Black Desert Online Index 3


Black Desert Online - Sorcerer Woman Screenshot Full HD

O Steparu divulgou nos últimos dias novas matérias e impressões do MMO Black Desert Online, novo game que ainda não tem data de lançamento no ocidente, mas que está em beta fechado na Coreia do Sul (e, aparentemente, não está rolando bloqueio por IP de fora). Segundo o Steparu (também comentado anteriormente), o sistema de combates tem uma combinação específica de teclas que usam as teclas de movimentos com os botões do mouse, podendo ter diversos combos e golpes em sequência. No vídeo abaixo tem um exemplo, onde ele gravou com um recurso de Keymapping, mostrando cada movimento:



Ele também citou num dos post e na descrição do vídeo uma listagem de habilidades pra Sorcerer, a classe que ele está usando no momento.

Q = Restore Mana Depending on Dark Spirit Stacks
Q + Spacebar = Defense Buff
LMB = Normal Attack
RMB = Pew Pew Dark Orbs Attack
Shift+LMB = Dash Attack
Shift+RMB = Chain Attack
Shift+WASD = Blink
Shift+WASD 2x = Blink followed by tumble explosion.
LMBxRMB alternate then Q = Fast way to recover Mana
Shift+Spacebar = Convert Mana into HP
Shift+LMB to RMB = Dash Attack Followed by Kick
F = Kick
W+F = Power Knock Back
D+F = Instant Knock Back
D+RMB = Large Dark Orbs
AorD+LMB = Side Slash
W+RMB = Blink Strike
LMB+RMB = Kamehameha (Obviously not the real name)
LMB+RMB Hold = Power Kamehameha
LMB+RMB to Spacebar = Absorb Kamehameha
D+E = Small Group Fear
W+E = AoE Group Fear (Forgot if this was quick key)

De certa forma está muito mais relacionada com a classe Monk do que um sorcerer propriamente dito, apesar dos golpes serem carregados com magias. A liberdade de movimentação, esquivas e golpes também impressiona.

Ainda sobre o sistema de combates, o Steparu comentou que será possível usar um joystick para mapear os comandos ou mesmo arrastar os golpes para a “Hotbar” que ficará na tela (similar a maioria dos MMOs), mas espero que tenha suporte oficial para joysticks como acontece com a maioria dos jogos de PC no Steam (no caso usar o controle oficial do Xbox 360, ou mesmo usar o Dual Shock 3 simulando o controle do X360, como faço atualmente com o MotionInJoy).

Outro detalhe já citado é o sistema de penalidades ao morrer e o sistema de PvP aberto (no post citado como PK – Player Kill). No primeiro beta fechado, o PvP aberto era setado a partir do level 30, e no segundo beta o nível mínimo para efetuar combates de PvP se tornou 40. Abaixo do nível 40 o nick do jogador fica “verde”, e acima dele o nick muda pra azul/roxo e o PvP é ativado automaticamente. Tem um botão pra ativar/desativar o PvP na interface, onde, ao deixar ativado, você consegue setar um alvo em outro jogador (acredito que seja similar ao World of Warcraft), mas independente se a opção está ligada ou não, o jogador ainda está com a possibilidade de ser morto. Alguns jogadores que forem matando muitos players aleatoriamente podem ganhar “pontos de Karma” (Karma points – 성향) e se tornarem “Chaotic”. Se o player tiver muitos pontos de Karma, aumentam as chances de perder items de bônus do inventário ao morrer. A penalidade “Normal” dá uma chance aleatória de perder gemas engastadas (incluídas nas armas, talvez similar ao WoW) e encantamentos de armaduras.

Ele também fez a seguinte lista abaixo:

1. Breaks Gems depending on the quality, some gems are more tougher than others.
2. Lose EXP (Depends on Karma Value) (Lawful 2% EXP Loss) (Chaotic 5% EXP Loss)
3. Weapon and Armor Enchants go down with Black Stones.
4. Random Items from Inventory is dropped. (Chaotic Only) (Not All Items)

Em tradução adaptada:

1. Gemas são quebradas dependendo da qualidade. Algumas são mais resistentes do que outras.
2. Perda de experiência dependendo do Karma. Pode variar de 2% e 5% (se o jogador estiver classificado como Chaotic)
3. Equipamentos de armas e armaduras podem cair com Black Stones.
4. Itens aleatórios são eliminados do seu inventário, apenas em modo Chaotic e não são todos os ítens que serão dropados.

Ainda sobre o PvP até achei um vídeo mais antigo, e os jogadores não curtiram tanto:

Pode ser que o PvP tenha mudado no beta mais recente (não vi outros vídeos relacionados com PvP 1×1), mas só jogando pra poder entender o funcionamento.

