Demon's Souls - Imagem de personagem

Paganini Mixer

Já tem muito tempo que os jogadores pedem pra Sony um remaster de Demon’s Souls no PS4. O jogo foi o primeiro “Souls-like” criado pela From Software, e o burburinho da época e a divulgação entre os jogadores ajudaram o game a virar cult e a Bandai posteriormente produziu a franquia Dark Souls.

Na prática o Demon’s Souls é exclusivo para PS3, mas dá pra jogar no PC via emulador (e até que roda bem em PCs potentes) e no PS4 via PS-Now, mas muitos gostariam de ver o jogo no console atual da Sony. O Colin Moriarty, antigo editor do IGN, chegou a comentar em seu podcast que não apenas o remaster está em desenvolvimento, mas ele será anunciado em breve.

“Havia um jogo em particular, uma remasterização para o PlayStation 4, que eu pensei que eles [a Sony] iriam anunciar hoje [no State of Play], mas não o fizeram. Não sei o que eles estão esperando com este. Digamos que a alma ainda arde com esse.”



Ao dizer isso, Moriarty soltou uma risada sutil e provocadora, chamando a atenção para sua sugestão, antes que a conversa continuasse.

Pelo que o Comic Book comentou, Moriarty nunca nomeia o nome do jogo no podcast, mas é bem óbvio que ele deu indícios ao comentar a frase “a alma ainda arde”, e há diversas evidências de que um remaster está chegando.

Bom, novamente o site comentou do remaster talvez estar a cargo do estúdio Bluepoint, que foi o responsável pela remasterização dos jogos da franquia Uncharted no PS4, além do Shadow of The Colossus e outros remasters do console.

Demons Souls - Blue Phantom

Por hora teremos de esperar por um milagre da Sony e das questões de distribuição e acordos entre a Sony, a Atlus e a Bandai Namco. A Sony tem os direitos da versão japonesa, a Atlus da norte-americana e a Bandai na Europa, já que na época, provavelmente as empresas não botariam fé de que aquele jogo medieval com gráficos “mais ou menos” (convenhamos que o jogo não tem aquele visual bacana, principalmente nos cenários ao fundo) e cenários meio cinzentos poderia se tornar cult e ter inaugurado um gênero próprio. Gênero que ganhou ainda mais popularidade com Dark Souls, que saiu pra mais plataformas.

Por fim, por mais que seja interessante ter esperança de um possível remaster, a gente tem de ser meio cético de que talvez nunca aconteça, ainda mais com os servidores do online terem sido desligados anteriormente. Mas é aquele negócio: a Sony conseguiria capitalizar bem com o retorno do jogo (desde que tenhamos também o online ativado) e com a retrocompatibilidade no PS5, o jogo ganharia bastante vida útil. Lembrando que a From Software está desenvolvendo o Elden Ring, com produção da Bandai Namco, e que pode ser um novo Souls-like que certamente está com bastante hype da comunidade. Também tem o Nioh 2, que será lançado no início de 2020 no PS4, e que muitos vão dar uma olhada.