PS4 e Xbox - Joysticks


Ao cogitar a compra de uma nova plataforma para jogar, muitos jogadores analisam sobre os preços dos jogos e o custo-benefício, tanto o custo inicial e o futuro. Três das plataformas mais recentes na atualidade se beneficiam bastante dos preços e das promoções regulares: o PS4, Xbox One e o PC. A Nintendo é mais complicada, pois, por não ter representação no Brasil, os preços dos jogos ficam muito acima do que de outras plataformas, ficando quase inviável consumir jogos do Switch com compras físicas.

Nas outras, temos hoje serviços que barateam bastante o acesso aos jogos, mas estão dentro de camadas de assinaturas. Por exemplo, o Xbox One, com o serviço Game Pass. Com mais de 100 títulos e renovação deles a cada mês (com a entrada de mais jogos, e alguns deixam o catálogo do Game Pass), o jogador pode assinar o serviço e escolher um título e baixar ele pro seu console, jogando enquanto o game está dentro do catálogo. Quando um jogo deixa o Game Pass, o jogador pode optar por comprar o game e manter o seu progresso, mas muitas vezes ele consegue terminar e partir pro próximo game.

Xbox Game Pass com o Kingdom Hearts 3

E é na compra individual que ele poderá analisar tanto o valor oferecido na loja ou usar um comparador de preços, pra adquirir em mídia física, ou digital, caso seja em outra plataforma. 



No PS4, temos algumas situações: a PlayStation Plus (e de certa forma o EA Access) e as promoções. No console da Sony, a Plus é um serviço de assinaturas similar ao da Xbox Live Gold, onde o jogador precisa manter ativo pra jogar online. Games como o Overwatch e o The Division 2 (por exemplo) precisam da assinatura ativa, e com isso você terá acesso a 2 ou 3 jogos todos os meses, com eles ficando “para sempre” na sua conta, enquanto você for assinante. Caso você cancele, não terá acesso aos jogos, mas poderá optar por comprar o game individualmente (desde que não tenha componente online).

Em matéria de promoções e descontos nos games, tudo depende muito das produtoras e da época. Algumas épocas temáticas, de grandes eventos, são aproveitadas pelas empresas pra oferecer promoções, como o Natal, a Black Friday e até mesmo o Ano Novo Lunar, que comemora a chegada de um novo ano na China. Assim as produtoras fazem as promoções nas mais diversas plataformas, com preços equivalentes. Ou mesmo tem promoções pra gerar hype. Por exemplo o The Division 2 estava com um desconto incrível na PSN, Xbox Live e no PC, saindo a R$ 10 reais a versão-base, onde a Ubisoft aproveitou o anúncio da nova expansão Warlords of New York (que foi lançada oficialmente esta semana).

Hoje em dia considero o Xbox Game Pass uma das melhores opções para economizar, por oferecer uma gama de títulos pelo preço de uma assinatura mensal. Mas se for analisar as promoções individuais, os 2 consoles são equivalente e sempre tem promoções quase toda semana, com os preços bem próximos. 

Vale comentar que, caso o jogador não tenha encontrado um jogo em uma loja local e quer comprar em mídia física, ele pode tentar fazer uma busca usando um comparador de preços e escolher a opção mais barata, ou pegar uma edição especial. O jogador também pode usar um cupom de desconto, e assim ter um preço ainda menor, ajudando bastante no orçamento.

Em sites como a Promobit, o jogador pode, inclusive, ter uma lista de desejos, e assim ficar por dentro das promoções, além de usar o site pra buscar as melhores ofertas e interagir com outros jogadores pelas redes sociais.

Steam, Epic Store e as lojas digitais

Já o PC tem algumas opções, e muitos jogos tem preços mais em conta, por conta dos impostos. Alguns títulos as produtoras acabam equiparando os preços com o varejo, mas outros ficam mais baratos, e a diferença pode ser significativa. O problema é que, dependendo do jogo, pode não rodar em seu PC, se você não tiver placas de vídeo modernas.

O investimento em um PC gamer, dependendo do que você almeja, pode ser mais caro do que um console atual. Placas de vídeo, memória, um HD SSD, teclado, mouse e um joystick, onde você tem de comprar tudo separadamente, ou orçar em uma assistência técnica ou comprar num grande varejista. Orçar um PC em uma loja especializada ajuda na economia de custos.

Jogos Grátis na Epic Store

Nas lojas digitais, o Steam é a mais famosa, com um catálogo gigantesco de títulos e promoções imperdíveis em muitas épocas do ano. O site praticamente se tornou uma rede social independente, com análises dos usuários, wishlists, sistemas de conquistas, chats online com outros jogadores, etc.

Outra opção que está ganhando mais popularidade é a Epic Store, da Epic Games. Com eles oferecendo jogos de graça de tempos em tempos, muitos jogadores estão usando a loja pra acessarem os jogos. Na época do Natal eles ofereceram diversos jogos gratuitos, e com isso a coleção de muitos jogadores aumentou bastante, além de acessarem games que muitos não comprariam em um primeiro momento.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game