Hoje consegui encontrar o provável único review do evento SE JOGA – Como entrar no competitivo mercado de games, debate de gamedev que rolou na Campus Party 2009. Segue link:

SE JOGA – como foi o debate da IGDA na Campus Party 2009

Primeiro, pelo que vi nas fotos, teve pouca participação do público. O que faltou em parte foi divulgação do evento, já que acho que poderia ter ido mais gente. Outra coisa a se notar é algo que o Kishimoto vive falando pra mim e eles comentaram também: é necessário ter algo pronto para mostrar. Um portfólio, um local para baixar demos, para ver as coisas produzidas pelo profissional. Ou, como o Guilherme falou, um blog-portfólio, coisa que um colega meu começou a fazer esses dias. E que eu tenho algo similar, mas não sou no momento um desenhista exemplar. Ainda falta muito pra ficra bom.



Mas uma coisa que não entendi: para um game designer, ter alguns documentos de design prontos bastariam? Tudo bem que implementar um documento de design seria muito melhor para um portfólio (isso pra quem não tem experiência em empresas da área), mas e para quem não tem noções de programação de computadores? Pode não ser interessante para um game designer aprender a programar, e sim estudar mais game design. Taí algo complexo pra se discutir…

Sobre a questão de fé, tenho de concordar. Entrar na área ainda está sendo bastante difícil. Fora que eu quase não vejo as empresas contratando profissionais, divulgando em sites da área vagas de emprego, etc. Talvez isso mude no decorrer do ano.

Por fim, não escondo que eu gostaria de ter estado lá, mas preparar uma viagem às pressas é bastante complicado, além de que eu não moro em São Paulo, o que dificulta ainda mais. Quem sabe se rolar outro desses e for divulgado com mais antecedência (antecedência de pelo menos 1 mês. E não de 5 dias….) pode ter uma divulgação melhor e possíveis blogueiros (como eu!) cobrindo o evento e postando depois.

Update: não sei o que ouve com o IntenseDebate, mas os 4 primeiros comentários estão em ordem inversa. Leiam de baixo para cima (é estranho, mas a ordem é esta…)







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game