Playstation 3

Na SB Games de 2011, chegamos a comentar que havia comentários nos bastidores sobre a fabricação do Playstation 3 aqui no Brasil, um assunto que até então se manteve sem muitas notícias relacionadas desde então. A mais recente que noticiamos é de outubro do ano passado, quando a Sony iria apresentar um projeto para a fabricação do console aqui no Brasil, o que já acendia a esperança de vermos um PS3 por um preço mais barato, pois o console não é tão barato nos revendedores oficiais, e é mais caro que o X360.

Muito bem. Hoje saiu no UOL Jogos que o console nacional já será vendido a partir de 6 de maio! Eles apuraram que o valor será de 1099 reais, e que eles querem reduzir para 999 reais, um valor mais interessante para o varejo e para os jogadores. O console terá uma redução de preço em 400 reais, mas sairia mais caro que a versão mais light do Xbox 360 (atualmente em R$ 899), e mais barato que o Xbox 360 com 250 GB de HD, que custa atualmente 1399 reais com o Kinect (R$ 1199 sem o acessório, dependendo do varejista). Claro que sempre tem aqueles que vão dizer que “ah, mas o console está mais barato na Santa Efigênia” (bairro popular do comércio de eletrônicos em São Paulo) e que é fácil conseguir arrumar o console mais em conta. Só que um console nacional tem as suas vantagens, como a garantia oficial, e, quem sabe, assistência técnica oficial. A Sony não confirmou o lançamento, mas pelo “andar da carruagem” tudo indica que o console será fabricado aqui no Brasil.



Ainda sobre assistência técnica seria muito bom, principalmente para consertar o YLOD ou que desse para reaver os dados do HD quando o console tivesse esse problema. Apesar da Sony atualmente dispor de ferramentas para desativar PS3 pelo site, ainda não temos uma Playstation Plus para poder upar os saves de contas brasileiras para a nuvem (muitos games tem bloqueios para cópias), e não sei se seria fácil recuperar certos dados.  Talvez usando um case de HD interno, mas eu teria de experimentar isso um dia desses pra ver, e ir atrás do meu antigo console, que ficou na assistência para ver se o leitor Blu-Ray poderia ser usado pelo técnico em outro console, mas por ser o modelo mais antigo, ele não viu mais o PS3 antigo aparecer por lá com um leitor ruim para efetuar a troca.

De qualquer jeito ter o PS3 fabricado é bom para o Brasil, que também recolhe impostos, tem geração de empregos na região de Manaus (o provável local onde o console será montado) e diminui os transtornos da Sony para importar o aparelho. O Governo sempre incentivou mais a fabricação aqui, oferecendo subsídios diversos, e com certeza o valor oficial será mais barato, diminuindo os impostos. O mercado cinza ainda vai continuar oferecendo preços baixos, mas a gente sempre torce pelo lado oficial, que dá mais segurança ao consumidor. E entre comprar um PS3 no mercado cinza e um oficial, dependendo da diferença de preços no mercado oficial tem mais vantagens.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game