Uma das maiores vantagens do WordPress é que o mesmo é tão dinâmico que você consegue alterar todo o layout do site rapidamente, bastando instalar um tema. E existem milhares deles pela internet, bastando o dono escolher o que lhe for mais conveniente.

Estava pensando seriamente em mudar o deste blog, já que eu estava cansando do outro, e queria colocar um com uma largura maior, já que o antigo estava otimizado para 800×600. E como eu iria trocar de monitor (o meu queimou ano passado) comprando um LCD (em algumas semanas), a minha resolução aumentaria. E como eu decidi não criar mais um tema novo(dá muito trabalho e não tenho mais tempo para isto), decidi alterar de tempos em tempos o tema deste blog.

Então ao visitar os feeds do pBlog, vi que o Érico Oliveira traduziu o WP-Premium, e ao ver a imagem ilustrativa e o demo, pensei: é esse! Vou usar este!



Bom, instalar um tema é moleza, mas acertar o mesmo não, e isso quase me impediu de instalar o tema hoje, já que eu demoraria algumas horas para acertar o sistema de cores, remover algumas coisas, testar, etc. Então preparei o post do dia (tento postar no mínimo uma vez por dia aqui), para dedicar o resto da tarde para acertar este tema, e se eu demorasse muito tempo, pelo menos já tinha mandado o texto (apesar de ter mais 70 textos na fila para serem postados 😛 ).

Parece que a minha ralação com o tema anterior tinha servido de lição para alterar o deste rapidamente. E com isso usei dois softwares de auxílio: o Gimp, onde eu via as cores que este tema estava usando (para alterar corretamente) e o Firebug, onde eu conseguia altera o CSS do site e ver o resultado em tempo real, o que me poupou muito trabalho. É claro que foi um trampo altamente cansativo, mas que no final das contas você se orgulha do resultado. É claro que aqui as alterações mais importantes foram no CSS, e poucas no código-fonte do tema.

Aproveitando, segue um comparativo do tema anterior para o novo:

Antes 

Depois

Por fim, ainda falta setar algumas coisas, mas são bem simples, e com isto este blog passa mais uma fase. Agora posso me preocupar apenas com o conteúdo do blog em questão, já que este tema ficará por alguns meses!