Até o momento o PlayStation 5 está no campo dos rumores e especulações, com algumas delas gerando bastante expectativa da comunidade. Por exemplo, nesta semana foi descoberto uma nova patente, que foi registrada em novembro de 2016 e atualizada em 02 de outubro de 2018. Segundo o UOL Jogos, a patente detalha a “remasterização de texturas de jogos antigos, substituindo-as “em tempo real” com versões atuais, mais adequadas para as televisões de hoje em dia.”
Não apenas nas texturas, mas também com áudio, sugerindo que o som será remasterizado junto com os gráficos.
Imagem da patente, com parte do processo
Depois do sucesso do Xbox One no campo da retrocompatibilidade (que já passou de 500 jogos) a Sony pode estar interessada em adotar isso também no PS5, o seu próximo console (caso o nome continue seguindo a numeração), ou talvez adotar isso mesmo no PS4, talvez com os jogos do antigo PlayStation 2 (já que tem diversos games que funcionam no PS4, como alguns da Rockstar, desde o Bully e o Red Dead Revolver).
Só que ainda assim é bom ter o pé atrás já que, apesar dela ter cedido parte disso com o PS-Now (que agora permite o download de jogos do PS2 e do PS4 no console atual) certamente ela não quer dar um tiro no próprio pé e mirar no seu serviço de streaming, por conta do investimento na compra do antigo Gaikai e de estar adicionando jogos regulares por lá.
Como a Sony não fará a PlayStation Experience este ano, o jeito será esperar até a E3 de 2019 para saber se ela vai anunciar o PlayStation 5 ou não. Mas seria curioso se o novo console tivesse retrocompatibilidade com os aparelhos anteriores, ainda mais com o PS4, e assim os jogadores continuarem usufruindo dos games que eles já compraram até então. Mas também ela pode acabar usando essa patente pros jogos do PS-Now.