Infamous Second Son - PlayStation 4

Durante a Develop Conference, alguns engenheiros de engines e ferramentas de desenvolvimento de jogos comentaram que o PlayStation 4 e o Xbox One ainda não tem poder suficiente para ter gráficos foto-realistas. Para Tim Sweeney, criador da Unreal Engine, pode demorar pelo menos 10 anos (ou menos) para que os gráficos fiquem “indistinguíveis” da realidade. Já o Masaki Kawase (líder de engenharia de software e arquiteto de shaders da Silicon Studio) comentou que, para renderização pura até que estamos bem perto, e que o olho humano pode não distinguir as diferenças entre imagens estáticas se colocar “lado a lado”. Mas uma imagem mais realista pode mostrar rapidamente que é artificial.

Um exemplo interessante do que temos atualmente foi demonstrado em 2012 atrás pela Konami, com a Fox Engine, quando a equipe do Hideo Kojima renderizou uma sala de reuniões e um cavalo em na mesma sala, e demonstrou isso ao mundo (e ainda desafiando os jogadores a identificar qual delas é uma foto real e qual delas é um render):



Fox Engine

Fox Engine

Agora, em matéria de cenas pré-renderizadas já estamos em um nível bem alto na geração atual de consoles. Games como o Uncharted 3 e o The Last of Us mostram que é possível criar cenas de altíssimo nível, chegando perto das CGs que a Blizzard e Square-Enix sabem fazer, isso usando a engine interna do PlayStation 3, e acredito que a Naughty Dog irá além com os novos jogos para o PlayStation 4. Outros exemplos são as demonstrações e vídeos da Unreal Engine 4, que promete ser a principal engine das empresas na próxima geração.

Com o avanço no visual que estamos vendo atualmente realmente não deve demorar muito tempo para vermos gráficos ainda mais potentes. Já vimos o sistema de TressFX da AMD, que deixa os cabelos mais realistas, e games como o MMO Black Desert (que ainda não tem data de lançamento) prometem ter uma renderização de personagens com um nível impressionante de detalhes, o que já gera bastante burburinho e expectativas por parte de muitos jogadores (também esperemos que o gameplay seja maneiro).

Black Desert Online MMO

Black Desert Online MMO - Knight

Claro que para muitos jogadores, ainda falta avançar em outras áreas, como inteligência artificial e usabilidade. O Kinect 2.0 promete ser mais potente, e equipamentos como o Óculos Rift promete trazer ainda mais imersão a esta área, dependendo do jogo em questão (principalmente jogos de tiro em primeira pessoa). A Microsoft chegou a causar bastante burburinho com o Ilumiroom, mas essa tecnologia ainda é bastante cara para os jogadores, mas pode ser que no futuro esteja mais barata para ser vendida ao usuário final, quem sabe no próximo console após o Xbox One.

Outra questão é que alguns membros da indústria ficam comentando que a próxima geração de consoles será a última, mas eu acho meio improvável: sempre teremos avanços nesta área e a guerra de consoles e de placas de vídeo no PC é interessante para o consumidor final e para vermos mais avanços nestas áreas. Fico particularmente animado com a parte gráfica dos games, apesar dessa animação ser diluída quando a gente vê placas de vídeo com valores exorbitantes e fora do orçamento da maioria dos jogadores que acompanham a área. Mas pelo menos elas podem baratear no futuro, enquanto que novas sempre serão lançadas e com mais poder de fogo (e igualmente caras).