Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Index 1


Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Index 2

Pode-se dizer que ainda não consegui formular uma opinião contra ou a favor do novo sistema de “Story Journal” do Guild Wars 2. Com a Season 2 tendo começado esta semana, de ontem pra hoje andei jogando um pouco e hoje cedo passei 2 horas fazendo eventos de enredo, tendo um misto de “fase maneira” (com os personagens enfrentando diversos golems no final) a uma escalada meio sinistra e um pouco chata, para descobrir que os Zephirites andaram sendo sabotados. OS Zephirites são, até onde eu percebi, um povo pacífico que fizeram o Festival dos 4 Ventos, onde tivemos cerca de 1 mês de eventos como se fosse a Feira de Negraluna no World of Warcraft, e agora temos a situação no novo mapa Dry Top, onde o dirigível dos Zephirites caiu em um vale desértico cheio de perigos e escaladas, com direito a um jump puzzle e alguns eventos paralelos que foram destravados quando eu completei o primeiro evento antes de ir na localidade.

A questão maior mesmo não é nem o enredo e os eventos em si, mas a questão do destravamento do evento nos eventos seguintes. Segundo as notas de patch (patch notes) da atualização massiva mais recente, eles introduziram o Story Journal, onde o jogador poderá jogar o evento corrente de graça, mas se ele não destravar o evento pra jogar, ou os novos jogadores que comprarem o game no futuro, a Arenanet cobrará uma pequena taxa de 200 gemas pro jogador jogar os eventos anteriores da segunda temporada. Ou seja: dá pra supor que a empresa acaba sendo um pouco mercenária por cobrar para o jogador jogar conteúdo antigo, caso ele queira ter uma situação geral do enredo e fazer tudo até chegar no evento corrente.



Introducing the Story Journal

  • Located inside the Hero panel, the Story Journal gives level 80 players the ability to play and replay unlocked episodes of the Living World, starting with Season 2. Additionally, it allows players to easily switch between Living World episodes and the Personal Story.
  • Episodes of the Living World are permanently unlocked when players log in when an episode is the current live release. If players happen to miss this free period for an episode, it can be unlocked later for a small gem fee via the Story Journal section of the Hero panel.
  • Completing the story of a Living World episode will unlock skill-based achievements with unique rewards that can be earned when replaying the episode.

Hoje, um dos maiores chamativos do jogo é o “Living World”, onde, no ano passado e no início deste ano, a empresa estava lançando atualizações quinzenais com conteúdo, tendo desde a Tower of Nightmares, o cerco a Lion’s Arch, a batalha na cidade e, recentemente, o início da reconstrução da antiga “capital geral” de Tyria, o local onde muita gente ia por conta da Mistic Forge e de ser um “hub” das principais raças.

No site oficial eles citaram que será necessário ter 200 gemas, mas ainda não se sabe se será 200 gemas “por episódio”, ou se irá destravar todos os episódios anteriores, mas acaba sendo mais uma fonte de faturamento pra empresa. Guild Wars 2 possui um sistema híbrido, onde o jogador pode comprar o jogo (custando atualmente US$ 49.99 dólares) e o jogador não precisa pagar mensalidade, podendo jogar indefinidamente e participar dos eventos, o World vs World (um dos modos PvP do jogo, tendo jogadores de 3 servidores se enfrentando em arenas gigantes), PvP mais clássico (2 times de 5 jogadores se enfrentando em cenários menores) e o Living World, que são eventos temporários, além de poder jogar um enredo regular e linear dependendo da raça escolhida pelo jogador. A Arenanet oferece uma loja de gemas, onde o jogador pode usar ouro do jogo (que acaba não compensando muito por conta do “câmbio” desfavorável) ou comprar pacotes de gemas usando dinheiro real, podendo comprar com elas miniaturas exclusivas, skins diversas de roupas, kit de troca de aparência, um ítem pra trocar o nome do personagem e chaves de baús especiais que o jogador adquire aos montes, mas que podem render algo decente, ou não (por conta da chave ser raríssima de adquirir no jogo). Acredito que a base de faturamento maior é, além da venda do jogo, a venda de ítens nesta loja, para eles cobrirem os custos de desenvolvimento e continuarem oferecendo conteúdos regulares (e gratuitos) pro jogador, e com o game já lançado na China, certamente eles poderá adquirir uma boa grana num dos maiores mercados de games do gênero no mundo.

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Episode 1 - Meet The Heroes Screenshot

Pela nota oficial, aparentemente agora eles voltarão ao sistema quinzenal de conteúdos gratuitos (em termos), mas agora com esse novo sistema, é recomendado o jogador acessar o game regularmente para ir destravando os episódios, e talvez ir jogando eles aos poucos. Não sei se no segundo capítulo necessitará do primeiro completo para poder destravar e jogar, mas a Arenanet falou que agora todo o conteúdo da Season 2 se tornará permanente. O que eles poderiam fazer é eliminar essa cobrança extra e deixar o conteúdo liberado, mas de maneira linear pro jogador, pois aí os novos jogadores poderiam ir jogando aos poucos, ou mesmo fazer o conteúdo clássico pra depois partir pra Season 2 (pois esse conteúdo é exclusivo para personagens com nível máximo), mas esse sistema está mais como uma “expansão”, por conta deles adicionarem mais conteúdo com enredo regularmente. Também andei comentando sobre isso na guilda que participo e um outro jogador comentou que a qualidade do conteúdo atual está deixando a desejar, mas certamente muita coisa pode rolar nos próximos meses, ainda mais quando temos boatos de um Elder Dragon à solta por aí que pode causar um estrago considerável no mundo, como é previsto quando a Scarlet Briar sacrificou a sua vida e destruiu uma cidade inteira pra acordar a fera. Tempos sombrios são esperados em Tyria, e abaixo tem as screenshots oficiais do primeiro episódio (Gates of Maguuma).

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Episode 1 Screenshot

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Episode 1 Screenshot 2

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Episode 1 Screenshot 3

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Episode 1 Screenshot 4

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Screenshot 1

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Screenshot 2

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Screenshot 3

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Screenshot 4

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Screenshot 5 - Inquest

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Screenshot 6

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Dry Top Key Art

Guild Wars 2 - Gates of Maguuma - Season 2 - Wallpaper Full HD - 1920x1200