gandalf_cinzento

Gandalf, por John Howe

Pesquisa de opinião aqui! Tava lendo os comentários de um post do Continue sobre desenvolvimento de jogos e aí o povo andou comentando sobre um tal de Tolkien. Então decidi postar este texto que aparenta ser fora de desenvolvimento de jogos, mas também é importante um game designer pelo menos saber quem ele é.



E quem é o tal do Tolkien? Ele é o criador do Hobbit e do “melhor livro de ficção que já li” Senhor dos Anéis. Eu li a série principal umas 3 vezes inteiras. Vi os filmes várias vezes. Não tenho os livros (mas ainda penso em comprar pra ter aqui em casa). Mas a importância do cara pra literatura fantástica é enorme. O cara criou um universo inteiro dentro do jogo. Criou religião, criou vegetação, desenhou e esboçou mapas. Criou uma mitologia própria. O cara foi tão perfeccionista que ele calculava de maneira quase precisa a distância pra chegar a pé de um ponto a outro. Eu me lembro de ter lido que ele consultava manuais de marcha do Exército e ele calculava a distância em dias prum personagem ir de um local a outro. Se você for analisar bem, o RPG atual (de mesa e de games) bebeu muita coisa do cara. Ele que praticamente popularizou este estilo de escrita e conseguiu virar lenda. Acho que o RPG e até os games não seriam o que são hoje se o cara não tivesse existido. Pode parecer fanboysismo demais, mas se for analisar bem, muita coisa se baseou em suas obras e outras obras fantásticas ficaram igualmente famosas.

Aí eu vi no Continue opiniões diversas sobre “tem de ler o Tolkien” ou não precisa ler o Tolkien pra fazer um RPG de fantasia medieval. Também tem pessoas que recomendaram outros autores e outros livros. É claro que o próprio Tolkien se baseou no folclore europeu pra se basear nas suas obras. Como o Beowulf, mitologia nórdica, contos ingleses, etc etc etc.

Aí eu pergunto a vocês: é realmente necessário entender o cara pra ser um bom game designer? Tudo bem que a resposta padrão é “não”, mas e pra criar um universo próprio? Ou será que algum filme, livro, desenho animado, etc não tenha se baseado direta e indiretamente dele e você não sabe? Complicado dizer. É claro que eu poderia me basear na mitologia egípcia que não teve influências do Tolkien (óbvio). Ou na mitologia grega (fanboy de God of War detected!). Realmente, não precisaria ler o Tolkien. Mas será que a mitologia grega é tão complexa quanto o mundo do Senhor dos Anéis, que possui talvez mais realismo que explicar os fenômenos naturais e a mecânica do planeta usando deuses e pessoas?

Que tipos de bases poderíamos utilizar? Se basear apenas em 1 autor é complicado (salvo se você fizesse uma obra derivada (e devidamente autorizada) de um autor), e aí a gente tem de caçar referências nos livros e na mídia atual. É claro que quanto mais conhecimento melhor: hoje os games são baseados em outras coisas, e quanto mais você conhecer e entender, será melhor pra bolar alguma mecânica original ou mesmo criar um universo próprio pra tentar enviar pra um BrGames.

Fica aberta a discussão. Dissertem com sabedoria!

[Imagem via Paolo Marzola]







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game





Paganini Mixer