Crash Bandicoot N Sane Trilogy - PS4 Screenshot 01


Apesar de muitos não curtirem os jogos remasterizados e os remakes nos consoles atuais/PC, acho favorável os lançamentos por conta de muitos jogadores não terem jogado os jogos anteriormente. Este ano tivemos diversos lançamentos, com destaque para o Modern Warfare Remastered, Skyrim: Special Edition e o Bioshock: The Collection, e em 2017 teremos algumas surpresas, como o remake dos primeiros jogos do Crash Bandicoot.

O site da Game Informer compilou a lista dos próximos lançamentos e decidi repostar aqui, junto com alguns comentários pessoais sobre alguns deles.

Jogo Data de Lançamento Plataforma(s)
Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue 24/01/2017 PS4
Bulletstorm: Full Clip Edition 07/04/2017 PS4, Xbox One, PC
The Silver Case 17/04/2017 PS4
Crash Bandicoot: The N. Sane Trilogy 2017 PS4
Final Fantasy XII: The Zodiac Age 2017 PS4
Full Throttle Remastered 2017 PC, PS4 e PS-Vita
Resident Evil 2 Remake 2017 Não divulgado
Parappa The Rapper 2017 PS4

Dessa lista acima, o mais esperado se tornou o Crash Bandicoot. Com os 3 jogos clássicos do antigo PSOne, The N. Sane Trilogy foi uma das maiores surpresas da conferência da Sony na PlayStation Experience.



Também chegou a ser anunciado no evento da Sony um remaster Full-HD do Parappa The Rapper (aquele de música), ganhando inclusive uma demonstração na PSN Store para o PS4, mas o jogo não envelheceu tão bem assim não. Achei ele bem lento e fiquei um pouco decepcionado com a jogabilidade (mas acho que eu sempre curti muito mais o Bust a Groove).

Abaixo tem um gameplay que gravei da demonstração, onde não consegui ter precisão dos comandos, e olha que eu tentei jogar a demonstração várias vezes:

Já o remake de Resident Evil 2 ainda é uma incógnita, e provavelmente a Capcom deverá começar a divulgar mais informações do jogo após o lançamento de Resident Evil 7, programado para janeiro e prometendo honrar a série. O remake pode sair para diversas plataformas, mas espera-se que pelo menos o Xbox One, PC e o PS4 recebam o jogo, também pensado para usufruir das capacidades do PS4 PRO, lançado recentemente no exterior.

Outro jogo que não está na lista, mas está sendo altamente aguardado pelos jogadores é o remake de Final Fantasy VII. Agora que o Final Fantasy XV foi lançado (leia as nossas impressões aqui), a Square-Enix deve focar fortemente no desenvolvimento do game, mas chegou a circular anteriormente um rumor do jogo sair agora em 2017. O produtor Shinji Hashimoto chegou a comentar no Siliconera que a produtora não fez nenhum anúncio oficial ou janela de lançamento, e por hora o game ainda não tem data de lançamento.

Final Fantasy VII Remake - Cloud Strife - Rosto

Vale lembrar que o remake de Final Fantasy VII será fracionado em diversos capítulos, pois a Square demoraria muito tempo pro jogo ser desenvolvido de maneira completa.

Por fim, as datas dos jogos podem ser alteradas sem aviso prévio pelas produtoras e provavelmente teremos outros remasters sendo anunciados eventualmente. Claro que hoje o sistema de retrocompatibilidade do Xbox One é bem mais interessante do que os remasters (ainda mais por ter passado de 300 jogos!), mas quando temos um remake total de um clássico, com visual repaginado e jogabilidade atualizada, esse merece também alguma atenção por parte dos jogadores. Para quem já jogou os jogos anteriormente podem acabar deixando passar, mas tem diversos jogos que certamente serão revisitados pelos jogadores em suas plataformas atuais.

Crash Bandicoot N Sane Trilogy - PS4 Screenshot 01