Música no desenvolvimento de jogos



Um dos elementos principais dos jogos eletrônicos são as músicas. Elas ajudam na imersão do jogador no contexto do jogo, se não forem bem trabalhadas, a diversão pode sair prejudicada. Alguns jogos usam elas muito bem, mas é difícil falar de música e não citar a série Final Fantasy. Eles levam o conceito de música a níveis altamente elevados, onde as músicas praticamente se fundem ao cenário de fundo.

A ausência dela também é essencial em certos tipos de jogos, como em Tomb Raider e Splinter Cell. Syphon Filter até que tinha músicas de fundo, que em alguns momentos davam um clima especial, como nas batalhas dos chefes, que tinha uma música própria. Em Splinter Cell só nos momentos de mais ação, já que, pelo game ter como mecânica de jogo a furtividade, colocar som como em Final Fantasy pode prejudicar o jogador, que precisa escutar passos dos guardas/seguranças vindo, para ele saber onde que eles estão.

Para o desenvolvedor indie, o som é um dos elementos mais difíceis de serem colocados. Nem todos conhecem músicos que podem ajudar o desenvolvedor com o seu game. E se conhece, eles normalmente cobram por música. Fora isso, nem todos tem habilidades musicais avançadas para comporem uma música para o jogo e aí contratar um músico e pagar pode ser a melhor saída. Já os efeitos sonoros, nem sempre, já que tem sites que possuem os efeitos para download.

Outra saída é procurar músicas livres na internet, onde o desenvolvedor não precisa pagar royalties para os músicos. Ou mesmo se o desenvolvedor conhece algum amigo que tem habilidades musicais (ou tem uma banda) pode pedir ajuda para ele, já que isso se torna uma ajuda mútua: você acaba tendo a música e a banda acaba tendo uma publicidade gratuita das suas músicas. Se o jogo fizer sucesso, a banda pode começar a sair da cena independente ou quem sabe os músicos conseguem viver só disso (que é um dos objetivos de qualquer um que tenta aprender algum instrumento e começa a estudar constantemente).

Por fim, o Allan Brito tem um texto com vários sites para conseguir músicas. Outro site interessante é o FindSounds, para efeitos sonoros comuns. É claro que cada desenvolvedor deverá conferir na página as licenças das músicas disponibilizadas, para não violar direitos autorais.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.