Falar de Destiny 2 hoje em dia é ter os 2 lados da moeda. Uma galera ainda joga, mas boa partedebandou por conta de 1) não tem mais o que fazer no jogo e 2) o grind de end-game acaba espantando quem é mais casual. Por mais que o jogo tenha corrigido muita coisa desde o lançamento, o desafio da Bungie é de conseguir trazer a galera de volta, mas ainda esbarra na questão da venda dos DLCs. Quem não comprou os DLCs tem um limite de end-game, mas quem optou por ir pras expansões atuais consegue ter acesso a novas localidades e equipamentos.

Só que o jogo ainda esbarra na questão do “LFG”, ou “Looking For Group”. O primeiro jogo não tinha e isso popularizou os sites que faziam isso de maneira “semi-automática”. Para o Destiny 2 a Bungie até que criou um site oficial interno só disso, e inseriu os “Jogos Guiados”, onde o jogador entra numa fila e consegue grupos pro Anoitecer e pras raides.

O maior problema disso é que é uma loteria. No Anoitecer, se você pegar 2 guardiões com poder equivalente ao seu, mas a atividade é excruciante ou vocês começam a falhar seguidamente, se eles saírem/desistirem todo o seu tempo vai pro ralo. Pras raides é pior: se você não tiver comunicação apurada em inglês, são grandes as chances de você cair num grupo com jogadores de fora do Brasil, eles te explicarem as mecânicas das raides, você não entender e eles saírem depois, deixando você com vergonha. E são as únicas opções de equipamentos de ponta, em um sistema que ainda é lento e com muito grind.

Mas ainda tem jeito de conseguir um end-game bacana, com jogadores brasileiros? Tem, e são algumas opções: a primeira são grupos de Facebook, mas aí você teria de fazer postagens do tipo “quero entrar num clã” ou “tem vaga de raide”, algo que nem todo mundo curte ler ou você é tímido demais. A segunda são comunidades/grupos de consoles (exemplo o sistema de comunidades no PS4), mas é um sistema lento demais, e tem de torcer pra alguém estar procurando na hora.

A terceira é o assunto deste artigo: os grupos dos Incursores no Telegram.

Os grupos são mantidos por jogadores com chats nas 3 plataformas (PS4, Xbox One e PC). Ele é de longe o melhor LFG de Destiny 2 para os brasileiros, não precisa entrar no clã deles (mas rumores citam que muitas atividades de Renegados terão recompensas extras pra quem é do clã), e traz recursos que automatizam a tarefa de uma maneira incrível! Chega a ser impressionante saber que o Telegram (o maior concorrente do WhattsApp) tem tantos recursos de chat que automatizam a tarefa. É de cair o queixo!

Destiny 2 Guardiões

O chat funciona com sistema de bots que geram mensagens pré-montadas, chamado internamente de “grade”. Você cria uma postagem para uma tarefa específica, definindo a quantidade de jogadores. Exemplo: “ajuda pra fazer o Anoitecer, onde irei começar às 20h30 na quinta-feira” ou “ajuda pra pegar a Sussurros Vermicular” (o novo Fuso Negro), “quero conhecer o caminho”. Em minutos (!!!) alguns jogadores decidem ajudar na tarefa e “entram na grade”, usando comandos no chat e você recebendo as notificações em seu smartphone.

Listando Grades:

Incursores - Lista de Grades

Criando uma grade:

Incursores Criação de Grade

Incursores Criação de Grade 3

Incursores Criação de Grade 2

Os melhores são de raides: “Leviatã, dificuldade normal, com 2 aprendizes, ajudando quem precisa, começando daqui a 2 horas, temos X vagas” ou “Devorador de Mundos Prestígio, pessoas com experiência pra fazer mais rápido” ou “Leviatã, save no Calus”. Aqui tem espaço pra todos os tipos de jogadores: muitos não conhecem a raide e querem conhecer, e você pode se inscrever. Os jogadores entram em contato com você, te adicionam na PSN/Live/Battle.net e você pode ir lá, com os membros do esquadrão já sabendo que você é iniciante e quer aprender.

Incursores - Listando raide

O chat é poderoso: você consegue listar todas as atividades (raides, anoitecer, Protocolo de Agravamento, etc) e pode inserir seu nome em uma delas, de maneira automatizada, entrar como titular, reserva (alguém pode faltar e ter um imprevisto) ou sair do grupo. E o Telegram ainda te avisa: “opa, falta 20 minutos para você estar pronto e a atividade começar, fique preparado”, e assim você pode encerrar alguma atividade e estar pronto no Destiny 2″

Incursores Aviso de Atividade

Claro que tudo tem de ser feito com antecedência para evitar punições, pois se você entrar num grupo e faltar, se eles não tiverem ninguém extra disponível, isso acaba atrasando os jogadores e causando algum transtorno.

O Incursores é o salvador do end-game de Destiny 2. O maior problema da expansão “A Mente Bélica” é que você tem um teto de poder de luz na aquisição de equipamentos, e para conseguir mais equips você tem de grindar loucamente em atividades de alto risco, como Assaltos Heróicos (dependendo do modificador, esqueça, seu guardião com 340 de luz não aguenta UM TIRO do chefe, você morre!) e o Anoitecer. Os engramas lendários tem limite de luz de 340 e só depois que seu personagem ganha mais equips que esse limite vai aumentando gradativamente, mas ainda demora muito tempo para isso. E outra: se você gosta do jogo e vai comprar/jogar a expansão Renegados em setembro, você já terá como arrumar grupos e conhecer mais jogadores brasileiros para as novas atividades da expansão.



POSTS RELACIONADOS