Por Roger Flausino

Lançado no segundo semestre do ano passado, eFootball PES 2020 é a nova versão do jogo de futebol da Konami, ganhando versões para consoles e PC. Nos computadores, o jogo está muito mais bonito em comparação ao PES 2018 (que joguei anteriormente no PS4). Joguei bastante no MyClub e quando você inicia o my club, mesmo para alguém iniciante do PES, é possível aprender como gerenciar seu time usando todas as ferramentas que o jogo traz. Já no 2018 o aprendizado no inicio do My Club não é auto explicativo quanto o 2020.

A jogabilidade do PES 2020 esta cada vez mais real e é necessário as vezes ir no modo treino para os iniciantes aprenderem mais sobre a jogabilidade do mesmo, já para um jogador mais experiente e gosta de uma jogabilidade mais precisa e real, o 2020 está desta forma.

eFootball PES 2020 - Brasil vs Dinamarca - PC Screenshot 02

Algo interessante é que no My Club, o time inicial você já pode escolher alguns bons jogadores e até algum clássico logo de cara, isso traz um que a mais no jogo, porque com poucos jogadores bons talvez aquele jogador não tão assíduo ou não tão fã, acabe desanimando se for muito difícil comprar estrelas para seu time. Já vindo inicialmente traz uma empolgação a mais para o jogador principalmente o iniciante, por exemplo comecei meu time com jogadores como Messi, Modric, De Bruyne, Vieira(clássico), e ainda consegui Ronaldinho Gaúcho.



A narração manteve se o Milton Leite, achei uma boa escolha tendo em vista sua representação nos esportes no mundo hoje.

Algo bem interessante é que as partidas online você pode nivelar seu oponente, fazendo com que você encare times equivalentes a sua pontuação, para iniciantes é ótimo!

eFootball PES 2020 - Brasil vs Dinamarca - PC Screenshot 03 - My Club

A questão do dinheiro virtual os GPs e moedas de ouro, o jogo traz através do próprio aprendizado varias ganhos de pontuação e tendo já uma boa grana já e possível trazer jogadores além dos iniciais. Por exemplo após a primeira partida já estava com cerca de 80 000 GPs e 1500 em moedas, mas não se engane: com jogadores de renome rapidamente este dinheiro vai embora através dos leilões.

Uma critica é que quando se contrata através do olheiro geralmente vem mais de um jogador, até então não entendi muito bem o porque desta modalidade, porque se escolhe o olheiro e seleciona, o jogador vem como forma de sorteio, caso o olheiro não seja selecionado, porem acaba vindo mais de um para seu time, é necessário atenção para não adicionar jogadores indesejados ao clube ocupando a capacidade máxima do mesmo.

eFootball PES 2020 - Brasil vs Dinamarca - PC Screenshot 01

Os modos de contratação é o mesmo do 2018, eu particularmente gosto muito, porque exige de você um certo raciocínio pra contratar estrelas, por exemplo, contratar um jogador como o OZIL do Arsenal, é necessário de 2 a 3 olheiros específicos: um olheiro 5 estrelas do ARSENAL, um da Alemanha, e um com alguma habilidade especifica do próprio OZIL.

Em comparação geral com o 2018, o eFoorball 2020 esta mais bem elaborado visualmente, a jogabilidade esta mais real, e é mais envolvente também, com mais recursos trazendo o mais real do futebol para as telas das TVs e dos computadores. O visual está bem mais nítido, com os jogadores bem mais realistas, além dos eventos online que sempre estão movimentando a comunidade.

eFootball PES 2020 - Brasil vs Dinamarca - PC Screenshot 04 - Visão Normal

Configurações do PC

GPU: GeForce RTX 2070
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-4770K CPU @ 3.50GHz
Memória: 16 GB RAM (15.91 GB RAM utilizável)
Resolução atual: 1920 x 1080, 60Hz


Veja Também