Capa Final Fantasy - WoW - ESO Online


Desde o começo de junho, e até a próxima semana, os principais MMOs do mercado lançaram novos conteúdos com história, classes e localidades. O primeiro foi The Elder Scrolls Online, com a expansão Elsweyr, que estava em acesso antecipado, no final de maio, e foi lançado no início de junho nos consoles.

“Em ESO: Elsweyr, o mais novo capítulo da saga The Elder Scrolls Online, vocês devem ajudar o povo Khajiiti e seus defensores a enfrentar antigas feras aladas em uma história principal épica, em um Trial desafiador para 12 jogadores e nos eletrizantes eventos Caça aos Dragões.”

Já o patch 8.2 de World of Warcraft foi lançado no dia 25 de junho, com novidades nos conteúdos, incluindo novas localidades de Nazjatar e Gnomecan, novos equipamentos bênticos e mais missões. E, em julho, teremos o início da nova raide “Palácio Eterno de Azshara”, onde os jogadores irão enfrentar alguns dos seguidores mais poderosos da Rainha Azshara, uma da principais vilãs do game.



Para o Final Fantasy XIV, temos a expansão Shadowbringers, lançada em 2 de julho, trazendo a nova raça Vieira, novas masmorras, uma incursão para 8 jogadores, novos jobs, localidades (como Rak’tika Greatwood, Amh Araeng e Il Mheg) e o aumento de limite de nível. O MMORPG está disponível para PS4 e PC.

E para aproveitar melhor os jogos, sempre é interessante você ter bons equipamentos, principalmente na parte de rede (com placas de rede e modems) e na placa-mãe, para reduzir a chance da conexão cair em um momento crítico. Ao trocar o PC para um mais moderno, muitas vezes o jogador tem de trocar também a placa-mãe, por conta delas terem suporte às tecnologias modernas de transferência de dados.

Importância dos periféricos, produtividade e a PCI Express

Atualmente, boa parte dos PCs usam a arquitetura 3.0 (PCIe, ou PCI Express). E, este ano, chegará ao mercado dispositivos que usam a 4.0, com mais velocidade na troca de informações entre a placa-mãe e a placa de vídeo. A ideia da especificação 4.0 é de alcançar velocidade de até 64 GB/s (gigabytes por segundo), aumentando absurdamente a performance dos jogos.

Uma boa placa-mãe é importante por dar mais segurança na compra de upgrades para o seu PC, como trocar a placa de vídeo e adicionar mais memória RAM. Na época da troca do meu PC, quando consegui uma GeForce 1080, troquei inclusive a placa-mãe e, com isso, fiz um upgrade interessante, adicionando um SSD para deixar alguns jogos mais rápidos e mesmo inicializar o Windows com mais eficiência, reduzindo a demora e aumentando a produtividade.

Por exemplo, no World of Warcraft, algumas áreas problemáticas, como Dalaran, demoravam muito tempo pra carregar. Agora, está muito mais rápido por ter adotado um SSD! O SSD também será adotado no PlayStation 5, e em um teste divulgado pela Sony em um evento japonês. Na prática, enquanto o PS4 PRO demorava 8 segundos pra carregar o Homem-Aranha, no PS5 a velocidade foi de 0.8 segundos! Praticamente instantânea.

Lembrando que existem diversas opções no mercado e, caso você tenha um orçamento adequado, pode começar pela GeForce 1160, ou talvez ir direto para a 1070, com pelo menos 8 a 16 GB de RAM e um SSD instalado. Agora, se você tiver um orçamento inicial maior, vá direto para a GeForce RTX, pois assim você já conseguirá usufruir do Ray Tracing nos jogos: Shadow of The Tomb Raider, Metro Exodus e Battlefield V usam o recurso. Além disso, mais games terão o Ray Tracing no futuro, como o Call of Duty: Modern Warfare (que será lançado em 25 de outubro), Cyberpunk 2077 (que sairá em 16 de abril de 2020) e o Watch Dogs: Legion (6 de março de 2020).

Futuro da PCI Express

Para o futuro dos periféricos, a PCI-SIG, empresa responsável pela especificação PCI, chegou a terminar a especificação 5.0 e iniciou a divulgação de informações da 6.0, com melhorias expressivas na velocidade de comunicação. Para a 5.0, eles querem chegar até 128 GB/s no PCI 5.0 x16 (ou seja, com 16 lanes ou pistas de transmissão) em modo full duplex (recebimento e envio simultâneo de dados).

Para a 6.0 (que foi revelada recentemente), com o objetivo de chegar a 256 GB/s, eles optaram por anunciar antes. Pensando a longo prazo nas novas tecnologias que estão em tendência atualmente, como a inteligência artificial (e aprendizagem de máquina), redes, armazenamento (que continuará crescendo no futuro, com cada vez mais pessoas gerando conteúdos e informações nas redes sociais), computação de alto desempenho e aprendizagem de máquina.

Lembrando que muitos jogos também pedem ótimas placas de vídeo para você rodar com boa qualidade e em resoluções Full HD e 4K, que oferecem melhorias visuais notáveis nos jogos.