Paganini Mixer

Gran Turismo 6 - Red Bull Cars 01

Depois de uma pequena ausência por causa dos meus problemas de trampo (tendo de começar a fazer um site que irá funcionar junto com o meu sistema gigante para um cliente) eu quero ver se consigo voltar à ativa por aqui e ressuscitar algumas colunas na próxima semana. Enquanto isso não acontece, a Polyphony lançou um novo update do Gran Turismo 6, trazendo diversas novidades. Segundo o Eurogamer e o site oficial, no update de 1255 MB foram incluídos na atualização dois carros Red Bull e o Red Bull X Challenge, “uma parceria inovadora com a Infiniti Red Bull Racing, que conta com a participação do campeão mundial da Formula 1® de 2013, Sebastian Vettel, que ensinará os jogadores sobre a arte de pilotar um autêntico carro de fórmula.”

O “Infiniti Red Bull Racing Kart” e o “Red Bull X2014 Junior” chegarão às concessionárias do jogo através da atualização, e, futuramente, o “Red Bull X2014 Standard” e o “Red Bull X2014 Fan” se juntarão a eles. Todos os novos carros Red Bull X2014 foram projetados para o GT6 em conjunto com o lendário diretor técnico chefe da Infiniti Red Bull Racing, Adrian Newey.”

Já o acesso para as corridas sazonais foi reduzido: agora quem tiver a licença Nacional B terá acesso aos eventos temporários e também serão incluídas novas corridas sazonais, uma com acesso liberado entre os dias 20 de dezembro de 2013 e 17 de janeiro de 2014 (talvez a do Mario Andretti, explicada abaixo), e outra entre 2 e 30 de janeiro de 2014. Segundo o site oficial, “esses eventos únicos, que marcarão as comemorações de final de ano, contarão com bônus de créditos especiais.”



Sobre o lendário piloto Mario Andretti, em outra notícia no site oficial eles disponibilizaram o Hudson 1948 do piloto, “replicado em cada pequeno detalhe, incluindo o capô modificado, o para-lamas ausente, com o motor exposto, e a lendária grade com o número 7 na dianteira.”

Todo legado começa em algum lugar, e para o lendário piloto de corrida Mario Andretti, seu amor e sua paixão por corridas começou com a compra de uma carroceria velha de um Hudson 1948. Junto com a ajuda de seu irmão Aldo e de alguns amigos mais próximos, o carro foi reformulado peça por peça durante um período de 2 anos, quando ele conseguiu sua 1ª vitória em uma pista de corrida local, perto de sua residência em Nazareth, Pensilvânia. O resultado do projeto acabou sendo o início da lendária carreira de corrida de Mario Andretti que durou mais de 30 anos na Indy, em Daytona e na Fórmula 1.

Terá um evento sazonal aberto entre os dias 19/12/2013 até o dia 17/01/2014, onde o jogador usará o carro “na Willow Springs International Raceway “Streets of Willow”, dando aos jogadores a oportunidade de receberem como recompensa o lendário carro ao conseguir um tempo de volta abaixo do tempo-alvo do troféu de bronze.” Ou você poderá comprar o carro nas concessionárias, mas é bem mais interessante ganhar ele!

“Quando se trata de capturar a emoção das corridas, o Gran Turismo é o único jogo que consegue recriar a sensação real de entrar em um carro e pilotar nas melhores pistas do mundo,” explica Mario Andretti. “Essa é a sensação mais próxima de correr em um carro de corrida de verdade que você consegue em um jogo. Através do Gran Turismo 6, eu pude reviver minha carreira de corrida, ver meu primeiro carro reconstruído, da mesma forma como eu fiz há décadas, e reacender meus sonhos de infância com meu velho Hudson.”

Gran Turismo 6 - Hudson 1948 - Mario Andretti

Além disso, eles incluíram o “Bônus de login consecutivo”, um recurso que já vi nos multiplayers da série Assassin’s Creed, que premia o jogador que joga todos os dias. “Fazendo login em dias consecutivos, todos os ganhos de créditos acumularão, podendo chegar a um bônus de até 200% no 5º dia”, o que deve ser um incentivo a jogar com mais regularidade. Eu joguei bastante no sábado e consegui avançar bem, mas depois eu meio que deixei de lado, e com esse novo incentivo poderia fazer sessões de 1 a 2 horas no final do dia, continuando a progressão no jogo.

Mas é o que comentei antes: não é tão difícil ir acumulando créditos e comprar novos carros, ainda mais quando muitas cópias no varejo já vem com os 25 carros extras que facilitam bastante na progressão do jogador. Para quem não tem a mamata o jeito é ir refazendo os eventos mais fáceis/rápidos e comprar novos carros aos poucos, ou melhorar os que já tem, apesar de que eu andei meio frustrado por gastar grana em upgrades de determinados carros para chegar ao “level cap” do evento (chegando no limite de potência permitida, o que ajuda a vencer os eventos) e os carros são bem difíceis de controlar, se mostrando um péssimo investimento interno. Um Renault Clio, por exemplo, mal vira direito nas curvas, e antigamente eu achava os carros FF bem fáceis, mas é aquele negócio: simulação realista mesmo só a partir dos jogos mais recentes, e eu praticamente pulei do Gran Turismo 2 pro Gran Turismo 5 Prologue e joguei o GT 5 normal por alguns finais de semana quando alugava ele. Estou quase comprando um Mitsubishi FTO ou o Nissan Skyline para oficializar eles como “carros oficiais”, mas ainda to pensando bastante no que fazer nesse quesito, apesar deles não serem carros tão caros.

E por falar em progressão, outra melhoria neste novo update é o aumento do ganho de créditos nas corridas que o jogador já concluiu, e o Eurogamer cita que as corridas iniciais ganharam um adicional de cerca de 110% de boost e as mais recentes com um boost de 170% (?!?), e com os eventos sazonais, se o jogador for bom e fazer os melhores tempos (ganhando os troféus de ouro) poderá ser possível ganhar de 3 a 6 milhões de créditos com o bônus de login (!!!). Realmente, os eventos sazonais podem ser uma boa fonte de renda: quando acessei no sábado o evento da BMW M4 Coupé dava cerca de 50 mil de créditos, e só não tentei participar na hora por querer focar na progressão e liberar todas as licenças e eventos, deixando os eventos de cada categoria para ir fazendo aos poucos e quando eu separava um tempo de descanso do meu serviço. Acho que vou fazer alguns desses eventos antes que eles fechem nas próximas semanas.

Gran Turismo 6 é exclusivo para PlayStation 3 e foi lançado em 6 de dezembro contendo mais de 1200 carros, sistema de micro-transações em dinheiro real, menus mais simples e diretos, 37 locais e 100 percursos (“como a pista completa de Ascari, Mount Panorama, Silverstone, Brands Hatch e Willow Springs Raceway, o clássico tuning de carros, alterações climáticas, mudanças de tempo e sistema de simulação astronômica, onde “uma simulação de ambiente baseada na posição de longitude/latitude da pista é aplicada em pistas que existem na vida real. Por exemplo, a corrida 24 Horas de Le Mans do jogo simulará fielmente o nascer e pôr do sol, e as constelações que aparecem no céu durante a noite conforme o evento de 2013.”

Caso queira saber mais, confira as nossas impressões iniciais e a nossa coletânea de posts com outras notícias e infos recentes. Abaixo tem mais imagens dos updates mais recentes, mostrando os carros da Red Bull, o Hudson 1948 e o BMW M4 Coupé: