Killzone 2 – Guia Definitivo do Multiplayer



Hora da segunda parte da análise de Killzone 2, e diferente do que muitos imaginam, este post não será bem uma análise. Será um guia. Um guia pra ajudar quem está no clã do Select Game e quem é leitor e está jogando o multiplayer. O modo é bastante viciante e toda semana tem muita gente jogando, sendo relativamente fácil encontrar salas cheias pra jogar. Fora isso, o fator “troféus” dá um incentivo (incentivo?) a mais, já que quem pensa em platinar o jogo terá de se “internar” no multiplayer.

O texto foi desenvolvido por mim e pelo Gustavo “Tango_PSn” Vasconcelos, que está se tornando melhor do que eu no multiplayer (Edit – Tango: “Hell Yeah!”). Caso tenha dúvidas, use os comentários!

OBS: o texto poderá se editado posteriormente, com a adição e/ou correção de infos que poderão ser indicadas pelos leitores. A data da última edição ficará no final do post.

OBS 2: optei por fazer apenas um post, pra centralizar as dúvidas e dicas que irão rolar nos comentários. O post é o maior do site, mas acredito que ficou melhor assim.

Termos comuns usados neste guia

  • ATACs/Mini-ATACs – São robôs-sentinela que auxiliam o jogador e ficam sobrevoando alguns locais e marcando/atacando inimigos. Detalhes abaixo.
  • Ronda – Uma sessão normal numa sala, com todas as missões.
  • Facção – O seu grupo. No multiplayer são 2:  ISA (grupo da Terra) e Helghast (grupo inimigo no single-player/modo de estória).

Site oficial

O site oficial tem um local onde você pode ver as suas estatísticas offline e online. O site foi usado pra ajudar na confecção deste guia (imagens e algumas infos) e é útil pra você ver as suas medalhas, patentes, seu ranking mundial e outras infos, tanto de Killzone 2 quanto do Liberation, do PSP.

Exemplos:

Profile – Rodrigo Flausino

Profile – Gustavo Vasconcelos

Tela de jogo

Segue explicação da tela de multiplayer. Óbvio que durante a partida as coisas mudam e são dinâmicas, tal como é em qualquer jogo. A imagem é do modo Escaramuça, que foi uma das poucas que achei sem marcas dágua (não queria usar uma imagem do IGN nessa imagem especificamente), mas no multiplayer é a mesma coisa.

  1. Mapa dos arredores – O mapa do jogo, mostrando o que tem próximo a você. Pontos verdes são os seus companheiros de exército. Pontos vermelhos são seus oponentes e os hexágonos brancos são os locais dos objetivos. Quando se está num esquadrão você e seus companheiros são mostrados de azul-cinza.
  2. Esquadrão – Aqui mostra que você está dentro de um esquadrão/seção. O máximo são 4 jogadores num mesmo esquadrão e aqui o VOIP funciona apenas entre os membros do esquadrão (apesar de que algumas vezes já escutei pessoas de fora na ronda). Os quadrinhos que ficam embaixo são Energia (barra verde), classe e a segunda habilidade. Sempre é bom ir de médico pra ressuscitar os outros membros do esquadrão (nessa hora aparece uma cruz azul-cinza no mapa)
  3. Log de ação – Aqui mostra quem matou quem, que arma foi usada e se essa pessoa conseguiu atingir na cabeça. Também mostra a info “Foi recolocado como ISA/Helghast” quando se inicia uma sessão na sala.
  4. Classe – Aqui mostra a habilidade-padrão da classe. Na imagem acima o jogador é um médico.
  5. Contador de granadas – Meio óbvio, não!
  6. Segunda habilidade – Aqui é quando você usa outra habilidade. No exemplo acima temos um pacote de energia (explicação em Medalhas – Médico de Campo).
  7. Energia – A barra de cima é a sua energia. A de baixo a de “fôlego”, quando você corre apertando o botão L3.
  8. Pontuação geral – Aqui mostra a pontuação da sala. O primeiro número é a pontuação do seu esquadrão, e o segundo é o oponente.
  9. Tempo – O tempo da missão, que é uma contagem regressiva.
  10. Seu ranking da sala – Aqui mostra a sua pontuação perante os seus colegas de exército durante a sala. Se está em #1 quer dizer que você está em primeiro na pontuação da facção (e não da sala inteira contando amigos e inimigos)
  11. Pontuação e Patente – O seu número de pontos (na imagem é o 2) e a sua patente atual.
  12. Imagem da missão atual – Uma imagem mostrando que missão está no momento. Na imagem é um Procurar e Destruir, sendo que você terá de defender o objetivo (hexágono branco).
  13. Estado da missão – em missões de capturar e destruir, fica 2 barras representando os locais onde você terá de desarmar/armar. em Bodycount (contadores de corpos/mata-mata) fica 2 barras, sendo que uma delas (verde) é o estado do seu exército e vermelho é o estado do oponente.
  14. Munição – Sua munição e como está o seu cartucho de balas.