Já o sistema de quests de NPCs não gera quase nada de experiência para evoluir o personagem nos níveis, e no lugar o jogador é premiado com skill points em determinadas quests, que, acredito, podem ser trocadas por mais habilidades ou melhorar as skills existentes, pois no início o jogador não terá muitas skills disponíveis. As quests também terão um sistema de reputação, e quanto mais reputação o jogador tiver para o NPC, posteriormente ele poderá obter um equipamento do NPC como recompensa. E aparentemente o game terá um sistema bem livre de movimentação e escolhas, como acontece com a maioria dos jogos do gênero (podendo evitar o enredo e outros eventos), mas quanto mais pontos tiver, mais chances de poder comprar uma casa maior e melhor (por exemplo).

Ele também comentou que para avançar rapidamente nos níveis ele se focou nas quests mais fáceis até chegar no lv 30, e depois ele focou nas quests do tipo “dark spirit” (que acredito serem quests específicas da classe), e que não tem tantos benefícios em “grindar loucamente”. Ele apenas fez um grind veloz para estar mais preparado para as Castle Sieges (um dos modos de PvP, com vídeo no final do post), além de ter corrido para perto de inimigos que não “acertam como um caminhão” para matar os inimigos mais rapidamente (e, de certa forma, nos diversos gameplays inseridos aqui e na minha prévia anterior ele prefere juntar diversos inimigos em um ponto em comum, acertando mais de um deles de uma só vez, otimizando o tempo de combate). Ele chegou a adquirir uma arma mais forte e continuou grindando, e outro jogador comentou que conseguiu chegar ao lv 50 na primeira semana de testes, sem mencionar que os servidores ficavam abertos apenas durante 9 horas por dia por determinados dias. Pode não ser tão difícil evoluir até os últimos níveis quando o game sair, E talvez o outro player tenha tido mais tempo pra jogar.

Já o sistema de encantamento de armas é relativamente simples. Alguns inimigos dropam pedras e para ativar a interface para encantar algum equipamento o jogador tem de invocar um “guia Dark Spirit” (oque deve ser o NPC da imagem abaixo). Se o jogador falhar para encantar uma peça, a durabilidade máxima é reduzida, e se falhar várias vezes o jogador terá uma arma inútil. Para restaurar a durabilidade é necessário encontrar um ferreiro e dar a ele uma cópia extra da arma (?!?) para ser usada como forragem, restaurando alguns pontos por vez. Já o sistema de engaste não mudou em comparação com o beta anterior, equipando uma gema em um equipamento para ter mais bônus e outras vantagens.

Black Desert Online - Enchant system

Já no terceiro post da análise do beta, ele citou o seguinte:

– Não será necessário re-explorar o mapa se você iniciar outro personagem (Guild Wars 2, estou falando com você!)
– Já as quests terão de ser refeitas se iniciar um novo personagem
– Pontos de contribuição (Farming) serão compartilhados.

Também terá um sistema de “abertura de rotas de comércio”, onde o jogador poderá gastar alguns “pontos de contribuição” para abrir uma rota entre 2 cidades, podendo comprar um ítem com um NPC e vendendo o mesmo ítem em outra cidade, e o preço pode variar dependendo da demanda na outra localidade. O jogador poderá ganhar muito dinheiro em optar por abrir as “rotas de comércio” no lugar de usar os pontos de contribuição para adquirir equipamentos.

Black Desert Online - World Map - Trade Routes

Outro sistema citado (e muito promissor) é que o jogador poderá ser saqueado por outros players durante o trânsito de ítens entre 2 cidades (!!!), podendo perder ítens caros se ele tiver. Será possível contratar outro jogador para lhe acompanhar durante o trajeto (?!?) e jogadores aleatórios que podem estar por perdo poderão proteger a sua carga contra outros jogadores que queiram lhe matar. Um amigo dele chegou a ser saqueado, perdendo todas as armas e armaduras que estavam nas bolsas do seu cavalo. Fico imaginando todas as possibilidades de embates com esse sistema no PvP, aliado ao sistema de penalidade de mortes, o PvP promete ser muito foda! No vídeo abaixo tem um gameplay dele mostrando uma “entrega” de ítens entre 2 localidades, tendo uma “bússola” apontando o destino da mercadoria:

A partir do lv 40 será possível encantar algumas skills adicionando outros efeitos, desde velocidade, ataques críticos, bônus elementais (adicionando dano adicional elétrico, por exemplo) e ganho de vida ao usar habilidades (eliminando o uso de potions). Só que os efeitos de bônus podem variar de jogador pra jogador, e ele percebeu que os efeitos de uma determinada skill não foram tão bons quanto o de um amigo da guilda que ele participa. Ele comentou que será possível perder 50% de experiência para reencantar uma skill quando ele chegar ao lv 50, mas não ficou claro se ele perdeu 50% do que ele adquiriu após o lv 50, ou se ele perdeu 25 níveis (!!!). De qualquer jeito é um recurso que terá de ser usado com cautela inicial, e só experimentando pra saber os efeitos colaterais, vantagens e desvantagens.

