Paganini Mixer

Apesar do meu pouco conhecimento em computação gráfica (e desenvolvimento de jogos, mas aos poucos chego lá), sei que uma das coisas mais difíceis de fazer são pêlos (principalmente de animais. Por exemplo, A Era do Gelo 2, retratado na imagem deste post). Acho isso difícil pelo fato de que existe muitas variáveis que podem influenciar o estado deles. A variável mais comum que vem na mente das pessoas é o vento, que pode mudar a posição dos pêlos. Fazer isso numa animação demanda muito tempo dos animadores, além das estações de trabalho, que demoram muito tempo para gerar este tipo de recurso.

Hoje eu andei vendo sobre Ratatouille, a nova animação da Pixar no post Avanços técnicos da Pixar em Ratatouille do Allan Brito, e acabei me lembrando da animação Madagascar (por causa dos pêlos). E aí me lembrei da notícia a seguir:

“Madagascar” tem a tecnologia mais complexa da DreamWorks



E como gosto de pesquisar para poder criar meus posts (e deixar eles com o máximo de informações possíveis sem deixar o post chato), pesquisei na internet algumas informações sobre isso:

O segredo está nos pêlos

A era da computação gráfica

Tudo bem que o segundo link não tem muito a ver com o post, mas é interessante para quem gosta de computação gráfica.

O desafio maior mesmo é tentar simular isso em tempo real, num game. A nova geração de consoles e novas tecnologias, como as engines CryEngine, Unreal Engine 3 e a API DirectX 10 (aproveitando, leia os textos DirectX 10: as novas regras do jogo e Crysis: 2007 é o ano do DirectX 10 – Gráficos nunca foram tão realistas), podem fazer com que este patamar seja superado. Já temos o Hydrophobia que pode revolucionar a indústria de games no quesito simulação de flúidos, e quem sabe possam surgir jogos com pêlos tendo influência da física e deixando-os mais realistas.

Voltando ao Ratatouille, o nível gráfico do filme está realmente excelente (e no post do Allan tem uma série de vídeos mostrando o making-of do filme), e pode até ganhar o Oscar de melhor animação ano que vem. O filme será lançado no dia 29 de junho e aqui no Brasil deve estrear no dia 6 de julho. Para mais informações:

Ratatouille – Animatoons

Ratatouille: Novo clipe da animação fala de comida







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game