Patentes

Killzone 2 tem 2 tipos de evolução: por patentes e por medalhas. As patentes servem para te ranquear como soldado (óbvio) e desbloquear classes e recursos. As medalhas (explicadas abaixo) servem para dar mais recursos às suas classes e mais pontos durante uma ronda. Segue então descrição de todas as patentes e dos prêmios delas:

[table id=2]

Mapas

Inicialmente, Killzone 2 tem 8 mapas oficiais (e gratuitos) e 6 mapas extras, que podem ser comprados pela PSN Store. Segue descrição de cada um deles:

Mapas Gratuitos

Ascensão de Pyrrhus (Pyrrhus Rise) – Mapa de grande porte, com muitas áreas abertas e alguns prédios que rapidamente se tornam ninhos de snipers. Usar ATACs aqui faz muita diferença pois o campo de visão dos mesmos é grande e é possível localizar no mapa a posição as tropas inimigas. Lembre-se que a recíproca também é verdadeira.

Mercado de Salamum (Salamun Maket) – Fase grande, com áreas abertas, boa para ATACs. Como as bases das duas facções são muito afastadas, há muito espaço para manobra. Mas cuidado com snipers. Estatégicos são muito úteis, tanto pelos ATACs como pelos respawn-points (pontos de checkpoint) mais avançados.

Indústrias Helghan (Helgan Industries) – Fase de tamanho médio, sua característica são os dois prédios que ficam frente-a-frente com a rua no meio. Não possui muitos esconderijos perto dos prédios, mas dentro dos mesmos é possível se perder. Como é um meio-termo entre Pyrrhus e Salamum, tanto snipers como estratégicos se dão bem aqui.

Martelo Visari (Visari Hammer) – Uma fase muito interessante, possui torres fortificadas e um grande espaço central aberto. A parte mais difícil é sair de sua base, já que ambas estão bem juntos e não raro soldados que acabaram de dar respawn são vítimas das odiadas “granadas sem compromisso”. Se você conseguir chegar no átrio, sua expectativa de vida aumenta significativamente. Antes de entrar em qualquer das torres-forte, jogue uma granada pela fresta da janela antes. Pode ser a diferença entre viver e morrer.

Academia Radec (Radec Academy) – Mapa pequeno, composto de um átrio central, também chamado de moedor de carne, e dois átrios secundários (um para cada facção). Ao lado da base de cada facção há uma saleta que sempre vira o nono círculo do inferno em missões de Procurar e Destruir. Como a expectativa e vida é muito curta, ir com o médico pode ser a melhor opção para um jogador iniciante. Mas CUIDADO com os sabotadores. A ação é frenética e não raro se descobre o espião tarde demais.

