Após uma semana de busca pelo melhor preço indo de vendedor que mudava de preço a cada ligação a preços diferentes para garantias diferentes e lojas que pareciam mais a americanas vendendo o PS3 em 2006, consegui por as mãos no meu PS4. Não foi fácil e nem foi barato mas a graça foi alcançada.

 PlayStation 4 Luz Azul

Caixa em espanhol, o meu veio do México, manuais em português (sim eu leio manuais), controle, cabos e o console. Lembro das fotos e de ter visto ele de “perto” na BGS e sempre achei ele feio, mas ao passar um tempinho e toca-lo algumas vezes isso mudou e até que ele ficou bonito, mas perde muito para o PS3 FAT que fica ao lado dele.



Eu tinha vistos vários vídeos, muitas fotos e falado muito de PS4, porém, não tinha visto ninguém ligar ele e acredite eu não sabia onde ligava. Os desenhos de identificação são minúsculos. Após ligar o console e ver o símbolo do Playstation na tela um pequeno sorriso aparece eu meu rosto.

PlayStation 4 Detalhe Ícones

Configuração de idioma, hora, perfil e outras coisas, chego a tela inicial. É um azul com efeito de uma espécie de vidro ao fundo, bonito de se ver. Fico brincando no menu até me familiarizar e saber onde está cada coisa e rapidamente me sinto confortável para buscar as novidades.

PlayStation 4 - PSN

Agora temos um ícone chamado notificações, que traz tudo que acontece no seu PS4. Troféus, convites, alertas de jogos, downloads e uploads. Essa é uma área bem bacana, mas quando tiver muitas notificações será um pouco confusa.

Uma coisa nova é o Perfil, agora há um ícone só pra isso, cheio de novidades. Level, Troféus, avatar, descrições dos 3 últimos troféus ganhos e outras coisas.

PlayStation 4 - Perfil

A velocidade do sistema impressiona, estando em um jogo e apertando o botão PS o menu pula na tela sem qualquer loading, entrando ou saindo dos aplicativos (sim, agora tudo nele é chamado de aplicativo) tudo vai rápido, muito rápido.

O que mais demorei a me adaptar foi o controle, e uma coisa em especial. Nunca, eu nunca tinha jogado em um controle que não tivesse pelo menos o START e tem hora que ainda o procuro. A primeira coisa que se estranha é a falta do START e SELECT, mas a pegada do controle é bacana e o material que é bem poroso deixa o controle confortável.

PS4 - Controle Dual Shock 4

Os botões L e R são menores e mais macios em comparação com o anterior. Os botões SHARE e OPTIONS são de fácil acesso, há também um área com touch, que também tem um clique. A luz ao fundo do controle muda constantemente de cor e ainda não achei um padrão, quando morro no killzone essa luz fica vermelha, por exemplo.

O controle tem um auto-falante e funciona muito bem no Killzone por exemplo, fica muito bacana o jeito que usaram, porém, ele precisa de um volume é alto demais o ajuste do volume tinha que ser mais fácil o acesso, para alterar tenho que ficar apertado o botão PS, ir em configurar dispositivo e depois em alterar o volume do controlador. Um item bacana é o headset que agora éjá vem no pacote e é ligado no controle.

Porém meus amigos, nem tudo são flores e tive alguns problemas.

Estava baixando o jogo Constrast e após um tempo de download recebo uma mensagem “Constrast já pode ser instalado” só que quando ia instalar mostrava a barra de download, ou seja, jogar e baixar ao mesmo tempo nesse caso não funcionou, outra coisa é que quando selecionava algum troféu ao aparecer as informações a tela ficava em azul como se estive congelada e nada acontecia, os botões não respondia somente após alguns segundos a tela voltava e aparecia as informações.

Na tela inicial onde mostra meus jogos e aplicativos não posso ordenar a exibição, então a quando tiver muita coisa vai ser bem complicado achar.

Mas de todos os problema o que mais me incomodou foi pedir pra selecionar o perfil quando o controle é ligado novamente. Você aperta o botão PS e aparece  dois perfis, o seu e um convidado, você selecione e depois volta para o jogo. Não seria mais simples deixar o perfil principal selecionado e se eu fosse passar o controle para outra pessoal dai eu ia lá e mudava o perfil? Isso me incomodou muito.

Agora é esperar a PSN liberar, que deve acontecer somente no dia 29 de novembro. Os jogos estão com preços altos e a quantidade de jogos ainda é bem pequena, espero que nos próximos 6 meses essa oferta aumente muito, pois ter um console e não ter variedade de jogos é bem complicado.