Need For Speed Rivals

Finalmente a Electronic Arts fez o anúncio que muita gente estava esperando. Depois dos teasers postados no Facebook oficial, eis que a produtora anunciou ontem o Need For Speed – Rivals, para a geração atual e para a próxima. Segundo o press-release postado no All Games Beta e uma matéria do UOL Jogos, o novo game será lançado em 19 de novembro de 2013 para a geração atual (PS3, X360, PC), com versões confirmadas para a nova geração. Só as datas do PS4/Xbox One não foram citadas, talvez por conta das empresas não terem anunciado ainda as datas de lançamento dos consoles, mas no vídeo oficial (logo abaixo) é citado que essas versões irão sair este ano.

Publicidade

Rivals está sendo desenvolvido pela Ghost Games em parceria com a Criterion, e a Ghost é um novo estúdio da empresa sediado em Gothenburg, na Suécia, com veteranos da DICE (série Battlefield) e tem desenvolvedores dos Need For Speed: Shift e Shift 2: Unleashed. Eles querem trazer inovações e novas ideias para a franquia. Mas antes de comentar mais sobre o jogo, confira o teaser oficial (bem que eles poderia ter feito um vídeo com um tempo maior…), que foi feito com a engine real do game:

Como previsto, o game está sendo feito na Frostbite Engine 3, a engine de Battlefield 4, que irá capturar a adrenalina da rivalidade entre policiais e corredores, em estradas deslumbrantes e mundo aberto. Como aconteceu em Hot Pursuit, aqui teremos novamente a divisão entre “policiais” e “corredores”, evoluindo os níveis de experiência e subindo de ranking, liberando novos carros e equipamentos melhores. O tuning estará de volta, podendo customizar os carros com pinturas na lataria, placas customizadas de licenças, decalques e aros, além de upgrades de performance. Para comprar os equipamentos serão necessários Speed Points, que serão distribuídos nas corridas ao cumprir determinadas tarefas, como detonar oponentes e escapar de bloqueios policiais. Também teremos equipamentos a la Hot Pursuit e que poderão ser melhorados, como boosts de turbo, jammers e EMPs (ondas eletromagnéticas) para os corredores; shockwaves (ondas de choque), barreiras e helicópteros para os policiais.

O Autolog também estará de volta, podendo comparar status e desafios com os amigos em qualquer hora, em qualquer lugar, além de poder compartilhar as conquistas com amigos e rivais. Outro recurso do jogo é o AllDrive, um sistema que irá adaptar o “game aos jogadores nas proximidades”, criando partidas multiplayer e com os jogadores podendo entrar e sair a qualquer momento, “destruindo a linha que divide entre o single-player e o multiplayer”. Segundo o produtor-executivo da Ghost Games Marcus Nilsson, “pela primeira vez, os jogadores terão liberdade de ir do single player para co-op multiplayer sem interrupções. Em Need for Speed Rivals estamos criando uma experiência de jogo com uma progressão, na qual a liberdade para jogar com seus amigos está mais fluída e acessível que antes.”

Pelo que eu percebi, o AllDrive aparenta ser similar ao Burnout Paradise, pois quando eu entrava em uma sala no multiplayer no Paradise eu “entrava na sala” em tempo real, sem telas de loadings, funcionando tudo “em background”. No Most Wanted eu não entrava muito no multiplayer justamente por conta disso, de entrar uma tela de loading e de ser transportado para outra localidade com outro carro. Só que só jogando pra poder entender esse sistema, e se for tudo que estão prometendo, isso vai ajudar bastante a jogar partidas enquanto a gente vai para outra localidade ou tenta procurar prováveis coletáveis que normalmente tem nos games da série.

Need For Speed Rivals

Sobre a nova geração, o produtor comentou que a versão para PC terá o mesmo visual das versões para Playstation 4/Xbox One, mas apenas nos consoles da próxima geração que teremos outras formas de interação, que não foram detalhadas pela Electronic Arts. Imagino que poderemos ter compartilhamento de screenshots e vídeos de gameplay que o jogador poderá acessar de dentro do jogo, podendo talvez fazer comentários ou mesmo criar/marcar eventos. Meio improvável isso acontecer, mas já imaginou? Seria bem interessante ter algo assim, já que a Sony já chegou a comentar que teremos uma rede social  no Playstation 4.

Need For Speed: Rivals também marca o retorno triunfal da Ferrari, após 7 anos fora dos games da série. Um dos carros confirmados é o F12 Berlinetta, que tinha sido lançado no ano passado no Salão de Genebra, na Suíça, e que recentemente chegou ao mercado brasileiro.

Por fim, eu percebi que o Rivals tem mais similaridades com o Hot Pursuit, pois no jogo tínhamos estradas abertas e as perseguições policiais. Mas ainda falta ver vídeos de gameplay para poder formar uma opinião melhor sobre o próximo game. Acho que só em alguma conferência da E3 para eles mostrarem mais o jogo. Abaixo tem mais algumas imagens oficiais junto com a primeira imagem de teaser divulgada anteriormente, e bem que eles poderiam ter divulgado mais imagens de outros carros. Pelo menos o sistema de partículas impressiona.

Need For Speed Rivals

Need For Speed Rivals

Need For Speed Rivals

Need For Speed Rivals