Armazém Tharsis (Tharsis Depot) – Tamanho médio/pequeno, com muitas passagens aéreas e quase nenhuma zona segura. A maior parte dos confrontos acontece na frente do caminho para a base dos ISA, numa região mais aberta. O interior dos prédios são perigosos, e há muitos Assaultos com lança-mísseis ou lança-granadas. É uma fase difícil para missões de assassinato, dada a facilidade que é infiltrar-se por entre os inúmeros corredores e plataformas. Difícil para o alvo, quero dizer.

Fosso Sangrento (Bloody Gracht) – Fase grande, coberta e fechada. Por ser difícil de locomover por entre os prédios, salas e escadas, os estrategistas se tornam indispensáveis, por possibilitar “cortar caminho” para um respawn point bem posicionado.

Passagem Corinth (Corinth Passage) – Uma ponte é tudo o que há neste pequeno mapa, literalmente. É possivel avançar por cima, pelo meio ou por baixo, mas sempre na ponte. É obviamente um cenário pequeno, mas como é longo pode haver snipers. E ATACs. SEMPRE há ATACs em cima da ponte. Missões como Procurar e Destruir são RARAMENTE completadas com sucesso, independente do time, pois os objetivos são muito perto das bases.

Mapas Extras (DLC)

Bala dos Baldios – Mapa perigoso, onde os dois exércitos estão em cima de 2 trens que andam paralelamente numa ferrovia e próximos um ao outro. Você pode até pular de um trem para outro, mas você corre o risco de cair entre eles (morte imediata) ou ser atingido por placas de sinalização o que ficam entre os trilhos ou em cima deles.

Cruzador Vekta (Vekta Cruiser) – Fase média, que ocorre é dentro de um Cruzador parecido com uma das fases single-player do jogo. Cenário totalmente fechado, onde a possibilidade de acionar ATACs são muito pequenas. Na verdade você quase não vê eles, mas acho que eles ficam rondando perto de locais com ventilação (por fora do Cruzador).

Testa de Praia (Beach Head) – tecnicamente é um dos mapas mais impressionantes do jogo. Chuva torrencial e de nível médio, parecido com as praias da Segunda-Guerra Mundial (com trincheiras e buracos que foram feitos com mísseis). Snipers se dão muito bem aqui, e quase não existem áreas fechadas pra você se proteger.

Montanhas do Sul – Cenário igualmente perigoso como a Bala dos Baldios. É aberto com algumas partes fechadas e pode sofrer tempestades de areia/magnética/wathever. No começo o vento está calmo, mas quando fica mais intenso você deverá se proteger em algum local fechado até a onda de energia vir e passar. Se estiver em campo aberto, um abraço: Todos que estiverem em locais abertos morrem, não importa a facção. Todos! É até engraçado você ver na tela um monte de gente morrendo sem ter sido alvejado por alguém do exército inimigo. Por ser um mapa grande, em fases de procurar e destruir os estratégicos podem fazer a diferença entre vencer e perder

Desfiladeiro Suljeva – Cenário parecido com Pyrrus, com o mesmo clima e a mesma chatisse. Como o cenário te dá a chance de usar o lança-chamas, o pessoal decora a localização do mesmo e sai usando ele. Se você for atingido, corra pra tentar apagar. Se não o fizer, adeus pra sua pele e pra sua vida, já que a possibilidade de morte instantânea (quase instantânea, você passará por muito sofrimento durante alguns segundos) é iminente.

Aterragem Torre do Arco – Cenário pouco visitado, lembra um pouco uma das fases do jogo, onde no final você tem de destruir células de energia de uma torre (e depois dela aparece o primeiro ATAC real do enredo). Cenário médio, com opções internas e externas. Sei que tem a Crossbow pra pegar, mas nunca vi ninguém com uma.

Classes

O multiplayer de Killzone 2 possui 7 classes de personagens, que são liberadas à medida que o jogador sobe de rank.

