Nesta semana, com o anúncio de Need For Speed Heat, a EA também revelou que o jogo não terá as famosas loot boxes, que são as caixas de itens cosméticas (ou não) que foram cada vez mais usadas nos últimos anos, mas que agora, após muita discussão e início de regulação disso em algumas regiões do mundo (principalmente na União Europeia), elas começam a ser questionadas.

Algumas produtoras meio que deram início nesse sentido: a EA revelou meses atrás que o Star Wars Jedi: Fallen Order não terá isso, o Need For Speed: Heat também não (eles irão optar por modelos tradicionais de DLC, com pacotes de carros pós-lançamento) e hoje em dia botar isso nos jogos acaba gerando reclamações dos jogadores.

O modelo é bom pra produtora, mas o jogador não quer mais gastar grana com a incerteza, mesmo atrás de itens cosméticos. E isso também está sendo questionado em jogos com loots que não tem mais garantia: apesar de não parecer, jogos como o World of Warcraft e o Destiny meio que implementam uma roleta de loot ao enfrentar inimigos e chefes, e isso acaba gerando um pouco de frustração nos jogadores, principalmente para quem é mais casual (mas felizmente dá pra burlar um pouco os loots do WoW ao fazer, por exemplo, masmorras míticas+, mas ainda assim consome bastante tempo extra).



Nesta semana, o The Enemy fez um vídeo comentando mais sobre o assunto. Confira:

Resta saber como que será, por exemplo, no futuro, com jogos como um futuro Overwatch 2. O primeiro Overwatch tem as loot boxes cosméticas, onde o jogador ganha uma a cada nível de ID, levando em torno de 1 hora de jogo (considerando que você jogou partidas seguidas e não estava em grupo, mesmo ganhando ou não).

Nos eventos sazonais você consegue mais skins e outros itens cosméticos, mas normalmente acaba levando bastante tempo para tentar conseguir na raça uma skin específica de um personagem, e assim acaba gerando um pouco de frustração, e só quem jogou muito o game online da Blizzard acabou conseguindo acumular muitos créditos ingame, já que chega um ponto onde só cai item repetido, e que é convertido para créditos ingame (e aí acaba sendo interessante pro jogador farmar as caixas toda semana no Modo Arcada).

Por fim, ainda é difícil saber como que as produtoras vão lidar com esse assunto, mas nos jogos mobile (principalmente os gratuitos) acabam usando muito esse sistema, e caberá ao jogador escolher bem os jogos, reduzir bastante a vontade de gastar dinheiro extra, e dele optar por jogos onde ele pode comprar inteiramente. Ou comprar um item cosmético diretamente, como uma roupa/montaria específica para um personagem.

Loot Boxes em Quake Champions
As loot boxes em Quake Champions