PlayStation 5 - Console Fan Art Index


Desde que os rumores do PS4 PRO começaram a surgir na internet, diversos jogadores já começaram a ter receio da área de consoles ser similar a de celulares, com consoles com tempos de vida útil bastante curtos. Depois que a Sony anunciou o PS4 PRO e a Microsoft veio este ano com o Xbox One X, que também roda os jogos do Xbox One, essa questão ganhou ainda mais força, de estarmos chegando em um momento onde os consoles serão apenas um upgrade do anterior, mas com mais potência. Com relação a isso, o jornal alemão Golem.de entrevistou o Shawn Layden, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, que comentou sobre isso e comentou também sobre o PlayStation 5, que provavelmente já está em desenvolvimento internamente pela empresa.

O executivo reafirmou que não teremos jogos exclusivos para o PS4 PRO e que o PS5 é a próxima etapa para a empresa, mas ainda está bem longe de ser lançado. O comentário é similar ao que Mark Cerny comentou anteriormente ao Gamasutra: o desenvolvedor acredita em gerações e que isso é uma coisa boa. No caso do PS4 PRO, o console turbinado da empresa seria um lançamento no meio da geração.

Na entrevista, Layden também comentou que não existe mais uma época perfeita para lançar um jogo de qualidade (normalmente no fim do ano), ao contrário do passado. Ele cita Horizon Zero Dawn que foi lançado em fevereiro com sucesso, assim como Batman: Arkham Knight em junho de 2015, perto da E3 e que a demanda foi bem alta.



Com o PS4 vendendo muito bem e com a Microsoft correndo atrás com o Xbox One X, ainda acredito que não teremos outro salto de geração tão cedo, já que hoje está sendo mais negócio lançar os jogos pras 2 plataformas, além do PC, atingindo muito mais público alvo. O Xbox One tem a vantagem do sistema de retrocompatibilidade, um sistema bem mais interessante que o PS4 Now da Sony, mas a Sony ainda tem mais interesse em remasterizar os jogos e emular certos jogos de PS2 no PS4 do que oferecer uma retrocompatibilidade decente, mas ainda é cedo pra afirmar como que será o futuro dos consoles. O Xbox One X está saindo no final do ano, mas acho que as produtoras serão bem cautelosas para anunciar novas gerações, até que a tecnologia 4K e a realidade virtual estejam consolidadas e mais acessíveis, e assim, quem sabe, evitar o problema atual do PS4, que não usufrui direito do PlayStation VR por conta da realidade virtual ainda pedir um equipamento potente para rodar de maneira satisfatória.

Death Stranding - Mads Mikkelsen Screen

Um jogo que poderia usufruir de mais poder no PS5 é o Death Stranding, de Hideo Kojima, mas ele sairá no PS4!

Lembrando que no final do ano teremos outra PlayStation Experience. A Sony poderia anunciar um console novo e assim pegar todos de surpresa, mas espero que não aconteça tão cedo. Talvez a empresa ainda cogite anunciar algo lá pra 2019, com lançamento para 2020, mas por hora o jeito é esperar e continuar aproveitando os consoles atuais.

[Via PSX Brasil]