A Sony divulgou no PSBlog detalhes e o design oficial do DualSense, o joystick oficial do PlayStation 5, e sucessor do “DualShock 4”. Com novo nome, o controle terá novas funcionalidades, com o novo “feedback háptico”, que “adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sente quando joga”. Por exemplo a “lentidão de dirigir um carro através da lama.”

Ele também terá gatilhos adaptáveis no L2 e R2, que permitirão “sentir verdadeiramente a tensão de suas ações, como quando puxar a corda de um arco para atirar um flecha”.

O joystick também terá um microfone embutido, permitindo que os jogadores possam conversar facilmente com amigos sem precisar de um fone de ouvido/headset, ideal para uma conversa rápida. Mas é claro que, caso você planeje conversar por um período maior, é bom ter um fone de ouvido por perto.



DualSense, o novo joystick do PlayStation 5 - 02

Eles passaram por vários conceitos e centenas de modelos nos últimos anos pra decidir sobre o design final, e o DualSense foi testado por muitos jogadores, com tamanhos variados de mãos. “Nosso objetivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados para o mundos dos jogos assim que abrirem a caixa. Queremos que os jogadores sintam que o controle é uma extensão deles mesmos quando estão jogando – tanto que eles esquecem que está com o controle nas suas mãos!”

Também foi mencionado que não terá o botão de “Compartilhar” (Share), como tem no DualShock 4. Eles aproveitaram o sucesso do botão de Share pra criar um novo recurso do botão “Criar”. Com o recurso, eles querem “novas maneiras dos jogadores compartilharem conteúdos épicos de gameplay pra compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir”. Novos detalhes serão divulgados perto do lançamento.

A cor também foi alterada, optando por um design com 2 tons (branco e preto) e eles mudaram o posicionamento da barra de luz, agora estando nas laterais do touchpad. Umas das fotos confirma também que o controle terá conexão USB-C.

DualSense, o novo joystick do PlayStation 5 - 03

Na postagem, o presidente da Sony Interactive Entertainment Jim Ryan comentou novamente a data de lançamento do PlayStation 5: o console continua com o lançamento programado para as festas de final de 2020. “Estamos ansiosos para compartilhar mais informações do PS5, incluindo o design do console, nos próximos meses”.

Veja Também

Por hora teremos de esperar por mais informações do design do console e outros jogos confirmados. O microfone embutido é ótimo pra não ter de buscar a localização do fone de ouvido em partidas online, já que algumas vezes acaba tirando parte da concentração em partidas de Overwatch e do Fortnite, e o novo feedback háptico promete ser bem interessante. Lembrando que, apesar da Sony sempre comentar que o PS5 será lançado no final deste ano, se a situação atual complicar eles podem acabar atrasando o lançamento.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game