Paganini Mixer

Nas últimas semanas comecei a fazer testes no teclado mecânico da Logitech G513 Carbon, que traz um teclado totalmente customizável na questão das cores, além de melhorias na jogabilidade. Ele tem 1 ms de taxa de transmissão, além do Lightsync RGB, onde o jogador pode escolher as cores de cada tecla, além de programar perfis para cada tipo de jogo.

Com isso, decidi testar em um ambiente semi-hardcore no World of Warcraft, com conteúdos de end-game como raides e o front de guerra heróico de Battle for Azeroth, a expansão mais recente do MMO da produtora. Já de cara vi uma melhora significativa na jogabilidade, além do teclado ter configurado o Lightsync RGB apenas com as teclas que eu uso.

Logitech G513 Carbon - Foto 01
Logitech G513 Carbon - Foto 02

No mapeamento de teclas do World of Warcraft, algumas ficam sem cores visíveis (ou continuam com as cores, mas com um cinza quase preto). Também dá pra customizar mais teclas, caso o jogador tenha mapeado no Bartender, um plugin bastante usado no game.



Logitech G513 Carbon - Foto 03 - WoW

Ao usar, percebi uma boa melhora na jogabilidade ao executar os comandos do jogo, além de não precisar mais apertar tanto as teclas, por ter uma melhora no envio dos comandos para o jogo. Principalmente com relação ao comando de cortar casts dos inimigos, que se torna extremamente importante nas raides.

O teclado também veio com uma espuminha que adiciona mais conforto na hora de jogar, ideal para longos períodos de gameplay. Mas não cheguei a botar ela inicialmente por questões de estande, mas pretendo fazer melhorias de móveis futuramente.

World of Warcraft Battle for Azeroth - Jogando com teclado novo em raide

Vale comentar que o teclado testado não é da ABNT, mas não tive problemas de usabilidade justamente por conta do Windows 10 poder trocar, em tempo real, o mapeamento de teclas. Como eu só uso a interrogação em mensagens de redes sociais (chats, etc), e já tinha “decorado” o mapeamento normal, consigo usar o teclado normalmente, com cedilhas e acentuações. Outro detalhe curioso é que as teclas de F1 ao F12 ficam brilhando e trocando de cor com o Discord, quando eu estava em alguns bate-papos, na hora que outras pessoas conversavam pelo VOIP.

O único problema que tive no começo de uso do teclado é que ele não gravava as configurações pré-definidas que eu optei por deixar quando eu desligava o PC. Só depois que as configurações ficaram gravadas, onde eu agrupei algumas teclas para uso normal do teclado, como deixar as letras azuis, números em vermelho, etc. Com o app da Logitech o jogador tem controle total das cores de cada tecla, e ele pode inclusive escolher algumas configurações e estilos de layouts de cores. São milhões de cores para ele escolher, além de centenas de configurações que ele pode escolher que estão pré-definidas.

Você pode saber mais no site oficial. Gostei do teclado, mas caso você tenha interesse na aquisição, recomendo escolher com as normas da ABNT2, para que não tenha problemas caso você já esteja habituado com um teclado normal vendido nas lojas. Você também pode ver mais impressões e artigos de jogos de PC nessa página.

Configurações atualizadas do meu PC:

GPU: GeForce RTX 2070
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-4770K CPU @ 3.50GHz
Memória: 16 GB RAM
Resolução atual: 1920 x 1080, 60Hz
Teclado Logitech G513 Carbon

World of Warcraft Battle for Azeroth - Jogando com teclado novo