Lightning Returns Final Fantasy XIII - Desert Combat Screenshot 01

Depois do novo vídeo do Lightning Returns: Final Fantasy XIII que foi divulgado em um evento na França, chegou a aparecer também o vídeo oficial mostrando mais um pouco do gameplay do jogo. Confira:



O primeiro detalhe que eu percebi ao ver o vídeo é na hora da luta contra o primeiro monstro, tendo a mesma música de batalha do Final Fantasy XIII-2. Já o “timer” de tempo de vida útil do mundo não continua durante os combates (ainda bem) e o vídeo mostra também outros detalhes que foram comentados nos últimos meses, como o lance de ficar “deslizando” pelas dunas do deserto e o sistema de customização de roupas e cores. Agora, uma habilidade que não entendi muito bem é a Overclock, que desacelera o tempo na luta para a Lightning usar mais golpes contra os oponentes. Só que é apenas uma especulação da minha parte, e teria de jogar para comentar melhor.

Além desse vídeo, essa semana também foram divulgadas novas informações de gameplay (com algumas que foram mostradas no vídeo acima): segundo o Gematsu e o PS3 Brasil, o jogador poderá usar Glory Points (GP) para parar o tempo e se teletransportar para outro ponto específico, e o jogador ganhará esses pontos após completar as batalhas e fora delas, durante as quests normais. Pela Lightning fazer as quests normais, será possível completar o game rapidamente sem precisar fazer tantas lutas. E os GPs poderão ser usados para recuperar o HP da personagem.

Nas lojas, as armas mais potentes do jogo já estarão disponíveis logo de cara, mas elas tem um preço bem elevado em gil. Se o jogador tiver condição de adquirir a mais forte logo no começo, será possível ir com ela até o último chefe, além de facilitar em lutas mais simples.

A primeira progressão será difícil, mas “teoricamente é possível completar tudo sem se esforçar exageradamente”. Também será possível explorar qualquer local que o mapa mostre “(cerca de 90%)”, tendo variações de “altura” nas dungeons e podendo “cair” até o “fundo delas” (acredito que neste eles irão eliminar muitas barreiras invisíveis que tem nos jogos anteriores).

Lightning Returns - Final Fantasy XIII - Desert Combat Screenshot 02

Durante as lutas também será possível destruir partes de oponentes (por exemplo uma cauda de algum bicho qualquer), mas é uma tarefa mais complicada de fazer, que poderá gerar recompensas adicionais. Já a estrutura de progressão foi setada da seguinte maneira: o jogador começará no Ark (um local em outra dimensão onde o tempo não corre e tem a Yggdrasil, a Árvore da Vida) e às 06h00 da manhã (tempo do jogo) ela terá de voltar ao Ark para entregar a Radiant Power adquirida naquele dia para a  Yggdrasil, que irá estender o tempo de vida útil do mundo (mas nunca passando de 13 dias).

Não haverá loading times na exploração normal que o jogador poderá fazer andando (inclusive entre os continentes), mas haverá telas de loading nas “fast travels”. O nível de dificuldade também irá influenciar: no modo “Easy” os oponentes serão mais fracos, “você gastará pouco GP e recupera HP quando estiver parado no campo. No modo “Hard” há inimigos mais fortes e elementos adicionais”. Outro detalhe inédito é que, se o jogador continuar a matar os mesmos inimigos, eles poderão ser extintos, e o último da sua espécie será extremamente forte. Acho que isso acaba forçando o jogador a continuar a progressão, pois muitas vezes a gente acaba fazendo grinding para facilitar nas lutas contra chefes. Sem inimigos pra enfrentar, não teria outra alternativa a não ser continuar o jogo.

Além dessas informações divulgadas acima, também surgiram mais imagens da roupa de Miqo’te, uma das raças do MMO Final Fantasy XIV, que será lançado em 27 de agosto. A Lightning poderá usar a roupa inicial da raça, que tem uma minissaia vermelha e “orelhas de gato”. Até a pose do render é similar à artwork da raça, e nas batalhas ela fará uma pose específica também. Confira as scans e imagens:

Lightning Returns Final Fantasy XIII Miqo'te Scan

Lightning Returns Final Fantasy XIII Miqo'te Scan Famitsu

Lightning Returns Final Fantasy XIII Miqote DLC

Lightning Returns Final Fantasy XIII Miqote DLC

Lightning Returns Final Fantasy XIII Miqote DLC

Um detalhe na segunda scan acima é que, mais do que nunca, é fácil perceber que a Lumina é uma versão “mais malvada” da Serah, pois no olhar inicial eu achei que a protagonista do XIII-2 iria voltar também no jogo. Mas como a Serah é um pouco diferente na fisionomia facial, então eu acabei lembrando da outra personagem (mas foi bem fácil confundir).

Lightning Returns: Final Fantasy XIII será lançado em 11 de fevereiro de 2014 para PlayStation 3 e Xbox 360 na América do Norte, e no dia 14 de fevereiro na Europa. Caso não tenha acompanhado as notícias anteriores, este é o terceiro game da série Final Fantasy XIII, onde a Lightning terá apenas 13 dias para impedir que o mundo acabe. Ela deverá cumprir quests diversas para ganhar mais tempo, podendo estender o tempo de vida útil do mundo. Diversos personagens dos games anteriores estarão de volta, como a Fang, o Hope e o Noel. Para mais informações, confira a nossa coletânea de posts com mais imagens, vídeos e outras notícias.

[Scan via Nova Crystallis. Imagens do DLC via All Games Beta]