mais avançado e ter de recomeçar a fase.



Dark Souls Remastered - Co-op Screenshot Full HD

De qualquer jeito os jogos tem um ótimo sistema de recompensa e superação: você aprende as rotas e o padrão de ataque dos inimigos, acaba morrendo muitas vezes, mas depois consegue avançar melhor, além de sempre evoluir os personagens, usando equipamentos melhores. Também tem a parte cooperativa, muito útil para reduzir a frustração, já que às vezes você consegue ajuda de outro jogador e em jogos mais recentes (como o Bloodborne, o Dark Souls III e o Remastered) você pode setar uma senha de multiplayer e chamar um amigo, e com isso vocês 2 progridem juntos nos games.

Por isso, a minha recomendação é começar primeiro pelo Dark Souls Remastered, e depois partir tanto pro Dark Souls II, o III e o Bloodborne. Ou você pode ir pro Remastered e depois direto pro Bloodborne, ainda mais por conta dos jogos serem encontrados facilmente por preços baixos nas lojas (ou você pode ter aproveitado o Bloodborne quando estava de graça na PlayStation Plus e poderá baixar ele sem custo extra).

Veja Também