Lançada nesta semana, a fila de função de Overwatch é um sistema que irá dividir as ranqueadas e o jogo rápido tradicional em funções, com tanques, dano e suporte. A fila está em teste com partidas competitivas, onde você escolhe uma das funções e inicia o match-making, e no caso você terá de fazer 5 partidas em cada tipo pra que o jogo defina a sua posição no ranque.

Fiz alguns testes ontem e hoje e o sistema é bem promissor, desde que você saiba jogar com mais de 1 personagem em uma função que você queira focar. Pois se outro aliado escolher um personagem que você curte jogar (no meu caso a Mercy), acabaria ficando sem opções dependendo do mapa e da situação.

Overwatch - Partida competitiva com fila por função

Só com DPS que teriam mais opções, mas dependendo de como está a formação adversária e os objetivos, também ter domínio de muitos personagens é fundamental. Usar uma Sombra pra desmontar a defesa adversária, ou mesmo a Mei, que pode ser uma pedra no sapato dos oponentes (ou do seu grupo!).



Mas o mais interessante foi ver as maneiras de incentivar os jogadores a irem em alguma fila específica, caso tenha poucos jogadores de uma determinada função e que acabe atrasando pra encontrar partidas. Nos primeiros momentos as filas estavam dando caixas de recompensas, com 1 caixa por função.

Depois de algumas partidas (após você ter alternado as funções pra pegar as caixas) as recompensas são reduzidas pra 50 créditos, e depois 25. Hoje, para um segundo teste no jogo, chegou a aparecer 1 caixa de recompensa (na fila de suporte), e depois ficou como 25 créditos.

Overwatch - Partida competitiva com fila por função - 01
Caixas de itens de recompensas no Overwatch, na fila por função.
Overwatch - Partida competitiva com fila por função - 02
50 créditos recompensas no Overwatch, na fila por função.
Overwatch - Partida competitiva com fila por função - 03
25 créditos recompensas no Overwatch, na fila por função.

O sistema de recompensas, e a fila, são promissores, já que finalmente tem um incentivo a mais do que apenas acumular pontos pra obter uma arma dourada. Claro que, para muitos jogadores dedicados que já tem uma quantidade alta de créditos (por exemplo eu tenho mais de 9 mil, isso por não estar gastando mais nos eventos sazonais, por não ter skins interessantes pra destravar) não parece ser tão interessante. Mas pra quem falta poucos créditos pra comprar uma skin daora para algum personagem, esse sistema veio em boa hora, pois assim você não precisa ficar farmando tantas caixas (mas também aquela skin que você quer poderia vir numa caixa cosmética normal).

De qualquer jeito sempre é interessante farmar as 3 caixas semanais do Modo Arcade toda semana (isso se você comprou o Overwatch recentemente) ou você pode acelerar o processo comprando caixas cosméticas na loja, mas só recomendaria a compra durante eventos sazonais, caso você queira alguma skin de um personagem. E caso você esteja perto de fechar 1000 (ou 3 mil) créditos, fazer algumas partidas competitivas pode ser interessante pra farmar créditos.

Veja Também

Veja a história de Sigma, novo personagem de Overwatch
Dubladoras da Symmetra e da Sombra fazem cosplays incríveis de Overwatch!
Blizzard cancelou FPS de Starcraft para focar em Overwatch 2 e Diablo 4, segundo site

Por fim, apesar do recurso vir em boa hora, não sei dizer se vai resolver a evasão dos jogadores. O jogo já tem mais de 3 anos de idade, muitos já platinaram, outros migraram pra jogos como o Fortnite e o Apex Legends, que tem os passes de batalha com muitas recompensas. O Overwatch continua bem divertido desde que você não leve o jogo a sério demais, principalmente nas ranqueadas, já que é nelas que residem boa parte das frustrações. Claro que, com o sistema de função, as partidas estão sendo mais equilibradas, os jogadores, arte certo ponto, estão usufruindo bem os seus papéis de cada função, mas também as partidas ficam mais desafiadoras, já que você não poderia, por exemplo, pegar um Bastion ou uma Sombra pra resolver uma situação específica de uma tarefa.