Paganini Mixer

Uma das maiores esperanças dos jogadores do XBox 360 é ter um dos games mais esperados do planeta no console. E estamos falando de Final Fantasy XIII, que, junto com Metal Gear Solid 4, seriam os games que fariam as vendas do XBox 360 no Japão (e conseqüentemente no resto do planeta) decolarem. A Microsoft já disse que não vai desistir do mercado japonês, e atualmente o XBox 360 está na frente, com quase 11 milhões de consoles vendidos, seguido de perto pelo Wii, com mais de 7 milhões, segundo o site Next Gen Wars.

E durante algum tempo, teve um rumor de uma possível conversão do game para o XBox 360. Mas porquê este rumor? Vamos recapitular: primeiro que a Square-Enix licencia a Unreal Engine 3, uma engine compatível com PC, Playstation 3 (PS3) e XBox 360. A engine foi a responsável pelos gráficos do Gears of War, um jogo para o XBox 360 que até o fechamento deste post é o game com os gráficos mais incríveis dos games (o primeiro game que pode desbancar esse game é Crysis, um game de ação para PC e usando o Direct X 10).

Depois, ela afirma que a exclusividade de Final Fantasy XIII estava em discussão, o que aumentou as esperanças dos jogadores do XBox 360. Tudo bem que a Square já usava a White Engine para desenvolver o game para o Playstation 3 (segundo o preview do game no UOL Jogos), mas ela poderia portar o jogo para o XBox. Então, posteriormente, a produtora anunciou o jogo The Last Remnant, um jogo de RPG que será lançado para o XBox 360 e para o Playstation 3, usando a engine da Epic Games.



Então, recentemente, os sites principais de notícias (vou postar apenas 2 deles) afirmaram que nenhum Final Fantasy sairia pro XBox 360:

“Final Fantasy” para Xbox 360 não está nos planos da Square Enix

Donos de X360, esqueçam Final Fantasy

Junto com esta notícia ruim, a produtora afirmou nesta semana que não irá fazer um remake de Final Fantasy VII para o Playstation 3, o que seria o sonho da maior parte dos fãs da série (e do jogo, considerado o melhor Final Fantasy na opinião da maioria dos gamers). E aí surgiu a notícia do dia:

Square Enix esclarece declaração sobre “Final Fantasy” para X360

Segundo a notícia, existe a possibilidade do game sair, mas a produtora mesmo garante que não vai sair da tradição da exclusividade. Eu admito que sou sonysta (gosto da Sony) , tenho um Playstation 2 (PS2) e pretendo adquirir o PS3 em 2008, mas também gostaria que o game saísse em outras plataformas. Mas é aquele negócio: jogo exclusivo serve para vender console. O PS2 vendeu mais de 100 milhões de aparelhos por causa dos seus games exclusivos. O PSOne (Playstation 1) também vendeu muitos aparelhos por causa dos seus games exclusivos. A série Final Fantasy é uma das séries mais rentáveis da indústria e todas as produtoras querem este bolo, já que sabem que o game terá qualidade, vai vender milhões de cópias cada game principal, os sites e revistas de games vão avaliar o game e vão dar notas elevadas para eles. Fora o hype, onde cada imagem e informação do jogo gera dezenas de comentários nos fóruns de discussão e eu acabo postando as informações aqui. E tanto a Sony quanto a Microsoft querem este bolo. Nos bastidores, a Sony deve estar trabalhando para deixar o game exclusivo (caso ela não esteja, mas é bem provável que a Square-Enix já fez um acordo com a Sony), e a Microsoft deve estar tentando conseguir o game para o XBox.

Esta novela ainda vai continuar por um bom tempo. A Nintendo está aí com o Wii, que está faturando alto, e quem ganhar esta guerra pelo Final Fantasy XIII vai conseguir sair na frente no Japão e ganhar vantagem na guerra dos consoles. O PS3 está mal de vendas, e precisa do jogo tanto para mostrar o poder do console quanto para vender mais consoles. O XBox ainda não conseguiu se afirmar no Japão, e o game seria ideal para a Microsoft entrar de vez nele.

Quem viver, verá.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game