Metal Gear Rising - PlayStation Plus Europa

Com o “andar da carruagem”, mais do que nunca a nossa recomendação de PlayStation Plus é a europeia. Meses muitos bons para os assinantes europeus e para nós, que temos assinatura por lá também! A Sony já divulgou no PSBlog os games de novembro de 2013 na Europa (que serão disponibilizados em 23 de outubro), e este mês está estupendo. Para começar, que tal o Metal Gear Rising: Revengeance! Sim, um dos melhores games de ação já lançados ultimamente está aparecendo gratuitamente. Tirando o chefe final, que é bem pedreira de passar (e frustrante), o jogo é muito bom, tem uma ação bem frenética e, claro, tem Metal Gears! Só não sei dizer se a versão europeia tem legendas em português, mas o jogo é fácil de entender.

O segundo jogo principal é Remember Me, lançado no primeiro semestre pela Capcom. Neste temos a Nillin, uma “caçadora de memórias” que pode entrar nas mentes das pessoas e pode alterar e/ou roubar informações. Num mundo onde memórias podem ser compradas, arquivadas e extinguidas, ela vai presa e tem a memória apagada. Com isso, ela parte numa missão para descobrir a sua identidade. O gameplay tem similaridades com Uncharted e um sistema de combos customizável e exploração, também possuindo “puzzles de memória” onde ela altera determinados acontecimentos de um alvo para cumprir determinados objetivos.



Já os jogos do Vita temos o Oddworld Strangers Wrath e o MotorStorm RC. Claro que já teve leitor do PSBlog que percebeu: onde está o quinto jogo? O editor Chris Howe não chegou a responder de maneira adequada a esta pergunta e, por isso mesmo, pode ser que tenhamos um jogo a menos. Mas pela qualidade dos jogos desse mês no PS3, acredito que não será problema (aí eu atualizo este post ou cito posteriormente a listagem completa). Ou o quinto jogo de novembro será o Driverclub, para o PlayStation 4 (que deve aparecer na Plus americana). Só que é mais provável do game sair apenas em dezembro de 2013 na Plus europeia, por conta do console sair em 29 de novembro por lá.

Recapitulando os jogos e datas de disponibilidade:

  • 23 de Outubro: Metal Gear Rising: Revengeance (PS3)
  • 23 de Outubro: Remember Me (PS3)
  • 23 de Outubro: Oddworld Strangers Wrath (PS-Vita)
  • 23 de Outubro: MotorStorm RC (PS-Vita)

Jogos que serão removidos da Instant Game Collection (ative-os o quanto antes se você for assinante, principalmente o Far Cry 3 e o Spec Ops: The Line:

  • 23 de Outubro: Far Cry 3 (PS3)
  • 23 de Outubro: Mafia 2 (PS3
  • 23 de Outubro: Spec Ops The Line (NBA 2K13 nos Emirados Árabes) (PS3)
  • 23 de Outubro: Street Fighter X Tekken (PS-Vita)
  • 23 de Outubro: Touch My Katamari (PS-Vita)

Por fim, novamente bato na mesma tecla quanto à esperança de termos um mês decente na PS-Plus americana em novembro. E provavelmente os jogos da versão norte-americana só serão divulgados no final de outubro. Pelo menos quem tinha interesse em comprar o Rising ou o Remember Me e ainda não compraram poderão esperar até o dia 23 de outubro, data da disponibilidade dos games. Ou assinar a Plus por 1 ano para ter muitos jogos à disposição nos próximos meses. Alguns não gostam por ser uma espécie de “aluguel” (pois após a assinatura os jogos deixam de funcionar se não fizer renovação, e o jogador não é “dono dos jogos”, diferente dos games que ele compra), mas numa época onde a gente mal dá conta dos jogos disponibilizados, cada vez mais a PlayStation Plus se tornou a maior diferença entre a Sony e a Microsoft, que ainda caminha nessa área com os 2 jogos gratuitos da Live Gold por mês. Vamos ver se nos EUA teremos um mês decente, mas não ando muito esperançoso (pra variar). Espero pagar a minha língua.