Dragon's Dogma Dark Arisen PlayStation Plus

PlayStation Plus americana. Novembro de 2013. PlayStation 4. A Sony anunciou no PlayStation.Blog americano os games gratuitos da Instant Game Collection do próximo mês, e finalmente os jogos do PS4 vão começar a aparecer no catálogo. Os 2 primeiros são Resogun e Contrast, que estiveram em exibição na Brasil Game Show, e desde já eu me arrependo por não ter conseguido testar o Contrast por lá, por falta de tempo pra ver tudo. Já o Resogun é um shmup/jogo de navinha dos criadores de Super Stardust HD, e que também desembarca no novo console next-gen da Sony.

Indo para o PlayStation 3, temos um mês bem interessante nos games gratuitos: Para a nossa alegria, o Dragon’s Dogma: Dark Arisen vai aparecer também na Plus americana, e provavelmente poderei continuar o save do Dragon’s Dogma comum. Óbvio que vou me precaver, copiando os saves do jogo para todos os pen-drives e dispositivos possíveis, pois não sei se a Capcom já arrumou os problemas anteriores de saves corrompidos de jogadores que adquiriram a expansão. Provavelmente já consertaram, mas prevenir é melhor do que remediar!



Além do Dragon’s Dogma temos o Ibb & obb (um puzzle cooperativo com elementos de gravidade) e o Binary Domain, um shooter em terceira pessoa ambientado em Tokyo, no ano 2080. Neste último, segundo a análise do UOL Jogos, “um exército de robôs assola a capital japonesa e, para resolver o problema, é enviado um grupo de soldados de vários países, liderados por Dan – o típico fuzileiro norte-americano”.

A trama envolve grandes corporações, máquinas assassinas e pequenos dramas humanos – como as crianças pobres que roubam armas de soldados caídos – em uma mistura do clichê e da originalidade. É a visão japonesa da guerra entre o homem e as máquinas.

No PlayStation Vita temos o Soul Sacrifice (bem elogiado pela imprensa especializada) e o Oddworld: Strangers Wrath. Em Soul Sacrifice, segundo outra matéria do UOL Jogos, o jogador é um “guerreiro escravo que usa técnicas de tortura para canalizar sua energia e deixar seus golpes mais poderosos. Por exemplo, caso ele opte por sacrificar um de seus membros, poderá invocará um monstro mitológico”.

Recapitulando os jogos da PlayStation Plus em novembro de 2013:

  • Resogun (PS4)
  • Contrast (PS4)
  • Dragon’s Dogma: Dark Arisen (PS3)
  • Binary Domain (PS3)
  • Ibb & obb (PS3)
  • Soul Sacrifice (PS-Vita)
  • Oddworld: Strangers Wrath (PS-Vita)

Já aqui no Brasil, dos jogos citados acima, apenas o Oddworld: Strangers Wrath não está disponível na PSN Store BR. Pela PS-Plus ter sido lançada aqui no Brasil na semana passada (com a mesma Instant Game Collection dos EUA) então provavelmente os jogos serão os mesmos. Por não ter uma data de disponibilidade, ou o Oddworld será lançado aqui no Brasil na semana que ele estiver disponível nos EUA, ou a Sony disponibilizará outro jogo. Ou teremos um game a menos. Como existem diferenças em muitos países europeus quando a Sony europeia divulga os previews dos jogos, espero que no futuro a Sony brasileira faça também os previews para o Brasil no PS.Blog brasileiro. Vamos aguardar pra ver.