Em palestra realizada nesta segunda-feira na SBGames 2008, em Belo Horizonte, representantes da Sony afirmaram alguns planos da marca Playstation para a América Latina.

Apesar de não confirmarem oficialmente planos para lançamento dos produtos Playstation no Brasil, Bruno Matzdorf, gerente de desenvolvimento de games da Sony para a América Latina, deixou claro que a empresa já está à procura de produtores de conteúdo para PlayStation 2 e PSP e reafirmou o interesse da companhia no país. Além disso, Bruno deixou escapar que a empresa pretende investir em uma estrutura física em dois países da América Latina, onde se cogita que Brasil e México sejam os escolhidos.



Como primeiro passo da investida da Sony no país, eles firmaram parceria com a Southlogic, de Porto Alegre, que possui permissão para desenvolver games para Playstation. Porém, cabe à Sony oferecer apenas suporte à desenvolvedora, além de apoiar estudantes e profissionais da área.

A empresa planeja células emcubadoras e dar total suporte aos envolvidos, pois acreditam que “o brasileiro é um povo cheio de novas idéias”. Para tal, a plataforma escolhida para o início dos esforços foi o PSP, console em que o desenvolvimento e o manuseio são mais fáceis e possui um modelo de negócios sob medida.

Quanto à fabricação de consoles no Brasil, o que se sabe é que o Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), aprovou a fabricação do PlayStation 2 nas instalações da Sony no Pólo Industrial de Manaus.

Pois bem, ainda não temos notícias oficiais de lançamento do PS3, muito menos de games para a plataforma, no Brasil. Mas o que podemos perceber é que as grandes empresas de games estão começando a olhar para nós com outros olhos. Assim como a Ubisoft, a Sony planeja dar um passo de cada vez, e aumentar gradualmente a participação no país. Está certo que apoiar oficialmente com suporte à pequenos desenvolvedores e estudantes da área já é um grande incentivo, e começar pelo PSP ao menos já é uma coisa boa, mas se já que existe o plano de fabricação do PlayStation 2 em Manaus, porque não ampliar os esforços iniciais no país também para o desenvolvimento de games para o PS2?

Bom, estratégias mercadológicas não são minha praia… Eles devem saber o que fazem. Agora é rezar para tudo dar certo e as grandes empresas entrarem de vez no país, não só com resquícios de produtos que já caminham para serem “ultrapassados”, mas também com produtos da nova geração.

Fonte: UOL Jogos







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game





Paganini Mixer