Outro detalhe é que não terá um lv máximo no game! O jogador não terá outras skills novas pra adquirir após o lv 50, e até o momento que ele postou as análises do beta os jogadores com lvs mais altos tinham entre 54 e 55, ficando cada vez mais difícil o avanço de níveis. Mas como temos o sistema de penalidades e da perda de procentagens de experiência, ainda não está claro como que ficará a porcentagem de punição ao morrer com níveis realmente elevados, e como os asiáticos são especialistas em conseguir fazer façanhas impressionantes e grinds malucos (aka o cara não tem vida), espero que não precise topar com algum quando estiver jogando. Certamente teremos servidores em diversas regiões como existem em todos os MMOs, com servers norte-americanos, europeus, e quem sabe brasileiros!

Já o sistema de compra/vendas de ítens nas casas de leilões também é peculiar. O Steparu percebeu que alguns dos ítens não estavam sendo vendidos, e isso se deve ao ter pago o “valor mínimo” quando ele inseriu o ítem na casa de leilões. O sistema lista 13 páginas de ítens, e dependendo da localidade teremos mais de 1 casa de leilão. Vilas menores tem apenas 1 local, e a cidade de Calpheon tem de 2 a 3 locais, e os ítens listados são diferentes em cada local, não tendo uma única casa global (como acontece com o Guild Wars e, em parte, com o World of Warcraft). Quando o jogador insere um ítem ele tem a opção de pagar um determinado valor, que define a prioridade e o posicionamento do ítem na listagem. Praticamente algo similar ao sistema de marketing atual onde quem tem mais investimento consegue ter mais visibilidade nos intervalos comerciais. Quanto mais grana a pessoa investir nessa listagem, o ítem poderá ficar “na frente” dos outros.

Por exemplo: se o jogador inserir uma espada rara, ele poderá vender ela por 80 mil gold e terá uma taxa extra inicial de 200 gold na “taxa de anúncio”. Checando a última página, ele viu que o último ítem era um pouco de batatas por 5000 gold, onde o vendedor gastou um adicional de 1000 g para o anúncio! Na última página, todos os ítens tiveram um custo de 1000 g pra anunciar, e por isso ele teve de remover a espada da listagem, readicionar ela e gastar entre 1001 e 6000 de gold para que ela tivesse visibilidade nas listagens, podendo ficar na frente de outros ítens. Então é uma boa ideia checar qual o valor mínimo de custo na última página daquela localidade antes de adicionar o item para vender.

Black Desert Online - Woman Screenshot HD

Só que esse sistema é relativamente cruel e que elimina, em parte, a venda desenfreada de ítens de crafting e outros ítens “mais em conta” para outros jogadores (e muitos o fazem pra liberar espaço e faturar uma graninha). Dependendo do ítem não será nem um pouco interessante listar ele pra vender para outro jogador, se for necessário um valor elevado da taxa. Supondo que na última página o valor gasto de taxa foi de 1000 g, e outros jogadores decidem inserir o ítem por 1500. Quem tiver gasto 1000 vai sumir das listagens e com isso o custo que utilizamos vai pro beleléu, caso relistemos o ítem posteriormente. Se o item tiver muita procura, aí tudo bem, haverá uma chance do seu ítem for vendido eventualmente. Mas se depois de 1 semana você ainda ver o ítem listado, provavelmente você terá de relistar ele, tendo um novo custo adicional (como acontece normalmente em outros MMOs). Agora se todos foram usar valores elevados, o custo vai subir, subir, subir, e com isso o custo dos equipamentos também, gerando uma inflação gritante. Aí aquela arma de 80 mil pode custar 400 mil, se tornando inviável comprar com outros jogadores. Pois o vendedor irá repassar o custo pro valor da arma!

Só não ficou claro se terá um “valor limite” de taxa de leilão. A premissa é bem realista, mas quem for jogar casualmente pode nem usar esse sistema, e com o sistema de penalidade, ou o jogador guarda os ítens num local seguro, ou vende pro NPC, ou ele tem de ser muito ninja pra conseguir sobreviver em situações mais avançada! Pelo menos nem todos os ítens serão dropados ao morrer!

Por fim, nas próximas semanas poderão surgir outros detalhes do PvP, como as guild wars e quem sabe algum gameplay envolvendo uma disputa de PvP nas Castle Sieges. Anteriormente comentei que teremos 2 grupos, com um tentando invadir uma Castle Siege e outro defendendo, e até o momento só tem vídeos mostrando uma invasão sem resistência. O sistema de colisão também estava ativo, o que gerou uma situação peculiar no vídeo similar aos lags característicos (fora que teve lag, inclusive):

Para mais informações do Black Desert Online, confira a nossa primeira prévia! O MMO ainda não tem data de lançamento, mas muitos esperam que o game possa ser lançado até o final do ano!

Black Desert Online - Meow Cats







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game