Xbox One X


Saiu esta semana no Eurogamer um artigo bem interessante sobre uma nova tecnologia do Xbox One, que permitirá diminuir o tempo de download dos jogos atuais e, de quebra, o tamanho dos jogos no HD! Chamado internamente de “Intelligent Delivery“, isso permitirá que os jogadores baixem apenas os arquivos que eles realmente precisem, diferente do que acontece atualmente quando a gente baixa o jogo completo. A produtora já tinha divulgado algumas dicas sobre essa funcionalidade, confirmando que os donos do Xbox One não precisarão baixar os arquivos usados nas versões 4K dos jogos, mas a execução da funcionalidade irá além sendo flexível para suportar jogos que vem em diversos discos, algo que não tem suporte atualmente no Xbox One.

O recurso foi revelado este ano aos desenvolvedores no evento XFest, funcionando da seguinte maneira: o jogo seria dividido em diversos pedaços, adicionando tags para eles. Múltiplas tags poderão ser adicionadas, como deixar o jogo para um console específico (já que o Xbox One X rodará os jogos do Xone, mas com recurso a 4K, visuais melhores, etc) e uma tag específica para idioma, por exemplo. Então isso apenas adicionaria um idioma específico de acordo com a região do console, e para jogos brasileiros dublados, isso poderia ser uma mão na roda para que o jogador baixe apenas o idioma nacional, ou talvez ter opção para baixar mais de 1 idioma, dependendo da preferência do jogador.

O potencial dessa tecnologia é enorme, e a Microsoft acredita que o potencial de economia de espaço nos jogos é “maciço”. Para os brasileiros, que tem muitos jogadores com conexões ruins ou moram no interior, toda economia no download é bem vinda, inclusive no espaço em disco! Hoje alguns jogos passam facilmente dos 100 GB e nem sempre esse tamanho é necessário dependendo da preferência do jogador, mas com o Xbox One X, com suporte a 4K, as texturas vem com tamanhos enormes, sendo que muitos jogadores podem não ter ainda uma TV desse porte. Fora os vídeos internos e CGs, que também ficam maiores quando são feitos em 4K, mesmo as produtoras estarem usando bastante os gráficos ingame nas cenas não interativas.



Por hora teremos de esperar por novidades, e lembrando que o Xbox One X será lançado em novembro.

Forza Horizon 3 - Screenshot