Muita gente me pergunta dicas e truques para o Java, e como tenho um conhecimento maior desta linguagem, sempre indico sites e livros. Consigo fazer, em Java, um sistema com Hibernate e JSF, gosto de Swing e de Java 3D. Também penso em estudar jMonkeyEngine… acredito que até aqui você não deve ter entendido (ou nem conhece) nenhuma destas siglas, mas não se desespere. Aos poucos você vai aprendendo, isso se você se interessar mesmo em estudar o tal do Java…

Mas o que é o Java? O Java é uma linguagem de programação altamente poderosa onde você poderá criar desde programas simples até páginas de internet e games. Uma das maiores vantagens do Java é que o mesmo é multi-plataforma (desde que você saiba desenvolver, já que se você tentar acessar um recurso nativo do sistema operacional, seu sistema poderá deixar de ser multi e você talvez deverá recompilar o software…) e totalmente gratuito, diferente de outras linguagens que a gente acaba vendo por aí.

Tá, mas onde que eu encontro informações desta linguagem? A seguir vou postar indicações de livros (não postarei material pirata aqui), indicações de blogs e sites para você começar. É claro que eu não vou postar neste post tutoriais avançados da linguagem, já que este post é focado para usuários iniciantes. Também vou, de vez em quando, postar tutoriais diversos sobre a linguagem.



Para programar nesta linguagem, você deverá instalar o JDK. Então acesse o site oficial e baixe o JDK mais atual (até o fechamento deste post é o JDK 6 Update 2). Para instalar, siga o tutorial Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP ou Instalando e configurando o JDK no Linux.

Tutoriais introdutórios

Livros

Desses três livros, recomendo o primeiro. Apesar de ter muito texto, a série de livros do Deitel é muito boa, aborda muita coisa da linguagem e explica direitinho cada pedaço de um programa. Agora, caso você queira tirar certificação, você pode comprar o livro SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 – Guia de Estudo da Kathy Sierra e estudar pelo livro ou pelo curso FJ-19 : Preparatório para Certificação Java da Caelum. Mas caso queira estudar pelo livro, você deverá ter alguma noção da linguagem.

Sites

Destes sites, acabo acessando mais o primeiro, que tem um fórum para os usuários tirarem dúvidas, uma seção excelente de artigos e os usuários sempre postam notícias atualizadas da área.

Blogs

Três blogs excelentes que sempre tem tutoriais e dicas sobre a linguagem (mas o Fragmental, do Phillip Calçado, é mais voltado à análise de projetos). Já no site da Caelum tem duas apostilas excelentes para quem quer começar (que são apostilas dos cursos da empresa):

IDEs

No começo, é recomendável que o usuário aprenda a compilar seus programas no bloco de notas, para depois ele escolher um ambiente de desenvolvimento, também chamada de IDE. As principais são:

Recomendo o Eclipse, já que é uma ferramenta excelente, é gratuito e tem o melhor editor de códigos-fonte que eu já vi. Até hoje nenhuma IDE (isso mesmo: nenhuma!) conseguiu superar o Eclipse em edição de código. O Netbeans está sendo muito utilizado, mas acho ele um pouco lento. Já o IntelliJ é pago, e não cheguei a usar, mas as críticas que eu vejo na internet são sempre muito positivas.

Revistas nacionais

A primeira é bimestral e a segunda é mensal. As duas sempre tem tutoriais e dicas para a linguagem. Algumas vezes a Java Magazine traz reportagens sobre eventos internacionais sobre o Java.

Tecnologias principais do Java

Atualmente, o Java se divide em várias tecnologias diferentes, como o J2SE, J2EE e J2ME. Para mais informações:

J2SE, J2EE e J2ME: uma breve explicação

Você poderá escolher uma das vertentes e focar seus estudos e softwares nelas. Se você pensa em ser um profissional Java, recomendo conhecer o J2EE (mas vai demorar um pouco para você aprender o J2EE, por ser mais complexo e difícil) e talvez o J2ME, mas vai depender do seu foco, ser você pena em desenvolver sistemas comerciais simples (J2SE usando Swing, ou mesmo usando JSP (páginas de internet) acessando um servidor local), aplicações complexas (J2EE) ou mesmo jogos para celular (J2ME).

Caso tenha outras dúvidas (ou queira complementar este post ou mesmo me corrigir), poste nos comentários que eu tentarei ajudar no que for possível (apesar de que eu não sei muito sobre o Java, mas gosto da linguagem e continuo estudando a mesma com afinco!).







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game





Paganini Mixer