Playstation 1 Sony

Em preparação para o evento do dia 20 de fevereiro, com a Sony anunciando o “futuro do PlayStation” às 20h00 (horário de Brasília), o PlayStation.Blog publicou um vídeo mostrando o início da divisão de videogames da empresa, com o lançamento do primeiro PlayStation. Temos as clássicas filas de consumidores, trechos das E3 e o Crash Bandicoot trollando o Mario! Confira o vídeo:



O primeiro PlayStation, lançado em 1994 no Japão e em 1995 no Ocidente, revolucionou a indústria, trazendo gráficos 3D e maior facilidade de desenvolvimento. Também foi um dos consoles que usou o CD-ROM como mídia, trazendo mais espaço de armazenamento. Comentar hoje que 650 MB era suficiente para ter um game do tamanho de um Tomb Raider ou alguns RPGs pode soar estranho, mas na época os arquivos, modelos e assets eram menores. Apenas os RPGs mais parrudos e com maior apelo das “ceninhas” (Final Fantasy VII e o Final Fantasy VIII) que precisaram de mais mídias. Hoje um simples vídeo em alta resolução ocupa um tamanho maior do que os CDs, e a tendência é ter games que precisem de mais espaço de armazenamento.

Pode-se dizer que, depois do PlayStation 3, o primeiro PlayStation (posteriormente PSOne) foi o videogame mais usado por este que vos escreve. Games como Gran Turismo, Metal Gear Solid, a série Tomb Raider, os Final Fantasy, Tekken 3, Stret Fighter Alpha 2, games de futebol, Syphon Filter, Xenogears e muitos outros jogos fizeram história, numa época que a gente era tudo criança/adolescente com tempo pra jogar a tarde toda na TV, organizando campeonatos de games de futebol e divertindo pra valer apenas para distrair e esquecer um pouco aquele dever de casa chato das escolas! Na época era a revolução tecnológica, e nós nem tínhamos muito senso crítico pra sair criticando gráficos, jogabilidade, etc, mas ficávamos maravilhados com aqueles poucos estágios do Gran Turismo “a 60 frames por segundo” ou mesmo com os enredos de Xenogears e do Final Fantasy VII, ainda hoje considerado dois dos melhores RPGs de todos os tempos.

Talvez o desafio maior no futuro seja voltar às origens e conseguir ainda trazer diversão, numa época em que poucos tem tempo e tem de trabalhar para conseguir se sustentar. Muitos hoje são chefes de família, tem filhos e mais responsabilidades, mas às vezes conseguem ter algum tempo para poder se divertir com videogames. Crescemos e não perdemos o velho hábito! Quem está chegando agora pode até torcer o nariz pros gráficos dos games antigos, mas na época era o que tinha de melhor na tecnologia, e recentemente começamos a ver um novo salto tecnológico que se intensificou na geração atual.

E você? Quer compartilhar algum momento legal da época do primeiro PlayStation? Deixe o seu comentário!







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game