Esta semana andei conversando com o Zizaco sobra a situação atual do GamedevBR. Sim, o site anda em crise e isso é culpa minha: parece que de uns tempos pra cá eu estava abandonando pra valer a área de desenvolvimento de jogos, uma área que almejo estudar e quem sabe até trabalhar no futuro. Com a aproximação das minhas possíveis férias (em abril), pensei: bah, vou esperar elas começarem e aí eu dou uma estudada. Mas planejar algo é muito difícil: eu não sei se vou ter mesmo férias e se vou trabalhar durante parte do mês (com projetos paralelos) pra pagar as contas.

Realmente, tenho de concordar: manter estudos+blogs está sendo bastante difícil para mim e pensei: teria de escolher. Se escolho apenas os blogs, aí posso estar abandonando mesmo a área de gamedev, já que o meu foco iria para o Select Game e para cá, postando textos comuns e textos-hype apenas para fins de indexação e aumentar as visitas do blog. Todos os blogs são promissores: o Select Game, apesar de ter concorrentes de peso, tem futuro e isso pode me ajudar a entrar em eventos de games (ano passado fui convidado para um, mas não fui). E estar por dentro da área de games também ajuda para um futuro desenvolvedor, que pode acompanhar novas tecnologias, novos games, além de ter um local para expor opiniões. Jogar é diversão e quero ter sempre algo pra distrair as idéias.

Já o GamedevBr está se tornando o maior blog de gamedev do país, apesar de que a quantidade de blogs que são atualizados regularmente são muito poucos: a área é muito espinhosa, difícil e poucos conseguem mesmo levar essa idéia pra frente. Ano que vem estava almejando fazer uma pós em São Paulo nos finais de semana, já que, apesar dos gastos que vou ter (prevejo entre 800 e 1000, mesmo numa pós de 350 a 500 reais na Unicsul), são gastos que podem estar dentro do meu orçamento. Mas eu não quero esperar até lá: eu decidi começar a ver ser consigo controlar melhor o meu tempo livre e conciliar estudos com os blogs. Apesar de querer estudar, também não posso simplesmente abandonar os blogs e deixar os leitores na mão.



Só que o problema dos estudos é escolher a área pra estudar agora. Tenho interesses em game design, modelagem 3D, desenho artístico e programação. As duas primeiras leva muito tempo pra aprender e não sei se posso ser bem-sucedido. Desenho eu to mais tratando como um hobby, já que a carga de tempo que estou colocando nele diminuiu bem nos últimos meses. Já em programação é diferente, já que hoje, para mim, aprender uma linguagem é apenas aprender a sintaxe. Já sou programador profissional faz 4 anos e qualquer linguagem que eu pegar será mais fácil estudar.

Então pensei em C++ ou Flash. O Visual Basic, a linguagem que estou mexendo atualmente no serviço, é ruim e não quero mexer com ela no meu tempo livre. Java é uma boa opção, mas eu quero pegar algo que o mercado pode pedir. Então os meus estudos podem se focar entre C++ e Flash. Como quero aumentar o faturamento do meu blog (que está bem mais baixo que antigamente. È a crise financeira…), decidi me focar inicialmente no Flash para criar webgames e colocar aqui para os leitores/visitantes jogarem. Fazer games pra web e faturar com publicidade é um modelo de negócio bem interessante e que pode dar certo: os jogos não são difíceis de criar, dá pra fazer sozinho e posso conseguir montar um portfólio aceitável para conseguir, depois de algum tempo, entrar na área.

Pra terminar, vou tentar postar aqui um diário de estudos, mostrando as coisas que ando fazendo e quem sabe até links de tutoriais que posso criar futuramente quando estiver melhor nestas linguagens. No momento eu to baixando os trials do Flash para estudar um pouco. Ando querendo fazer um jogo da memória para começar a sentir mesmo como é criar um jogo. Apesar de já ter um certo conhecimento da área de desenvolvimento de games, ainda não tenho nenhum game pronto. Tenho de ter alguns para que eu consiga provar aos futuros empregadores que eu tenho capacidade para fazer esse tipo de software.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game