Soldado (Soldier)

Única classe permitida para o jogador iniciante, o Soldier é a conhecida “bucha de canhão”. Ele sabe atirar e acabou por aí. Possui como arma primária o rifle automático M82, mas medalhas ganhas posteriormente podem liberar novas armas para a classe. Se você precisa de alguém para assegurar um objetivo, ir para o front de batalha ou como mesinha de centro, chame um soldado.

Médico (Medic)

Possui inicialmente uma “pistola ressucitadora”, que trás de volta ao combate um companheiro ferido fatalmente. Medalhas liberam o kit médico, que cura companheiros antes que eles cheguem ao estado de fatalmente ferido. Ao jogar como médico, tenha em mente que eles devem ter alvos pintados nas costas: como os médicos podem virar uma batalha que parecia perdida, eles são um verdadeiro imã de bala. Tem o M82 como arma primária.

Engenheiro (Engineer)

Munido de escopeta, estes versáveis combatentes são capazes de instalar mini-torres de artilharia. Apesar de frágeis estas torres, quando bem colocadas (perto de um objetivo a ser defendido ou ao lado de um respawn-point adversário) pode dar o tempo necessário para cumprir uma missão. Ao ganhar a medalha de torres, o engenheiro ganha a habilidade de consertar objetos da fase, como caixas extras de munição, metralhadoras/turrets (aquelas que ficam presas no solo) e consertar torres que foram colocadas por outros membros do seu exército.

Estrategista (Tactician)

Oficiais de mais alto rank, munidos de rifles M82, podem colocar granadas de fumaça que marcam um novo respawn point para suas tropas, efetivamente criando novas táticas para seu time e forçando o time adversário a adaptar as suas. Com upgrades ele pode utilizar transmissores de rádio que chamam um ATAC para aquela área. CUIDADO com os respwn points criados por Estrategistas, pois eles podem se tornar verdadeiras armadilhas para você e suas tropas caso sejam visados pelo inimigo. Em alguns casos a expectativa de vida de um respawn point comprometido pode ser menor que dois segundos.

Assalto (Assault)

Soldados com esteróides, literalmente. Utilizam uma armadura mais pesada e armamento explosivo, como lança-mísseis, RPG ou lança-granadas. Os “esteróides” em questão são a “power pill”, uma pílula de efeito limitado que faz com que o Assalto regenere seu life mesmo enquanto toma dano, além de aumentar sua velocidade consideravelmente, transformando-os em verdadeiros velocistas de 100m rasos.

Sabotador (Saboteur)

Uma classe também conhecida como espiões ou “FDP desgraçado”, estes indivíduos quando no exército inimigo podem se disfarçar de aliados, inclusive utilizando o nome de um colega seu que já esteja no time. A única forma de identificar um Sabotador é pela cruz de mira, que quando apontada para eles fica em vermelho ao invés de verde. São perfeitos infiltradores, ótimos para missões de assassinato. Se você também estiver com a habilidade de sniper “Detectar e Marcar” eles serão detectados. É uma das melhores classes pra quem quer fazer muitos pontos na ronda, já que a sub-metralhadora padrão é excelente pra destruir a cabeça dos adversários.

Batedor (Sniper)

Essa é clássica: sniper. Munidos de rifles com scope/zoom, eles podem matar inimigos à distância de locais pouco visíveis. Aqui eles possuem uma manta ao melhor estilo Harry Potter, que os deixam invisíveis se ficarem parados ou com pouco movimento, o que facilita o processo de execução. São encontrados às dúzias em fases grandes e abertas, como Pyrrhus Rise. Minto, você morre sem encontrá-los mesmo, e só descobre que morreu depois que aconteceu.

Modos de jogo

Cada sala pode ser customizada para ter apenas 1 tipo de jogo ou ter vários deles. O normal são 5 missões, sendo que algumas delas são executadas 2 vezes (algo como partida de ida e partida de volta). Quando termina todas as missões a ronda acaba, indo para o próximo mapa, e pode acontecer da partida terminar empatada (conosco já aconteceu algumas vezes).

