O que é a palavra hype? Como definir que um assunto é hype? Algum tempo atrás postei um texto sobre Final Fantasy XIII, onde coloquei a definição de hype, por Sérgio Rodrigues (do finado No Mínimo):

Hype é badalação excessiva, propaganda injustificada; histeria, zunzum ou falatório promovido com intenções comerciais em torno de um produto, modismo ou pessoa

Na minha opinião, hype é modinha. Hoje, emo é hype. O iPhone é hype. O Lula é hype (ok…EMO e Lula não poderiam estar como hype, mas a gente não fala deles o tempo todo? Pelo menos não fico falando sobre emo aqui no blog!). O hype é difícil de definir, por ser uma palavra estrangeira (não me perguntem nada relacionado!), e a minha definição de hype é: Assunto atual que as pessoas gostam de comentar e discutir, muitas vezes.

Vamos agora falar de games! Como definir se um jogo é hype? Porquê um game é hype? Como identificar um game hype? porquê o Flausino vive postando que o jogo x é hype? Quantas vezes a palavra hype já foi repetida até aqui?



Muitos games atualmente são hype pois as produtoras sempre divulgam informações sobre os games, o que gera expectativas dos jogadores, discussões, etc. Isso se acentua quando o game está próximo ao lançamento. Outras vezes as informações são tão impressionantes que o povo fica impressionado.

É o marketing! Hoje as produtoras apelam pro marketing, para gerar discussões em fóruns de discussão, sites e blogs. E como os jogadores sempre estão ávidos por novas informações de um game, qualquer imagem serve de discussão. Qualquer informação também serve para iniciar discussões. E também os jogadores vivem fazendo comparações. Cada um tem a sua opinião, claro. Não sou eu que vou mudá-la!

Então as produtoras conseguem gerar marketing e espectativas dos jogadores. Algumas vezes o marketing vem naturalmente, e outros as produtoras tem que agir, enviando imagens para revistas impressas, chamando críticos de games para jogarem algum game, divulgam trailers em feiras como a E3…há muitos métodos. Mas algumas vezes o marketing que vem gratuitamente e não é tão bom para as produtoras.

Por exemplo: temos o Manhunt 2. Você já ouviu falar deste game? Não? Onde você esteve nos últimos meses? Caso esteja um pouco por fora da área de games, vou resumir: o Manhunt 2 é um dos games que geraram mais marketing em 2007. E uma publicidade totalmente gratuita. Mas o que o game tem que foi tão comentado? Simples: ele foi proibido na Inglaterra pelo nível de violência do game e nos EUA a Sony e a Nintendo estão se recusando o lançar o game, que ganhou classificação de 18 anos.

Resultado: todo mundo falou do jogo, e isso pode, por incrível que pareça, turbinar as suas vendas. E a Rockstar, a produtora do game (a mesma do GTA, outro game polêmico) teve de recolher o game e está modificando o mesmo, para conseguir comercializar o jogo.

Outro game altamente comentado é Crysis, um game de tiro para PC. Qualquer informação divulgada nos sites e fóruns geram discussões enormes. E isso vai se intensificar com a aproximação do lançamento do jogo, que está previsto para novembro (isso se a Eletronic Arts, a distribuidora do jogo, não adiar o mesmo).

O maior problema é que a gente espera demais por um jogo, acha que o mesmo será um jogão, mas no final das contas a decepção pode ser grande. Já imaginou se o Crysis for um game ruim? Tudo bem que na véspera do lançamento os sites vão postar notas do jogo, e se o game começar a ter notas medianas ou baixas (todo mundo espera que isto não aconteça, mas tudo pode acontecer nesta área), aí sim os jogadores vão desanimar. Muitos deles estão contando os dias para o lançamento do jogo, e ninguém espera uma decepção quando for jogar aquele game tão esperado (caso ele não leia nenhuma análise postada em sites e blogs).

Por fim, cabe a nós que não coloquemos tantas expectativas num game, já que a gente pode se decepcionar facilmente. E cabe ao jogador analisar o game, mesmo se ele não tiver notas muito altas. Como cada um tem um gosto diferente, vai ter opiniões diferentes. O game que eu mais gosto pode não ser o melhor game por outras pessoas, e vice versa.

E a gente continua sempre de olho nos games e nas notícias. Sempre 😀







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game





Paganini Mixer