god of war ascension

Começou faz algumas semanas os testes dos jogadores no modo multiplayer de God of War: Ascension, novo game de uma das principais séries de jogos da Sony e que será lançado em 12 de março de 2013 no Playstation 3. Obviamente muitos torceram o nariz, pois não faz muito sentido ter um multiplayer de um game que, em sua essência, é um game tipicamente singleplayer (1 jogador). Não sei se foi por questões comerciais ou se era para fazer algo diferente na série, mas acabei ficando um pouco surpreso com o multi. Tirando os problemas inerentes de bugs diversos (só depois do patch 1.07 que consegui jogar. Antes o beta travava o meu PS3 logo na tela inicial), o multiplayer até que diverte, mas acabei tendo problemas de balanceamento e algumas frustrações iniciais.

O beta, que está localizado em português brasileiro, tem 2 modos de jogo iniciais: Favor dos Deuses (4 jogadores) e Favor dos Deuses com 8 jogadores. Depois do patch 1.08, que foi disponibilizado na última sexta-feira (dia 21/12/2012), também foi adicionado o “Capture a Bandeira” com 8 jogadores, mas este ainda não estava habilitado para jogar. O modo “Favor dos Deuses” com 8 jogadores é o multiplayer que foi anunciado anteriormente, com os jogadores no “Deserto das Almas Perdidas” e tendo de detonar o ciclope Polifermo, o ciclope gigante que está acorrentado em algumas montanhas e que de vez em quando desfere ataques nas plataformas onde podem estar os jogadores se degladiando entre si. O nosso amiguinho ali no fundo, do tamanho de um edifício:



god of war ascension

Mas antes de comentar sobre este modo de jogo, vamos ao início do início. Logo no começo do beta o jogador vai para o Olimpo, com um altar circular com estátuas gigantescas de 4 deuses para o soldado servir de lealdade, a saber: Ares, o Deus da Guerra (lembrando que o game é situado antes do primeiro, então o Kratos ainda é um simples mortal), Zeus (chefe dos deuses), Poseidon (Deus dos Mares) e Hades (Deus dos Mortos). Existe um quinto espaço vago, sem nenhuma estátua, o que pode indicar que teremos outro deus naquele local. Não sou nenhum especialista em mitologia grega (bem que eu gostaria de ser…), mas talvez poderia ir neste espaço vago a Atena (Deusa da Sabedoria), Apolo (Deus do Sol, entre outras classificações) ou, sendo mais radical e jogando pro beleléu a linha de tempo da série, o próprio Kratos. É bem improvável, mas vai saber né…  enfim, depois que o jogador escolhe um dos deuses para ser leal (no beta só tinha disponível o Zeus e o Ares) é iniciado um tutorial básico contra um inimigo controlado pela Inteligência Artificial, mostrando os movimentos básicos movimentos, tendo algumas variações dos movimentos clássicos do nosso amigo Kratos.

Basicamente a premissa da série se mantém na jogabilidade, tendo ataques clássicos com o Quadrado, magias e comandos com ataques corporais, puxar os inimigos com uma garra e uma corrente (bem similar às espadas de Kratos), pular e o uso de combinações com o L1 para executar ataques mais fortes e com “delay”, similares às habilidades dos golpes dos games online (tipo um cooldown, com intervalo de tempo entre o uso de uma habilidade e usar ela novamente depois). Inicialmente eu achei estranho escolher o Zeus e ter ganhado um martelo gigante e desajeitado, pois queria mobilidade e quem sabe uma espada menor. Acabei jogando normalmente e estranhando um pouco os comandos com um martelo gigante, por estar acostumado com o Kratos e as suas espadas com correntes. Depois troquei pro Ares e ganhei uma espada enorme, tendo uma jogabilidade similar. Após o tutorial básico o game pergunta se eu queria aprender técnicas avançadas, mostrando outros tipos de golpes, e no final do treino o jogador pode optar por sair do Olimpo e ir direto para os menus iniciais do game.

god of war ascension

Nos menus, o jogador poderá alternar entre os deuses que ele quer servir antes de cada partida, mas cada “deus” tem uma barra específica de evolução. Ou seja: serão 4 personagens, cada um tendo uma barra de evolução específica, similar a um game de RPG. Por exemplo: no meu caso eu optei por ficar apenas com o Zeus, e durante as partidas eu evoluía apenas ele, e o outro personagem de Ares ficou sem ganhar experiência. Caso eu opte por trocar de personagem, eu terei de praticamente começar tudo de novo, e é bem provável que na versão final eu acabe tentando deixar os personagens bem equilibrados, isso se o game tiver troféus específicos, como “Chegue até o nível 20 com todos os deuses”, ou algo similar.