Assassinato (Assassination) – Executada duas vezes. O primeiro tipo é quando você está numa facção e é escolhido um jogador da facção rival para ser eliminado. O segundo tipo é quando ocorre o inverso: escolhe alguém da sua facção que você deve proteger. Se essa pessoa morrer ela perde e a facção ganha o ponto. É importante notar que o alvo tem que ficar dentro da área verde do mapa, literalmente “no fogo”. Não adianta se esconder na segurança da própria base e espear o tempo acabar. Um alvo ferido gravemente ainda pode vencer a missão! Ou um médico pode ressuscitá-lo e o assassinato não é dado como concluído. Portanto se você atirar no alvo e ele cair no chão, continue atirando até sobrar somente uma papa.

Procurar e destruir (Search and Destroy) – Executada duas vezes também. Em um round é necessário instalar explosivos em um objetivo da fase, que a outra facção deve proteger. Esse objetico geralmente fica próximo à base da facção que os defende, tornando a tarefa mais difícil para quem ataca. Os explosivos são em dupla e ambos devem ser instalados para se iniciar a contagem regressiva. A facção defensora também pode desarmar explosivos já armados antes que os mesmos explodam. Se conseguir, é claro!

Contagem de corpos (Body Count) – O famoso mata-mata: detone o máximo de inimigos do exército rival para que o seu exército encha a barra verde. Pode ser concluído por tempo (vence quem matou mais) ou por mortes (vence quem matou n inimigos primeiro).

Procurar e recuperar (Search and Retrieve) – Consiste em localizar um determinado objetivo no campo de batalha (geralmente na parte central) e trazê-lo para sua base. Os objetivos só são liberados de um por um, o que faz com que as facções tenham que batalhar entre si para ver quem o encaixota na sua base primeiro.

Capturar e Manter (Capture and Hold) – São revelados 3 checkpoints no mapa, inicialmente neutros. Quando um player de uma facção se aproxima de um dos pontos, ele passa a pertencer àquela facção, que passa então a acumular pontos durante o tempo em que o objetivo estiver capturado. Quanto mais objetivos capturados simultâneamente, mais rápido a facção sobe seu contador. Se vários membros de uma facção estão próximos do checkpoint, ele é capturado mais rapidamente.

Medalhas

Agora vamos explicar a maioria das medalhas e faixas do jogo. Sim, iremos listar todas e dicas para conseguir elas. Elas são divididas em 4 tipos: Geral, Específico Combate/Específico Emblema e Específico Missão. Para conseguir uma medalha é necessário ter 8 faixas, ou seja, basta executar as missões 8 vezes para conseguir uma medalha. Você não precisa fazer tudo em sequência, já que cada sala pode de dar várias faixas diferentes dependendo do que você fizer. E as faixas são cumulativas: conseguiu uma, fica pra sua ID/patente. Aí basta conseguir 8 faixas pra medalha ser desbloqueada.

Geral

Assassino Nato (Natural Born Killer) – Consegue 10 mortes numa sala pra conseguir uma faixa de Assassino Nato. Simples e fácil.
Prêmio da medalha: a quantidade de granadas que você pode carregar aumenta quando você inicia na sala.

Soldado Exemplar (Example Soldier) – Basta não ser penalizado durante uma ronda. Você é penalizado quando se suicida ou mata algum companheiro (com o FOGO-AMIGO habilitado).
Prêmio da medalha: de boa-conduta é ter mais munição em cada início de missão. Antes da medalha são apenas 64 tiros. Depois são 128, o que faz uma enorme diferença (dependendo da arma, claro).

Específico Emblema

Cirurgião de Socorro (Trauma Surgeon) – Curar 5 colegas com a “pistola ressuscitadora” pra ganhar uma faixa.
Prêmio da medalha – Habilidade “Especialista em Cura” destravada para usar os Kits médicos.

