Um dos maiores problemas que os jogadores de World of Warcraft enfrentam é de inventário, que começa com uma bolsa pequena para personagens novos, mas que dá pra aumentar o espaço em banco no decorrer do jogo. Só que a grana necessária pra isso pode ser um pouco elevada, mas depois que você tem um personagem no nível máximo e faz raides antigas pra farmar gold e transmogs, fica bem mais fácil comprar as bolsas e transferir pros alts (personagens alternativos).

O jogador tem 3 locais onde ele pode guardar os equipamentos:

  • Na bolsa do personagem
  • No banco (que é acessível nas capitais, cidades importantes e na guarnição de Draenor, por exemplo)
  • No cofre etéreo (que está em Orgrimmar, Ventobravo e você pode acessar pelo Armazém, na Guarnição)
Bolsas num personagem do WoW
O (30) entre parêntesis é a quantidade de espaços livres no seu inventário do personagem. O número sempre irá variar

A bag do personagem é a mais importante, onde o jogador pode colocar 4 bolsas extras além do espaço padrão do jogador. Um personagem novo começa com 16 espaços iniciais de inventário na bolsa-padrão, e dá pra aumentar pra 20 quando o jogador usa o Autenticador e se cadastra pra receber SMSs da Blizzard. Você pode fazer isso pelo guia do site oficial.

Já as bolsas adicionais podem ser feitas pela profissão de Alfaiataria, e na progressão da profissão o jogador consegue fazer inicialmente bolsas com 6 espaços, depois 8, 12 e com novas bolsas dependendo da expansão, que já ajuda bastante. Mas você também pode comprar as bolsas nas casas de leilões ou pedir prum jogador fazer, com você entregando os materiais de crafting.

Atualmente a bolsa com maior capacidade é a Bolsa do Mar Profundo Bordada, com 32 espaços, mas ela pode ter custo elevado dependendo do servidor, com preços em torno de 4 mil gold cada.

Já a Bolsa do Mar Profundo, com 30 espaços, está ficando bem mais acessível pra comprar e pro jogador passar pros alts. Na cotação de hoje para este artigo (em 19 de fevereiro), a bolsa de 30 espaços está por preços entre 675 e 942 de gold no servidor Goldrinn, e a Bordada (com 32) fica em torno de 4 mil.

Bolsa do Mar Profundo nas casas de leilões no World of Warcraft

No Azralon, a bolsa de 30 espaços está por 200 gold cada, a de 32 está por preços entre 4000 e 4200. Vale comentar que, pelo Azralon ser um dos servidores brasileiros com a maior quantidade de jogadores (principalmente que fazem progressão de raides) então os preços de muitos itens na casa de leilões é menor.

Aumentando o tamanho no inventário

Após comprar uma bolsa, basta mover ela pro inventário, que irá aparecer uma mensagem na tela que o item ficará vinculado. Basta confirmar, que a bolsa irá aumentar de tamanho, e os itens que já estavam nela irão continuar normalmente.

Equipando uma bolsa nova no banco - WoW

Aumentando o espaço no banco

No banco tem 28 espaços no primeiro “slot” e você pode colocar até 7 bolsas extras (de qualquer tamanho), mas terá de comprar cada espaço adicional de bolsa por gold. O primeiro slot começa pelo preço de 10 de prata e vai aumentando pra 1 gold, 10 gold (pra liberar o terceiro espaço) e os espaços restantes saem por 25 gold cada. Esse preço é apenas pros slots no seu banco, e não são os preços das bolsas que você pode inserir depois.

Comprando espaço no banco - WoW

O banco também tem um espaço de reagentes, que cabe mais 98 reagentes de criação diferentes. O custo pra liberar o banco de reagentes é de 100 gold por personagem.

Após comprar um dos espaços, basta arrastar uma bolsa adicional pro espaço, que o banco irá liberar os espaços extras dependendo da bolsa. Caso você tenha colocado uma bolsa pequena, depois você pode ir aumentando gradativamente, trocando a bolsa por uma maior. O máximo de espaços que você consegue no banco, até o momento, é de 252 espaços, fora a aba de Reagentes com 98.

O cofre etéreo

Nas principais capitais e no Armazém, da Guarnição tem um NPC que dá acesso ao Cofre Etéreo, onde você pode guardar outras coisas, mas tem um detalhe: você só consegue guardar equipamentos vinculados e os itens guardados perderão as modificações. O custo pra destravar é de 100 gold, e cada transferência de equipamento do seu personagem pro cofre etéreo é de 10 gold. Num personagem de nível máximo a grana é quase irrisória, mas pra personagens novos (ou jogadores que estejam começando agora) o custo pode ser complicado de lidar.

Desbloqueando o cofre etéreo no WoW

O cofre Etéreo tem 160 espaços de inventário, mas só recomendo o uso caso você não queira vender algum equipamento ou item e queira guardar mesmo pra você. Como o sistema de transmog atual já grava a aparência pros seus personagens (e mais de um personagem acessa boa parte das aparências, caso sejam classes que usem o mesmo tipo) o cofre etéreo não é tão usado hoje em dia por muita gente.

Quando é a hora de ter mais espaço na bolsa do personagem e do banco

A pergunta é estranha, mas acho válido comentar: num personagem novo não ocorre tantos problemas de “falta de espaço”, caso o jogador venda equipamentos antigos quando ele estiver se equipando com o passar dos níveis. Mas a situação começa a complicar bastante nos níveis máximos ou quando o jogador começa a farmar transmogs em raides e masmorras antigas. Algumas raides é necessário ter muito, mas muito espaço vago nas bolsas, pois caem muitos itens, desde os equipamentos dos chefes, alguns que dá pra passar pra alts ou vender nas casas de leilões, e muitos itens cinza que podem ser vendidos nos vendedores.

Pra evitar problemas de espaço, compre um Mamute Túndrico do Viajante com a Mei Francis (em Dalaran, na Floresta do Canto Cristalino), que tem um vendedor de itens/reparo, e assim você pode sair da raide/masmorra e vender boa parte dos seus equipamentos.

World of Warcraft - Mamute Túndrico do Viajante

Caso você consiga juntar uma boa grana (120 mil gold) você pode comprar o Grande Iaque da Expedição em Pandaria, que tem um vendedor de itens/reparo e um NPC de transmog (o que é bem útil pra quem gosta de trocar de roupa sem precisar ir pra uma capital e localizar o NPC de transmog).

Raides como Naxxramas e Karazhan, que dá pra fazer sozinho no nível máximo, são extensas e não dá pra equipar uma montaria dentro delas. Com isso ter muito espaço no personagem é essencial pra não se estressar, e assim evitar, por exemplo, de destruir algum item ou você acabar destruindo um item errado. Com isso é recomendado depois ter no mínimo as 4 bolsas com 30 espaços cada uma, que consegue garantir bem que você consiga coletar praticamente tudo até completar a raide toda e assim vender os itens que você não irá usar.