Home > Cultura Pop > É oficial: Disney compra a divisão de filmes e séries da Fox por 52 bilhões de dólares

É oficial: Disney compra a divisão de filmes e séries da Fox por 52 bilhões de dólares

X-Men e Vingadores - Arte Topo

Acabou os rumores: a Disney comprou a Fox, uma das maiores empresas de entretenimento do planeta e agora terá força de sobra pra se tornar um concorrente pesado do Netflix. Com a ideia da Disney de ter um serviço de streaming próprio, muitos duvidavam na época se a empresa teria catálogo, mesmo ela tendo inúmeros filmes, animações e canais de TV, além de ter em seu guarda chuva a Marvel e a franquia Star Wars. Mas agora com a compra da Fox ela terá muito mais coisas, e isso pode impactar diretamente no universo cinematográfico da Marvel na Fase 4. X-Men com os Vingadores? Check! Quarteto Fantástico? Depende, já que, por mais que a Fox tenha os direitos de distribuição e tenha produzido os filmes, a Marvel terá de negociar com a Constantin Films, mas certamente eles podem ceder pra Marvel em troca de uma bolada de dinheiro.

A compra da Disney pela Fox foi avaliada em 52 bilhões de dólares, mas pode ser ainda maior por conta da Disney assumir R$ 13,7 bilhões de dívidas da Fox. Segundo o UOL, na compra, a empresa do Mickey leva o estúdio de cinema 20th Century Fox, os canais do grupo FX e o National Geographic. Também estão inclusas a participação de 30% da Fox no serviço de streaming Hulu e a fatia de 50% da companhia na Endemol (responsável por criar realities como “Big Brother” e “MasterChef”).

Em declaração oficial, o CEO da Disney, Bob Iger, afirmou que a aquisição “reflete a demanda crescente dos consumidores por uma maior diversidade de experiências de entretenimento, que sejam mais atraentes, acessíveis e convenientes”. “Estamos honrados e gratos por Rupert Murdoch ter confiado a nós o futuro do negócio que ele passou a vida construindo, e estamos felizes com essa oportunidade de aumentar significativamente o nosso portfólio de franquias amadas e conteúdos de marca para aprimorar nossas ofertas aos consumidores. O acordo também irá expandir substancialmente o nosso alcance internacional, permitindo a nós oferecer conteúdo de primeira qualidade e plataformas de distribuição inovadoras a mais consumidores em mercados estratégicos ao redor do mundo”.

Murdoch, diretor da 21st Century Fox, também se pronunciou: “Nós estamos extremamente orgulhosos de tudo o que construímos na 21st Century Fox, e eu acredito muito que essa junção com a Disney irá trazer ainda mais valores aos acionistas conforme e nova Disney continue a ditar os rumos do que é uma indústria empolgante e dinâmica. Além disso, estou convencido de que essa combinação, sob a liderança de Bob Iger, será uma das maiores empresas do mundo. Sou grato a Bob por ter decidido prosseguir e estar comprometido a ser bem-sucedido com um time que não fica atrás de ninguém”

Lembrando que, por mais que a compra tenha sido formalizada, or órgãos reguladores dos EUA podem barrar o negócio por conta de monopólios, já que a Disney praticamente se torna uma gigante ainda maior no setor, e recentemente a justiça americana entrou com uma ação pra barrar a fusão da AT-T e da Warner. O jeito será esperar pelo desenrolar dessa negociação, mas muita coisa louca vai acontecer nos próximos anos no entretenimento!

X-Men e Vingadores

X-Men e Vingadores - Arte

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,