Médico de Campo/Especialista em Cura (Field Medic) – Curar 5 colegas com kits médicos (antes que eles sejam fatalmente feridos). Os kits são parecidos com os saquinhos de soro que são usados em hospitais e quando um jogador do seu exército passa por cima ele é curado. A melhor hora de usar é na Missão “Procurar e Destruir”, tacando os kits perto dos C4. Nessa hora muitos jogadores passam por lá e então alguém pode ser curado. Você também pode ser curado com o seu próprio kit de energia, tacando no chão e passando por cima. Usei essa tática algumas vezes quando estava quase morrendo e longe de oponentes do exército rival. Em missões de assassinato você pode tacar os soros perto do alvo e caso ele seja alvejado ele poderá tentar se curar, mas se ele passar por cima mesmo com life cheio, o soro poderá ser usado mesmo assim. Nesse caso, use com parcimônia.
Prêmio da medalha – Poder usar os kits médicos com outras classes de personagens.

Suporte Aéreo/Especialista em Apoio Aéreo (Aerial Supportive) – Quem jogou o single-player sabe o que são os ATACs. São robôs controlados por IA que servem para te auxiliar. Se o robô ver algum oponente da facção rival ele irá disparar contra ele (com dano mínimo) e marcar a posição do mesmo no mapa (isso sim, muito útil). Os ATACs ficam sempre próximos ao rádio transmissor deixado pelo Estrategista. Obviamente eles não são muito úteis em fases mais fechadas (Salamon Market), mas dão uma ajuda gigantesca em fases abertas (Pyrrhus Rise). Para conseguir a medalha basta acionar o apoio-aéreo e esperar ele abater 5 oponentes. A melhor hora de acionar é nas partes de capturar e manter e procurar e destruir, onde normalmente esses pontos são em locais abertos e por isso os jogadores ficam ao redor/se aproximam do alvo para executar as missões.
Prêmio da medalha: poder combinar o estrategista com outras habilidades

Autoridade em Recolocação (Spawn Authority) – Inicialmente disponível pra profissão de Estrategista. Você tem uma granada especial de fumaça que, ao lançar, ela cria, naquele ponto, um “ponto de respawn”. Ou seja, você tem a capacidade de criar um checkpoint e quando o jogador morrer, ele pode recomeçar daquele ponto.

Mas use com cuidado. Dependendo do local isso será um chamariz pra facção rival. É muito comum alguém colocar num local errado, a facção descobrir e os caras ficarem parados, mirando na cabeça, bem na direção do início dos jogadores. Então você inicia a rodada e já morre com um tiro na testa! Mas se bem usada pode fazer a diferença, principalmente quando se está na missão “Procurar e Destruir” e você tem de ir rapidamente para o local-alvo.

Nos mapas secretos se você usar e 5 jogadores iniciarem no seu ponto, você ganha um troféu. Se for 10 jogadores você ganha uma faixa.

Prêmio da medalha – Fica disponível o Apoio Aéreo para o Estrategista.

Especialista em Defesa (Defensive Specialist) – Você terá de ter 5 oponentes mortos por torres que você inserir. Engenheiros tem elas habilitadas logo de cara e demora um pouco para carregar e acionar a torre. Enquanto estiver vivo você não poderá colocar outra torre durante algum tempo e nem ter torres próximas. O melhor modo de conseguir essa medalha é colocando ela em corredores e durante as missões de capturar e manter, perto dos alvos do exército-rival. As torres também são excelentes pra abater o Apoio-Aéreo (os Mini-ATACs), lançando raios de energia para destruí-las.
Prêmio da medalha – Capacidade de reparação/mecânico de campo

Mecânico de Campo (Field Mechanic) – Basta reparar 5 objetos quebrados numa sala (durante uma ronda) para ganhar uma faixa de Mecânico de Campo.
Prêmio da medalha: usar essa habilidade com outras classes (como ter um estrategista capaz de recuperar objetos quebrados, por exemplo).

