Paganini Mixer

O cosplay é a arte de se caracterizar como um personagem, transformando isso em um hobby e se divertindo, além de aumentar a auto-estima das pessoas. Normalmente as pessoas descobrem depois que podem se vestir com personagens que amam desde criança (desde super-heróis a personagens da cultura pop), e também tem os eventos onde muitos se reúnem e fazem novos amigos!

Também temos os fotógrafos, que ajudam na popularização do hobby e é tão importantes quanto os cosplayers, por registrarem o momento mágico do cosplay e mesmo nos eventos, que sempre é um momento especial com muitas expectativas.

Hoje trazemos uma entrevista com André Calvet, que mantém a página “Perdendo Tempo Animes”, que sempre está nos principais eventos cobrindo a área e tirando fotos dos cosplayers, que sempre investem tempo, dinheiro e amor em suas caracterizações.



Quando você começou no meio de fotografias com cosplays?

Calvet: Sou profissional em fotografia desde 2003, mas comecei a frequentar eventos de cosplay em 2009, quando descobri que existiam no Rio de Janeiro.

Cosplays no Anime Friends 2019

Desde então você foca mais em cosplays desde então?

Eu trabalho com fotografia de casamento e sou profissional nisso, onde ganho dinheiro e também tem os compromissos e contratos. A fotografia cosplay é um mundo diferente. Eu me encanto e amo desde pequeno! Quando jovem, nos anos 80, não existia isso, ainda mais no Rio de Janeiro.

Na virada do século, quando descobri que a moda estava vingando, decidi fazer pelos outros o que não fizeram por mim quando jovem, eternizar esse momento mágico. Uso todo meu talento de fotografia, conhecimento em postura e ergonomia e ajudo dirigindo e fotografando a todos, sejam homens ou mulheres, ricos ou pobres.

Você já pensou também em fazer cosplays ou já fez algum?

André Calvet

Quando jovem eu era apaixonado e nem existia esse termo ainda… cheguei a me “fantasiar” de Highlander e O Corvo, isso fora do carnaval, mas nem é preciso dizer que virei motivo de piada! Hoje acho que estou fora de forma, apesar de que ainda arrisco brincar com o pessoal que vive me incentivando! No entanto, minha maior preocupação é com os outros… quando chego em um evento, adoro fotografar quem conheço e geralmente fica uma boa fila de pessoas para fotografar! Mas sempre fico de olho nas pessoas que nunca fotografei… me preocupo com quem está começando.

Quero de verdade que aquele que está indo pela primeira vez tenha uma experiência boa e saia de lá com ao menos uma recordação bacana! Meu momento agora é outro, não do que ter meu cosplay, mas sim o de ter recordação boa dos outros!

Teve alguns momentos marcantes? Vi aqui que recentemente teve a cosplayer da personagem Ibuki Mioda (Danganronpa) no Anime Friends.

Bom…sem dúvida esse foi um dos meus momentos atuais. Não sou do tipo que faz para conseguir likes e nem fama, eu geralmente posto as coisas na minha página porque sou depressivo e muito emotivo. Então simplesmente posto meus sentimentos para que as pessoas entendam como sou! Não para que sintam pena, apenas para que me compreendam!

Posteriormente não tive contato com ela ou com os pais, nem soube nada sobre ela, mas fiquei muito feliz de poder contar a todas as pessoas o que pude sentir naquele momento, como me senti, como foi importante pra mim e poxa… vc não tem ideia, mas como chorei quando cheguei em casa… nenhum filme de drama conseguiu me tocar tanto quanto aquela família!

Teria algumas dicas pra quem quer começar no hobby ou mesmo com fotografias?

É um momento desanimador no país. muitos celulares com qualidades mirabolantes, muitos desempregados que se dizem fotógrafos, pouca gente com dinheiro para investir em um bom profissional… queria poder de verdade incentivar as pessoas que realmente amam a arte da fotografia, mas basicamente todos os profissionais que conheço estão com outra profissão hoje em dia (inclusive eu).

Mas uma coisa que posso dizer, da qual não me arrependo nem um único dia! O agradecimento genuíno de quem reconhece seu esforço, mesmo que seja de 1 em cada 100 pessoas que vc fotografa, é recompensador.

Ontem uma menina veio me agradecer pelo meu trabalho e eu disse obrigado, mas ela insistiu em dizer que eu era bom fotógrafo e eu agradeci de novo, daí ela disse que eu era bom pois ajudava com as poses e postura, eu já não tinha mais palavras, então ela passou a elogiar como sou gentil e carinhoso com todos, meus olhos encheram de lágrimas, e ela não parava de me elogiar… eu… bom, eu não sei quanto a outras pessoas, mas eu não sei lidar com isso, não existe dinheiro no mundo que pague esses sentimentos! Posso passar dias sendo massacrado que nem ligo, fui elogiado por uma pessoa que mal sabia o nome e isso é o que existe de mais importante pra mim, o reconhecimento!

Tem algum personagem favorito de animes, gibis e/ou games. Vi que você comentou do Highlander e do Corvo.

Bom… hoje em dia, sem dúvida nada supera One Piece. mas sou o bom e velho NERD apaixonado. Amo de tudo. Star Wars, Simpsons, Dilbert, Naruto, Hatsune Miku, MARVEL, DC, VERTIGO, Senhor do Anéis, Hora de Aventura, Steven Universo, Calvin e Haroldo, Geraldão, Bob Cuspe, Rê Bordosa, Mafalda, HR Giger… se tiver de dizer tudo que sou fã, acho que seria complicado!

Já que você comentou do One Piece, qual o seu personagem preferido?

O Luffy, claro!


Agradecimentos ao André pela entrevista e acompanhe o seu trabalho no Facebook, que sempre tem novas fotos de cosplayers nos principais eventos de animes e games!

Lembrando que estamos sempre divulgando mais cosplays de cosplayers brasileiros aqui no Select Game, e caso você queira aparecer no site, entre em contato!