Com o lançamento de World of Warcraft: Battle for Azeroth e os investimentos recentes que eu fiz no PC (com a compra de um HD SSD) decidi ver como está o jogo com uma placa de vídeo de ponta! A cada expansão a Blizzard atualiza o setup mínimo do jogo, aliado ao suporte da NVIDIA quanto ao driver da placa, trazendo novos recursos gráficos.

Lembrando que é um jogo mais antigo e com isso o visual tem um estilo bem característico e estilizado.

Setup Atual

  • Geforce GTX 1080
  • Intel Core i7-4770K – CPU @ 3.50 GHz
  • HD SSD Kingston 240 GB
  • Memória de 8 GB de RAM

Boralus

Por jogar mais com a Aliança, normalmente passo bastante tempo na cidade portuária do continente de Kul Tiraz e sempre passo por ela todos os dias, para checar as missões dos Emissários de Guerra, ou mesmo converter equipamentos em reagentes. Em matéria de estética a cidade impressiona, sendo uma das maiores locações do jogo e bem movimentada. Só que, por conta da enorme quantidade de jogadores, o jogo não consegue ficar no Ultra com mais de 60 FPS.

No Ultra, o jogo só consegue ter 20 a 25 FPS, e para ele ficar aceitável eu tenho de reduzir para abaixo de 6. No 6 ele fica a 40 FPS e na configuração 4 o jogo fica melhor, com 50 FPS em média. Talvez a quantidade de memória influencie um pouco nisso, além dos add-ons que eu uso.

Veja como é o visual da cidade nos diferentes tipos de gráficos do game:

Ultra:

World of Warcraft - Boralus no Ultra

Configuração Média:

World of Warcraft - Boraluz com configuração Média

A diferença na iluminação e na água chega a ser considerável.

Outras localidades

Em locais exteriores o desempenho fica bem melhor quando tem menos jogadores. Na configuração Ultra eu consigo em torno de 50 FPS, e com isso consigo reduzir pra configuração 9 e ter mais de 60 FPS. Só que o ideal mesmo acaba sendo uma configuração menor, na configuração 8 ou 7.

Veja abaixo algumas imagens do jogo, com configurações de 8 e 9 (o máximo é 10):

World of Warcraft - PC com GTX 1080 - 01

World of Warcraft - PC com GTX 1080 - 02

World of Warcraft - PC com GTX 1080 - 03

World of Warcraft - PC com GTX 1080 - 04

Para este post eu decidi manter apenas o Discord e o Spotify abertos em segundo plano (por serem os programas mais usados por muitos jogadores).

A diferença brutal do SSD

Agora que eu tenho um SSD dá pra dizer que há uma diferença brutal no carregamento das localidades. Antes do lançamento da expansão eu já senti uma diferença astronômica quando ia na cidade, algo que eu evitava fazer a todo custo por conta da demora em carregar os locais. Em qualquer local do jogo os mapas carregam rapidamente, sendo praticamente instantâneo! O loading quase nunca passa de 10 segundos!

Se você tem condições de adquirir peças novas e pretende jogar o MMO com frequência (ou mesmo outros jogos), recomendamos bastante você ter um SSD e instalar os jogos que você mais for jogar nele. Você ganha mais tempo para fazer as tarefas internas, aquele 1/2 minutos que você ganha fazem diferença para aproveitar melhor o jogo.

Conclusão

World of Warcraft: Battle for Azeroth fica bem melhor numa placa de vídeo de ponta. As novas locações ficam mais bonitas e não se preocupar com desempenho é ótimo. Com SSD fica muito melhor e a economia de tempo no carregamento do jogo ajuda o jogador a maximizar a obtenção de recompensas nas diversas atividades do jogo.