O que você jogará neste final de semana? (213)



Ni No Kuni Wrath of The White Witch Ajudante Floresta

Tem certos jogos que você adquire e que demora para a ficha cair. Alguns que eu posso citar são o Final Fantasy XIII-2, Skyrim, Mass Effect 2 (na época que eu comprei), o Mass Effect 3 e o recente Tomb Raider, pois são games que estavam sempre na minha lista de jogos, mas que acabavam sendo protelados por diversos motivos (alguns deles relacionados com planejamento de orçamento mensal. Ou “não tinha tanta grana pra tanto jogo em pouco tempo”). Durante os últimos meses consegui adquirir eles, e apesar de não ter jogado eles em sua totalidade, pelo menos posso fazer uma progressão mais lenta, por serem jogos maiores e que demandam mais tempo de jogo, e são de gêneros que eu curto bastante (RPG e aventura/ação). Essa semana saiu uma graninha extra de um freela que eu fiz anteriormente e com isso decidi abrir o bolso para comprar o Ni No Kuni: Wrath of White Witch, o RPG sensação do momento no Playstation 3.

Joguei a demonstração no começo de janeiro, curti bastante o que eu vi, mas o game não é um “mega-best seller” que aparece fácil na locadora igual a outros games como um Need For Speed ou um God of War, fora que o game tem uma certa dificuldade em aparecer nos grandes varejistas com um preço decente. Por custar 150 reais na PSN Store, não faria muito sentido comprar o jogo por R$ 200 reais na Saraiva, e em buscas de preços o game tem valores variáveis em diversas lojas não tão conhecidas do público (o que gera um pouco de desconfiança). Então eu aproveitei a promoção na PSN Store europeia, com o game custando em torno de 85 reais, e um detalhe inédito é que, no ato da compra do jogo na loja, a PSN Store mostrou uma mensagem comentando que eu não tinha espaço suficiente no HD, e que eu precisaria de ter 33.1 GB livre para poder fazer o download do jogo. Junto com a mensagem tinha uma mensagem: se eu queria comprar o game assim mesmo. Decidi seguir em frente (claro!) e veio a segunda surpresa: o game tem 2 arquivos enormes de download, um de 15.9 GB e outro com 5.9 GB (totalizando os quase 22 GB do game). No momento em que eu escrevo o post o download do primeiro arquivo está quase acabando, e estou na dúvida de qual instalar primeiro quando terminar os 2 downloads, pra não dar qualquer problema e ter de baixar o game todo outra vez (mais de 24 horas de download é muito pra qualquer um!). Normalmente a ordem dos fatores não altera o produto, mas me veio essa “doidera mental” nas últimas horas.

Outro detalhe que é legal de comentar é ver algumas discussões sobre o tamanho do jogo por aí. Num tópico antigo do Giant Bomb a galera tinha começado a desistir de comprar a versão por download por conta do tamanho do jogo, de não ter tanto espaço no HD, de ter PS3 com pouco HD e das velocidades da PSN Store (que melhorou nos últimos anos, mas tem horas que fica ruim), fora os potenciais problemas de “estouro de banda” quando uma pessoa passa do limite de downloads/uso de um provedor de internet. Aqui em Varginha eu uso o Velox há muitos anos por ser a opção mais estável de provedor, e quase nunca tive dores de cabeça. Sempre escuto casos de gente com internet com mais velocidade e que usam outros provedores, e elas tem problemas diários de falhas e dor de cabeça. E por ter ainda uma velocidade jurássica (2 MB, sem previsão de ter uma velocidade melhor pra minha casa) a minha estimativa mais otimista de download é 24 a 30 horas, e uma vantagem do provedor é que até o momento não tem nenhum contrato de “limite de transferência mensal”, o que facilita para fazer downloads gigantes. Claro que eu não fico o dia todo fazendo downloads, por não ter muito o que baixar no momento (nem séries direito eu ando assistindo mais, pra variar.). Outra dúvida que um usuário do Giant Bomb perguntou é se o arquivo menor tivesse a primeira parte do game, para ir jogando enquanto ocorre o download da parte maior, mas segundo outro usuário, será necessário ter as 2 partes instaladas para jogar.

Mas voltando ao objetivo do post, além do Ni No Kuni, provavelmente devo continuar na progressão do Tomb Raider, pois eu andei dando uma parada depois das primeiras horas de jogo. Não que eu tenha achado o jogo ruim: eu foquei mais o Metal Gear Rising na semana passada pra poder conhecer a versão final (e não gostei muito do jogo) e fazer uma análise do game, que deve ser publicada na semana que vem. Outra questão que fez eu não ter jogado tanto nos últimos dias foram alguns problemas pessoais que estão consumindo bastante o meu tempo, e as próximas semanas serão mais complicadas.

E você? Vai jogar algo nesse final de semana? Deixe o seu comentário!



POSTS RELACIONADOS