Depois da primeira edição (que considero muito boa) do Gamedev News (onde posto resumos de textos de outros sites), decidi postar hoje a segunda edição com alguns assuntos que podem (ou não) serem comentados com mais calma em posts futuros. Esta estratégia é pra mostrar duas coisas: que estou antenado com a área (pelo menos eu tento!) e pra deixar vocês mais atualizados com o que está rolando por aí. Nem sempre dá tempo de comentar melhor certos assuntos (e isso também acontece no meu blog pessoal. Hoje tenho mais de 100 posts inacabados que eu poderia aproveitar e virar textos, fora a quantidade enorme de coisas que tenho pra fazer no meu tempo livre…) e por isso vou apenas recomendar alguns links de outros blogs/sites.

Vamos lá:

Pra começar, a CGTalk abriu um novo Contest 3D com o tema Steampunk: Myths e Legends (SteamPunk: Mitos e Lendas), e, como de costume, tem muitos prêmios (desde placas de vídeo até licenças de software) e vai gerar um bocado de movimento na comunidade 3D mundial. Bom para podermos ver novos trabalhos e melhor ainda pra quem vai participar, já que é uma boa oportunidade para estudar e quem sabe até faturar alguma coisa!



A TecToy apresentou, ontem, o videogame Zeebo, um novo console que será lançado ano que vem e que terá jogos disponibilizados online, com preço de R$19,90 e preço do videogame custando R$599,00. É mais uma plataforma a se cogitar aprender pra desenvolver games e conseguir, quem sabe, gerar uma graninha. Como ainda está tudo no início, não existem informações sobre SDKs e como a gente poderia gerar conteúdo e tentar licenciar, o que pode ser disponibilizado em breve.

Saiu a terceira edição do livro Blender 3D – Guia do Usuário. Para mais informações, recomendo ler este post do Allan Brito, que é o autor do livro. Pra quem pensa em aprender o Blender é uma boa adquirir o livro, que está bem atualizado.

O Ministério da Cultura abriu o BR-Games, programa de incentivo pra criação de games que pode ser de grande ajuda para as empresas e desenvolvedores do país. Só espero que este incentivo seja melhor que o JogosBR, que teve muitos problemas. E bem que o Governo poderia diminuir os impostos dos games, já que ainda é complicado pagar 2 mil reais num console de ponta e 200 reais num jogo (sendo que mais da metade do valor é só imposto).

A Emote Games vai lançar uma ferramenta de criação de personagens que promete ser muito poderosa, onde a ferramenta oferecerá “um número altíssimo de combinações” e que possuirá um “sistema que mescla características de várias etnias, estilos de cabelo, cor de pele, roupas, formato e porte físico dentre outras informações criando assim, de maneira quase procedural, personagens únicos e distintos dentro de um imenso universo.” (segundo o Finalboss). Wow! Isso pode ser bem interessante pra quem pensa em seguir na área de character design (como eu!).

Saiu uma nova edição da revista de gamedev Develop (e peço desculpas por não ter avisado sobre a revista nos meses anteriores. Algumas delas podem ser lidas no Issuu, bastando trocar o número na URL no seu browser). Para mais informações e download desta edição, veja aqui.

Por hoje é só, pessoal. Até o próximo texto do GamedevBR!

[Via 3D4All e Maracatu Studios]







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game