World of Warcraft - Valeera Sanguinar - Index


World of Warcraft - Wallpaper Full HD - Valeera Sanguinar - 1920x1080

Hoje a Activision Blizzard comunicou que o número de assinaturas do World of Warcraft teve uma queda significativa no número de assinantes. Segundo o Massively, no último trimestre cerca de 800 mil pessoas deixaram de pagar o jogo, e a empresa comunicou ao site que a maioria das perdas em número de assinantes foi no mercado asiático, hoje um dos principais mercados de consumidores no mundo.

Desde o lançamento da expansão Mists of Pandaria, a empresa perdeu mais de 3 milhões de jogadores, um número bem elevado, e apesar do game ainda estar no topo de faturamento global (segundo uma matéria recente do UOL Jogos com os MMOs de maior faturamento de 2013) certamente ela deve estar bem preocupada com essas quedas constantes, e com mais jogos surgindo no mercado, além da concorrência pesadíssima de concorrentes como o Guild Wars 2 e o League of Legends (que não é MMO, mas é gratuito) a tendência é o jogo continuar perdendo assinantes ano após ano. Mesmo que a expansão Warlords of Draenor venha com novidades e ainda mais conteúdo, o game ainda continua um pouco datado, e até mesmo eu abandonei o jogo por conta da mensalidade. Não que eu não queira pagar o jogo, mas com opções atuais mais interessantes e baratas (Guild Wars 2 , por exemplo, não tem mensalidade) optei por deixar de jogar o game do que pagar, jogar algumas poucas horas e depois esquecer (ou não ter tempo) de jogar com regularidade. Aí caracterizaria como uma “grana desperdiçada”, algo que eu ando querendo evitar um pouco ultimamente (e para efeito de comparação eu parei inclusive de jogar o Guild Wars 2, estando sem jogar ele direito faz umas 3 semanas, por falta de tempo).



Uma saída da Blizzard é do game virar Free-To-Play, mas acho que ainda deve demorar bastante tempo para isso, fora os riscos do game ficar pior se ela inserir micro-transações no jogo, e ela prefere o sistema de assinaturas justamente pro jogador ter acesso a todo o conteúdo do jogo de maneira igualitária, mesmo que demore muitas horas de jogo pra pegar os sets de equipamentos mais poderosos. E com jogos como o Hearthstone ajudando no faturamento, aliado ao número ainda impressionante de assinaturas (mesmo com a queda atual são 6.8 milhões de assinantes!) então a Blizzard ainda consegue um faturamento bem elevado. Só que o jogo pode não conseguir durar pra sempre, e pelo Titan ter sido reiniciado internamente, então pode demorar bastante tempo até eles terem um novo MMO que consiga fazer a empresa ter mais faturamento.

Por fim, em dia 14 de agosto a Blizzard anunciará a data de lançamento da expansão, além de mostrar ao mundo a CG oficial de Warlords. Pelo histórico da Blizzard de criar CGs incríveis (a do Mists of Pandaria e a ascensão do Asa da Morte em Cataclysm são muito maneiras) então espero uma CG épica. Enquanto isso, ainda quero ver se me reorganizo pra pensar em voltar a jogar e concluir o conteúdo do Mists, pois ainda tenho um anão lv 87 no jogo, e ainda quero dar uma coça no Garrosh, antigo chefe da Horda que virou o principal vilão da expansão atual de um dos melhores MMOs de todos os tempos.

World of Warcraft - Gilliusth - Vôo







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game