Durante as partidas e com o ganho de novos níveis de experiência, o personagem vai ganhando acesso a novos ítens e habilidades. O jogador poderá equipar armaduras diversas, comprar magias e ítens que podem ser usados na batalha, e a cada troca de armadura é mudado o status do personagem, bem similar aos RPGs clássicos. Algumas armaduras podem ser adquiridas ao cumprir tarefas específicas e o jogador pode tentar montar um set com peças que eu vai adquirindo com os baús durante as partidas. Com o passar dos níveis o jogador ganha também alguns pontos específicos para comprar ítens ou mesmo fazer algum upgrade maroto. Magias também podem ser evoluídas, dependendo da evolução do personagem, e as armaduras e armas também tem níveis de experiência, ganhando pontos com o uso constante delas.

god of war ascension

god of war ascension multiplayer   god of war ascension

Como comentei acima, o beta tem 3 tipos de partidas, com 2 habilitadas até o momento. O “Favor dos Deuses” com 4 jogadores é na arena de Hércules, com um típico “deathmatch” com cada um por si. No começo dos testes foi o modo que mais se manteve estável, conseguindo terminar quase todas as partidas e ganhando EXP para aumentar o nível do jogador, ao completar uma partida. O problema é que nos testes iniciais (antes do patch 1.08) eu tomei diversas surras de jogadores que podem estar com uma evolução maior e muitos equipamentos “top de linha”. Como eu conseguia completar as partidas, eu ganhava um pouco de experiência, mas algumas vezes era um pouco frustrante. Depois do patch aparentemente o game ficou mais balanceado, pois eu consegui, enfim, vencer uma partida e tinha uma margem menor de pontos de diferença com os outros colocados.

Outro detalhe nesse modo é que, de vez em quando o próprio Hércules pula na arena e usa um golpe com suas Cestus (as luvas com cabeça de leão), criando uma onda de energia que varre a arena. Se o jogador não ficar esperto e atento, ele pode acabar saindo fora da plataforma, ocasionando uma morte automática.

Já o “Favor dos Deuses” com 8 jogadores é no local com o ciclope Polifermo, e o game não dá nenhuma dica do que fazer na arena, mesmo com a dublagem nacional (que falhava demais no patch 1.08. Quando não falhava, apenas tinha algumas frases de apoio). Nela tem 2 equipes com até 4 jogadores e o jogador pode ativar áreas favoráveis e algumas vezes o ciclope colocava os dedos de uma mão perto de uma plataforma, e o jogador poderia dar uns golpes na unha do ciclope, deixando ele irritado e fazendo ele revidar com um tapa golpe na direção da plataforma (o que era ótimo caso tivesse um inimigo perto, pois era praticamente morte instantânea). Neste modo é possível ativar altares em pontos diversos (similar aos modos Domination em muitos games com multiplayer competitivo) e ganhar alguns pontos, além de ativar armadilhas com piso flamejante ou uma armadilha que levanta muitos espinhos no chão contra um oponente/amigo que esteja na área. Com os pontos rolando na partida, em um momento desce uma lança divina para matar o ciclope, e isso pode dar muitos pontos para a equipe que conseguir matar o monstro com a lança (podendo virar o jogo) ou mesmo terminar a partida.

god of war ascension

Durante os modos de jogo aparecem baús diversos com orbes vermelhos, ganhando pontos adicionais, além de alguns feitos adicionais, ganhando pontos extras. Coletar muitos orbes numa luta, executar oponentes em sequência e outras ações específicas geram mais pontos, além de juntar peças de sets de armas e armaduras com baús especiais que aparecem durante as partidas.

Ainda é cedo para afirmar como será o multiplayer final, pois pode ser apenas a ponta do iceberg. Espero que tenhamos mais modos de jogo e outras arenas diferentes das 2 arenas mostradas neste beta. Com certeza podem surgir novos DLCs com outros modos de jogo e outras vantagens com o passar dos meses, além de aumentar o tempo de vida útil do título. Pelo menos deu pra ter uma ideia de como que será, e entre os dias 7 e 21 de janeiro o beta estará disponível na Playstation Store brasileira, bastando resgatar um código no Facebook e usar ele nessa data. Uma ação excelente da Sony Brasil, já que normalmente os betas multiplayer só ficam disponíveis para assinantes da Playstation Plus na PSN Store americana.

Abaixo tem um trailer do beta e algumas imagens adicionais.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game