PS3 e PS4 - Consoles


Neste sábado um jogador chegou a me pedir ajuda pela web por conta dele ter tido um PlayStation 4 furtado dentro de sua casa, e com isso decidi fazer um tutorial com o modus-operandi, tanto para esta situação tensa, quanto em caso do console der problemas. O tutorial funciona tanto pra PS4, quanto pro PS3 e o PS-Vita, já que a conta da PSN é a mesma para ambos os casos, mas o jogador pode acabar tendo de fazer o mesmo procedimento em várias contas diferentes, caso ele tenha diversas contas cadastradas nos consoles.

Vamos lá:

Acesse o site do PlayStation e troque a sua senha

No site oficial da Sony você pode fazer o login no site, clicar no seu nick e depois ir na opção Configurações da Conta –> Segurança –> Senha –> Alterar, indo para a página de Senhas e inserindo a senha anterior no primeiro campo, a nova senha no segundo e depois confirmando a senha. Assim você terá assegurado de que ninguém irá acessar o seu console maliciosamente.



Alteração de senha na PSN Network Brasileira

Desative os dispositivos pela web

Se você fizer a desativação total de todos os dispositivos, a Sony limita a operação em 1 vez a cada 6 meses . Então se o jogador voltar a ter problemas, só alguns meses depois que você fez a desativação anterior. Dentro das configurações de conta você vai em Mídia e Dispositivos, escolhendo desativar TODOS os dispositivos nesta página.

Menu de Desativação de Contas - PSN Store Americana

Já para a PSN Store americana, você deverá ir em Account Settings –> Media and Devices –> Deactivate All, fazendo o mesmo processo. O jogador pode fazer isso para TODOS os dispositivos, ou ele pode fazer manualmente, escolhendo 1 console específico. Basta seguir estes passos:

PSN BR: Dispositivos –> Sistemas PlayStation  –> Escolher um console –> Desativar
PSN EUA: Devices –> PlayStation Systems –> Escolher 1 console –> Deactivate

Este passo manual não entra na limitação dos 6 meses de desativações totais, mas também recomendo fazer com cautela. Lembrando que se você compartilhou a conta com um amigo, existe o risco de você desativar o acesso do console dele, pois normalmente a maioria dos jogadores não mudaria (ou saberia identificar) qual console é qual. Mas por via das dúvidas você pode desativar tudo, trocar a senha da conta e passar os dados para ele posteriormente.

Dúvidas comuns

É possível bloquear o PS4 completamente?

Não. Até onde eu sei o console continuaria funcionando. O mais recomendado, claro, é desativar a conta da PSN para impedir que o outro usuário acesse os seus jogos ou mesmo tente violar algum save de sua conta da PSN Plus ao tentar upar um save vazio pra nuvem.

Segundo um usuário no fórum oficial do PlayStation, apenas a Sony poderia banir o console da rede, mas apenas com certos critérios, como banir um console que tenha acessado uma conta da PSN que tenha sido roubada. Ou o jogador poderia acionar a polícia, para eles tentarem localizar o aparelho, com a Sony fornecendo dados do aparelho e, usando localização por IP, localizar locais onde o console pode ter sido conectado pelo outro jogador.

Só que acaba sendo uma tarefa bem custosa, e por mais que um PS4 seja um console caro, é difícil de ver isso acontecer por aqui, ainda mais com as forças policiais estando mais ocupadas com outras tarefas mais perigosas.

Tem alguma maneira de prevenir isso?

Primeiro de tudo: discrição total e reforce a segurança de sua residência, além de contratar um seguro para a sua casa e seus bens. Existem seguradoras que fazem apólices que tenham aparelhos eletrônicos, mas você terá de consultar um corretor nessa situação.

Além disso, evite falar por aí que você tem um console de ponta: você não sabe se um amigo distante do seu vizinho é confiável, e ficar “se gabando” é dar sopa pro azar. Claro que você irá adicionar outros amigos que tenham o console e tudo mais, mas não precisa se gabar por aí ou falar no barzinho da esquina que “nossa comprei o PS4, o console é demaissssss”. Eu mesmo sou contra, por exemplo, de usar aplicativos tipo o Foursquare ou comentar por aí que “estarei saindo de férias com minha família pra ficar 10 dias na praia, que maravilha!!!”. Faça a viagem e pronto, mas deixe a casa bem protegida. Ou você pode deixar o console com um amigo próximo, caso você tenha medo de perder o seu videogame.

PlayStation 4 - Foto