Segundo o Tecnoblog (e diversos outros sites de tecnologia), o Instagram começou a testar um lance que deixou muita gente chateada, principalmente na comunidade de cosplayers: eles podem barrar o recurso de compartilhar postagens do feed (fotos, vídeos, reels) nos Stories.

Eles começaram a fazer testes em algumas regiões, mostrando o seguinte aviso:

“Ouvimos de nossa comunidade que eles querem ver menos postagens de feed nos stories. Durante este teste, você não poderá adicionar uma postagem de feed aos seus stories”, diz o aviso.



Mais infos (via Tecnoblog):

Ao Social Media Today , o Instagram explicou nesta terça-feira (2) que os testes estão acontecendo em algumas regiões selecionadas e que, até o momento, não há previsão de levar a mudança para mais usuários da rede social de fotos e vídeos.

“Vimos por meio de pesquisas que as pessoas preferem ver fotos e vídeos originais nas histórias das pessoas de quem gostam. O objetivo do nosso teste é entender melhor como as pessoas se sentem sobre esse tipo de conteúdo e, por fim, melhorar a experiência do Stories”, disseram ao site.

Aparentemente diversos usuários e os desenvolvedores do Facebook não estão gostando do recompartilhamento nos Stories. Talvez por conta dos algoritmos atuais, que estão privilegiando as postagens puramente pessoais, talvez por conta de que o alcance nos stories pode ser maior para muitos usuários. E avisar eles nos Stories de que tem mais posts no feed sempre é interessante, com muitos tentando instigar o seguidor a clicar, às vezes escondendo parte da foto.

Só que isso pode mudar, e aí vai dificultar demais pra pessoa, e para perfis que compartilham muitas postagens de outras contas, é praticamente matar a divulgação das postagens. No nosso caso, começamos a repostar no feed muitas postagens de cosplayers e depois estendemos isso para outros tipos de arte, como artes digitais, notícias, dança do ventre, heavy metal, etc. Sem ter isso, é bem provável de que os nossos stories vai ter os testes que a gente está fazendo com os web stories, que são postagens no mesmo layout do Instagram, mas com posts permanentes aqui no site.

Para os cosplayers será tenso, pois muitos compartilham os trabalhos de outros cosplayers, gerando engajamento entre eles e muitos tem muitos seguidores, ajudando cosplayers menores a ficarem mais conhecidos na comunidade.

Outra questão que o Instagram enxerga com preocupação é na questão de que muitos repostam os vídeos do TikTok nos Reels, algo que está ocorrendo com frequência. Essa estratégia eu considero interessante inclusive pro seguidor do Instagram conhecer o TikTok da pessoa e seguir na outra rede social, e assim não depender tanto do próprio Instagram e dos seus algoritmos desfavoráveis. Como o Reels foi criado pra competir com o TikTok, eles querem que os usuários criem conteúdos direto pro Reels.

Aliás, até mesmo nisso o Instagram começou a podar, onde eles vão deixar de promover vídeos com a logo do TikTok. Para muitos criadores de conteúdo será trabalho dobrado pra fazer as postagens nas 2 redes sociais, ou mesmo focar em estratégias diferentes em cada uma.