George “GeoHot” Hotz, um hacker de 21 anos, parte do time que já desbloqueou o iPhone, agora diz que descobriu a “root-key” (chave-mestre) para o Playstation 3, e ainda colocou on-line em seu site (acessem por sua conta e risco).

Para entender o que isso pode acarretar, essa chave-mestre é essencialmente a fechadura do Playstation 3 que autoriza qualquer programa a rodar no console, legitimando ou não o mesmo — em outras palavras, é o aplicativo que impede que jogos piratas rodem no console, e também de instalar outros Sistemas Operacionais, como o Linux (funcionalidade retirada na firmware 3.21) e rodar qualquer Homebrew no console. E com essa “chave-mestre” disponível para todos na Internet, qualquer outro hacker ou modder pode fazer o “bypass” da chave, e meus amigos, ai o céu é o limite, ou o inferno, depende do ponto de vista.



E tem mais ainda, apesar da Sony não ter confirmado ainda, essa chave não pode ser atualizada ou mudada sem o risco de transformar o software e o PS3 inoperante. Então, se este código realmente funciona, talvez seja algo que a Sony não possa mais fazer nada a respeito.

Em seu site, Hotz diz que não tem intenção de usar essa chave para jogar jogos piratas, mas até ai, como diz o ditado, de boas intenções o inferno está cheio. Principalmente se o código dele cumprir o que promete, pois ai estará abrindo a porteira para a pirataria geral.

Com certeza, será uma questão de tempo até que comecem a aparecer os jogos de conteúdo pirata, e infelizmente é algo que no máximo que poderemos fazer é lamentar. Assim como eu, o Select Game, não aprova a pirataria. E eu falo sinceramente quando digo, mesmo que a porteira se abra, eu vou continuar comprando jogos originais, apoiando campanhas como o Jogo Justo, e mantendo o meu console original.

E você, amigo leitor do Select Game, o que acha da situação, se a porteira se abrir, você partiria para o “mercado negro” ?

[Fontes: Joystiq 1 e 2, e Gizmodo US]







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game