Paganini Mixer

Atualmente no Capítulo 2, a nova temporada de Fortnite veio com algumas mudanças para quem retornou ao jogo recentemente, sobretudo nas questões envolvendo o ganho de experiência no passe de batalha. Eu comprei o passe normal e em pouco mais de 15 dias já cheguei ao nível 50, sem precisar jogar tanto.

Ainda assim é necessário dedicação pra conseguir as skins e outros itens cosméticos, como as skins “Chique”, o Gluposo (e os envelopamentos de armas) e outros itens. Decidi separar algumas dicas aqui, caso você seja mais casual, como eu. Como o jogo tem um novo sistema de match-making, que inclui bots durante as partidas, o jogo ficou bem mais acessível, e não é tão necessário “construir uma casa inteira” de fortaleza, mas saber como se defender acaba ajudando também.

Faça as medalhas do mural todos os dias

A cada dia, às 10h00 da manhã (horário de Brasília) é resetado o “mural de medalhas”, onde o jogador consegue algumas medalhas e experiência durante a partida. Sobrevivência, eliminações, a medalha de catador, tudo conta, e o ideal é sempre tentar aprimorar cada medalha. Não vá com tanta sede ao pote pra tentar eliminar alguém, saiba flanquear e tenha alguma estratégia de ação dependendo do andamento da partida.



Fortnite - Mural de Medalhas

Furtividade também ajuda: se você ver alguém longe, tente chegar mais perto pra conseguir alvejar melhor (ou você pode tentar um rifle de precisão, mas nos consoles é mais difícil de mirar…). Conseguindo a eliminação ajuda bastante até no ganho de exp.

Outra coisa: após o ganho das medalhas, a quantidade de exp que você adquire no dia cai bastante, e com isso pode não compensar tanto o tempo consumido. Se você ver que pode gastar muito tempo, pegue outro jogo pra você “adiantar progressão” ou alguma atividade extra, e retorne no dia seguinte.

Sempre procure por melhores equipamentos

Você está em campo aberto e chegou perto de alguma mansão no meio do mato? Tente explorar atrás de algum baú dourado ou mesmo munição. Às vezes pode cair uma arma boa, poções de escudo, e dependendo do seu estilo de jogo, ajuda bastante.

Ainda sobre estilo de jogo, a cada dia que resetar o mural, tenha em mente que você pode garantir as medalhas primeiro e depois tentar fazer certas missões que exigem muitas habilidade (como por exemplo matar com rifles de precisão ou mesmo passar pelos anéis de fogo com a lancha). Já com as medalhas garantidas e o mural cheio você pode fazer as outras missões com mais tranquilidade e sem medo de falhar.

Claro que caso o jogador não tenha ganho medalha e acabe morrendo, não irá prejudicar o próximo ganho, mas não sei dizer se as medalhas continuam sendo aprimoradas após lotar o mural. Então dê tudo de si nas primeiras partidas do dia, e só se preocupe com as missões depois.

Aproveite a experiência sobrecarregada (Power Leveling)

Os finais de semana se tornaram essenciais pra você farmar experiência. Com a “experiência sobrecarregada” você ganha um bônus, acelerando exponencialmente o ganho de exp. Dependendo de sua habilidade, e se ainda tem missões pra cumprir, você pode ganhar diversos níveis em poucas horas. Eu mesmo consegui, de ontem pra hoje, uns 15 níveis do passe de batalha e já estou acima de 50.

Fortnite - Power Leveling - Sobrecarga de EXP

Então é ideal deixar algumas missões para o final de semana, que sejam mais fáceis, como coletar as letras das telas de carregamento, poucos diversos em locais especificados, etc. Claro que se o jogador estiver em grupo com pessoas aleatórias e elas pedirem pra pousar em algum local, você pode acabar fazendo a missão e não ganhando um bônus significativo. Nesse caso o ideal é sempre andar em grupo nas partidas de esquadrão, e assim você maximiza as chances de sobrevivência e de ganhar uma partida.

Faça os eventos temáticos extras

Com o Dia das Bruxas (Fortnitemares) tivemos 2 novas listas de missões temáticas, com ganho de experiência extra. A do Rei da Tempestade acaba sendo mais tranquilo de completar do que as da Ilha Criativa, mas você pode optar por focar nelas quando tiverem, e só depois retornar pras outras missões da temporada.

É uma experiência extra que ajuda bastante o jogador além do mural diário de medalhas. Só que nem todas as missões da Ilha Criativa dá pra fazer sozinho, e aí o ideal é tentar chamar um amigo ou procurar por mais pessoas em grupos de discussão no Facebook ou num Discord.

Fortnite - Missões do Pesadelo

O ruim dos eventos é que pode demorar pra termos mais eventos nessa temporada. Teremos de torcer pra surgir algo extra, mas lembrando que a cada semana está sendo disponibilizada uma nova lista de missões da temporada. Então sempre que tiver um evento extra, faça as missões.


Se tudo correr bem, antes de terminar a temporada você já terá garantido os 100 níveis e já ter coletado todas as recompensas. Mas é aquele negócio: nunca se mate de jogar. Se você ver que não está sendo recompensador ou divertido, ou se as recompensas que você quer não valem tanto a pena, faça pausas, procure outros jogos ou atividades fora do videogame.

Até que o Fortnite ficou muito melhor com o novo sistema de pareamento, mas às vezes ainda pode ser um pouco frustrante pra muitos jogadores. Lembre-se que tudo é um jogo e o objetivo principal é se divertir.

Fortnite - Vitória Royale

E caso você tenha alguma grana sobrando pode acabar comprando alguns níveis do passe de batalha no final da temporada, e assim você não precisa se matar de jogar ou prejudicar outras atividades de sua vida pessoal.