Corredor de Frente (Front Runner) – Essa é muito fácil: quando tiver a classe de Assalto você ganhará o Impulso, uma habilidade onde você pode fazer um impulso corporal e andar mais rapidamente de um ponto para outro. Pode fazer a diferença quando você pega a “bandeira” e tem de levar para o local onde ela será encaixotada, já que se você estiver como Assalto, basta usar o Impulso pra ir mais rápido para lá. Outra vantagem é que a sua energia é recuperada enquanto estiver nesse estado de “berserk”.

Oficial de Sombra/Especialista em Camuflagem (Shadow Marshall) – Aqui basta ser um batedor/sniper e matar 5 jogadores enquanto estiver invisível. Quando uma morte é efetuada você perde a capa de invisibilidade, sendo que depois de algum tempo você poderá usar ela novamente. A capa também é “recarregada” quando você morre e reinicia num ponto de respawn.
Prêmio da medalha – Poder usar o batedor com outras habilidades secundárias.

Observador Avançado/Detectar e Marcar (Forward Observer) – Uma das melhores habilidades pra quem gosta de furtividade. Aqui você consegue detectar todos os inimigos que estão na sua visão, não importa se estão camuflados ou disfarçados. Eles ficam marcados com alvos, o que facilita pra você acertar (caso esteja de longe) e podem mandar a localização deles para o mapa, ajudando seus companheiros. Depois que se adquire ela, ganhar a medalha se torna fácil, já que basta detectar 5 inimigos por sala pra conseguir uma faixa.
Prêmio da medalha: poder combinar habilidades na classe de Batedor. Exemplo: batedor com Apoio Aéreo.

Mestre do Disfarce – Depois que você tiver a classe Sabotador, basta se disfarcar e matar um oponente. Faça isso 10 vezes por sala pra conseguir uma faixa. Mas lembre-se: quando você atinge alguém, o seu disfarce é eliminado por algum tempo e por isso mesmo aproveite e mire sempre na cabeça. O oponente também pode descobrir se certo jogador é um sabotador e está disfarçado: basta mirar pra ele e a mira ficar vermelha que ele saberá que é do exército rival.
Prêmio da medalha – capacidade em usar C4 (explosivo-plástico).

Especialista em Explosivos C4 (Explosives Expert) – Basta que alguns inimigo passe por cima de algum C4 que você implantar na fase. Os melhores locais é em corredores ou locais onde os inimigos poderão passar acidentalmente ou “obrigatoriamente”, como as passagem perto da base inimiga.
Prêmio da medalha – combinar o Sabotador com outras classes.

Específico Combate

Pistoleiro Rápido/Armas de Apoio (Quick Draw) – Basta matar 10 oponentes com uma arma de apoio (pistola com munição infinita) para ganhar uma faixa. Esta é bem difícil, já que as pistolas são difíceis de mirar, e ainda assim a munição acaba rápido e não são tiros em sequência (existe um intervalo maior de alguns segundos pra cada tiro, diferente das metralhadoras). Se o oponente estiver com “armadura” (assalto, por exemplo) ele pode resistir mais e por isso sempre mire na cabeça. É mais fácil você executar estas missões em salas cheias e com muito tempo (10 minutos por missão) para que você possa ter as 10 mortes necessárias só com esta arma. Se estiver de sniper, você pode até usar a capa de invisibilidade, mas depois do primeiro tiro, tchau pra manta e você pode ser alvejado. Tente achar gente que está com pouca energia, pra morte vir mais rapidamente.
Prêmio da medalha – Revólver M4.

Olho de Falcão/Espingarda de Atirador (Hawk’s Eye) – Basta acertar e matar 10 inimigos com a espingarda de atirador (rifle sniper) em cada sala. Para facilitar, fique sempre invisível e não erre o tiro (mirar na cabela aumenta a chance de sucesso). É claro que depois que acertar você irá perder a camuflagem, mas aí você pode tentar outros tiros. Mas lembre-se: dê preferência aos humanos, já que torres e ATACs podem não dar pontos para esta faixa.
Prêmio da medalha – Mira 5x no scope do rifle de Sniper, que fazem uma enorme diferença entre ser um sniper iniciante e um sniper expert.

