Rainbow Six Patriots Screenshot

Quando a gente acha que os únicos cancelamentos mais tensos seriam o Final Fantasy Versus XIII e o The Last Guardian (que até momento ainda existem, mas não aparecem nenhuma informação sobre eles), surgiu no IGN indícios de prováveis problemas no desenvolvimento do Rainbow Six: Patriots, próximo game da série de jogos de tiro em terceira pessoa da Ubisoft. Segundo o site, a Gamestop, um dos maiores varejistas de games dos EUA, removeu o game de sua base de dados, impedindo os jogadores de fazerem a pré-venda do game. Outros sites ainda mantém o game em suas bases de dados, como a Amazon e a GAME, mas segundo o IGN uma fonte interna da Gamestop comentou que a empresa nunca remove um game de sua base de dados dos sites até ter uma confirmação de que o game está cancelado. Procurada pelo site, a Ubisoft soltou a declaração básica e evasiva: “não temos nenhuma informação para anunciar sobre o Rainbow Six: Patriots no momento”.

O IGN comentou também que é muito raro vermos um game que já foi capa da Game Informer ser removido de lá, o que gera a pergunta básica: a que pé está o desenvolvimento do jogo? Já faz um tempinho que a Ubisoft não fala mais sobre o jogo, e a última informação é datada de novembro de 2012, quando o CEO da Ubisoft Yves Guillemot comentou que a gente “iria se surpreender” com o “novo anúncio do game”, sugerindo que ele poderia ter migrado de geração de consoles. Com esse novo problema, pode não ser surpresa a empresa cancelar o desenvolvimento, pois essa semana ele suspenderam o desenvolvimento do 1666, jogo que estava sendo financiado pela THQ e que foi comprado pela Ubisoft na época dos primeiros leilões das franquias. O desenvolvimento de 1666 estava sendo comandado por Patrice Désilets, antigo designer da Ubisoft que foi o responsável maior pela criação da série Assassin’s Creed (hoje uma das série mais rentáveis da Ubisoft), e acabou sendo demitido recentemente pela empresa (numa decisão nada amistosa).



Vamos esperar os próximos desdobramentos. O que foi mostrado até o momento do Rainbow Six: Patriots sugere um game muito promissor, e agora que eu já joguei o Ghost Recon: Future Soldier eu já fico bem interessado nas 2 séries do gênero “jogo de tiro tático” da Ubisoft. Talvez o game tenha “voltado pra prancheta” (reiniciado o desenvolvimento) como aconteceu com o Splinter Cell: Conviction alguns anos atrás, e espero que ele não tenha sido cancelado de vez.

[Imagem via Strategy Informer]