Um dos jogos em exibição durante a Brasil Game Show 2013 é Killzone: Shadow Fall, para o PlayStation 4. Pelo que percebi durante o primeiro dia da BGS é que tem 2 PS4 com o jogo no modo single-player (que era mostrado em 2 telões em cima da Sony Store), e diversas estações com o multiplayer, tendo sessões com 8 jogadores. Testei o game 3 vezes durante o dia, e graficamente é impressionante, tendo cenários muito bonitos e partes com florestas que rivaliza com o The Witcher 3: Wild Hunt (que também foi exibido na BGS, às portas-fechadas, e também acompanhei no começo da BGS).

Killzone: Shadow Fall - Brasil Game Show 2013

Quem está familiarizado vai se sentir em casa, mas com uma ressalva: a jogabilidade é relativamente diferente do que estava acostumado, usando os gatilhos do Dual Shock 4 para mirar (o L2) e atirar (R2). Logo de cara eu tentei usar os botões R1 e L1, mas o R1 arremessou uma granada e o L1 não tinha uma função aparente (ou deve ter mas não consegui perceber direito). Já as partidas, por não terem muitos jogadores ao mesmo tempo não preserva bem a carnificina característica do multiplayer dos games anteriores no PS3 (com 32 jogadores em partidas insanas), mas chega bem perto. Durante as partidas, teve o clássico modo Warzone, com diversos objetivos diferentes, desde defender algumas locações, atacar outras, capturar locais específicos, e outros.



Confesso que não me preocupei tanto em cumprir os objetivos, pois, de certa forma, enfrentei muitos jogadores experientes e consegui completar poucos objetivos nas 3 sessões. Entre uma morte e outra, o jogador pode trocar o “loadout”, tendo diversas opções, como Scout, Assaut e Support. A Scout tem a camuflagem, mas só percebi isso ao final da terceira partida, e o engraçado é que eu mantive a camuflagem por um bom tempo, mesmo com o medidor ter esvaziado e reiniciado. Talvez por não ter encontrado oponentes no final da partida.

Também é possível usar escudos transparentes, mas só percebi isso quando vi um companheiro de equipe usar isso perto do meu personagem, e quando um oponente utilizou a mesma artimanha, mas nesse caso eu consegui metralhar o meliante e abater ele posteriormente, quando ele apareceu novamente na linha de visão.

Killzone: Shadow Fall é bem promissor e até o momento é o melhor jogo com demonstrações na feira. Também foi exibido o Call of Duty: Ghosts com o Xbox One, mas não consegui testar a tempo para este primeiro dia. Será uma compra obrigatória pra mim no PS4 quando adquirir o console num futuro próximo.