Especialista Corpo-a-Corpo (Black Belt) – Basta matar 10 oponentes por sala usando o “corpo a corpo” (coronhada). Considero esta uma das mais difíceis do jogo, já que é bem complicado acetar alguém no corpo a corpo e como você está no meio da ação, é fácil você mirar pro alto e não conseguir relar no inimigo.

Fetiche pela cabeça (Head Fetish) – Aqui basta acertar na cabeça 10x por ronda. Você sabe quando acertou na cabeça quando a música de vitória é um pouco diferente da habitual e quando na tela mostra um símbolo de cabeça ao lado da arma que você usou pra abater o inimigo. Metralhadoras são excelentes armas

Específico Missão

Unidade de recuperação/Procurar e Recuperar – quando estiver nas fases de Search and Retrieve, pegue o “anti-falante” e entregue 2 vezes pra conseguir a faixa. È claro que nessa hora todo mundo irá querer fazer isso e por isso as possibilidades de sucesso são pequenas. Agora, se você seguir um companheiro com o pacote e ele morrer antes de chegar, você pode tentar completar a missão depois, caso não seja alvejado junto. Em fases com muito tempo as possibilidades de conseguir pegar o pacote e entregar aumentam, já as quantidades que a sua equipe tem de fazer são proporcionais ao tempo. 5 minutos são 3 entregas, que vai aumentando com o tempo da missão.

Minas e Armadilhas – Para conseguir uma faixa basta armar/desarmar um explosivo durante as missões de Procurar e Destruir. Três classes são particularmente boas pra se fazer isso: Assalto (quando você tem a “armadura extra”), sniper (estando invisível, mas o oponente pode tentar te achar e te matar) e sabotador (estando disfarçado).
Prêmio da medalha: mais pontos por fazer este objetivo

Liga de Assassinatos – Basta matar/participar o alvo de um assassinato numa sala. Você tem de realmente matar o alvo e impossibilitar ele de ser ressuscitado por outros membros do exército rival. Granadas e tiros na cabeça são essesnciais, mas lembre-se: um alvo quase nunca está sozinho, tendo sempre alguns guarda-costas, deixando esta como uma das missões mais difíceis de se executar.
Prêmio da medalha: mais pontos por executar um alvo.

Aliança de Guarda-Costas/Defesa de alvo de assassinato: quando você for o alvo basta sobreviver. Simples!
Prêmio da medalha: mais pontos por sobreviver como alvo.

Contadores de Corpos – faça 10% de mortes durante o Bodycount pta você conseguir a medalha. Então pegue uma metralhadora e mate muito inimigo.
Prêmio da medalha: mais pontos quando mata um inimigo durante esse modo: 3 póntos. Se estiver com a medalha “Fetiche na cabeça” você consegue 4 pontos por morte caso consiga matar com tiros na cabeça

Iniciativa Defensiva – Basta matar 10 inimigos enquanto estiver protegendo um local durante as fases de Capturar e Manter.
Prêmio da medalha: aumento de pontos/tempo.

Ranking de Honra

Agora imaginemos que você quer platinar Killzone 2. Não é apenas zerar o jogo e matar meia-dúzia de noobs no multiplayer, você quer realmente ficar conhecido como The Killzone God. Neste caso, caro amigo, temos más notícias. Existem os rankings de honra, que são dados apenas pra quem é realmente bom e ficou muito tempo no campo de batalha. São 4 rankings, e ao ganhar eles a sua patente fica com uma cor de fundo. Segue então os rankins, onde explicamos o esquema no primeiro.

[table id=1]

Referências

75 horas de jogo do multiplayer (Flausino) e 32 horas (Gustavo).

Imagens das classes via Fórum Overclockers. Outras imagens via IGN e UOL Jogos.

Texto atualizado em 21/02/2010 às 23h15.